Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio
24/04/2025

Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio

Palestra sobre inteligências múltiplas para alunos do Ensino Médio

A teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) têm pontos em comum, como a valorização do desenvolvimento de habilidades.

A Rede Salesiana valoriza as múltiplas habilidades dos estudantes, que são desenvolvidas por meio de metodologias ativas e aprendizagem criativa. Nessa perspectiva a coordenação pedagógica do Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju, realizou a palestra “Neurociência” para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio. 

A palestra abordou duas temáticas importantes para os estudantes: “Neurociência e múltiplas habilidades” ministrada pelo diretor do Campus de Medicina - UFS Lagarto, Prof. Dr. Makson Oliveira; e “Neurociência e aprendizado eficaz”, apresentada pelo professor e enfermeiro Jorge Costa. 

Conforme o Prof. Dr. Makson Oliveira, o estímulo cerebral é uma forma de incentivar o estudante a melhorar o desempenho escolar. “Estimular diferentes áreas do conhecimento como a matemática, música, esportes, cultura e arte faz com que o estudante tenha contato direto com essas atividades, e a partir disso, ele consegue desenvolver habilidades, direcionando o foco e encontrando motivação; quando ele encontra motivação e emoção, ele consegue desenvolver múltiplas habilidades”, explicou o professor.

Durante o evento, os especialistas compartilharam seus conhecimentos na área, experiências profissionais, pesquisas universitárias, dados científicos e também responderam aos questionamentos dos estudantes. Além disso, explicaram de forma clara quais são as inteligências múltiplas? linguística; lógico-matemática; musical; espacial; corporal cinestésica; interpessoal e intrapessoal. 

Além de resolver as dúvidas dos alunos, os palestrantes apresentaram dicas e exemplos de como melhorar o desempenho escolar, utilizando técnicas de aprendizagem específicas. 

Para o estudante Pedro Henrique da 1ª Série do Ensino Médio, a palestra agregou conhecimentos práticos para a rotina de estudos, “A temática apresentada vai me ajudar a lidar com o aprendizado, porque eu  tenho muita dificuldade na área de exatas. E tenho certeza que praticando mais e treinando meu cérebro vou conseguir melhorar nos esstudos'', expressou o estudante. 

A teoria das inteligências múltiplas pode ajudar a compreender que cada aluno tem diferentes aptidões, o que contribui para o desenvolvimento do seu projeto de vida. “Havia uma ideia por parte dos alunos de que se nasce com habilidades e poucos conseguem desenvolver habilidades. Mas, os autores e obras que estamos trabalhando em sala de aula demonstram o contrário, ou seja, qualquer pessoa pode desenvolver as habilidades através da prática e dedicação ao longo da vida. Por isso, trouxemos esses dois especialistas que apresentaram com maestria a temática proposta”, ressaltou a professora de língua portuguesa e projeto de vida Gilvanete Barros.

Fonte: Jeová Cardoso - Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora de Aracaju

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3º Encontro do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas destaca a Avaliação Formativa no Ensino Médio

Na última quarta-feira, 24 de setembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) realizou o 3º Encontro on-line do Programa de Formação das Coordenações Pedagógicas do Ensino Médio, reunindo 52 participantes entre diretores e coordenadores de escolas salesianas de todo o país. O tema central foi “Avaliação formativa como estratégia de potencialização do processo ensino-aprendizagem no Ensino Médio”, conduzido pela professora Leoneide Rodrigues, Assessora Pedagógica da RSB. O encontro teve início com a acolhida do Pe. Sérgio, que motivou os educadores a viverem o momento de formação como uma oportunidade de comunhão e fortalecimento da missão salesiana na educação. Objetivos do encontro A formação buscou oferecer aos participantes um aprofundamento sobre os fundamentos e práticas da avaliação no Ensino Médio, com os seguintes objetivos: Compreender os princípios da avaliação formativa, à luz da literatura e do currículo da RSB, e sua função como potencializadora de aprendizagens na perspectiva da formação integral do estudante; Refletir sobre o papel do coordenador pedagógico na mediação de práticas avaliativas com função formativa, partindo das práticas somativas já presentes nas escolas; Conhecer estratégias práticas de avaliação, compreendendo como utilizá-las para potencializar a aprendizagem; Vivenciar momentos de interatividade e troca de experiências; Oportunizar aos coordenadores pedagógicos o aprimoramento da sua função de formador, para que possam potencializar esse trabalho com os professores nas unidades educativas. Conteúdos abordados Durante sua exposição, a Profª Leoneide destacou pontos essenciais para compreender a avaliação como instrumento pedagógico e pastoral. Entre os tópicos trabalhados destacam-se: As gerações e os desafios da prática pedagógica. BNCC e Avaliação. Pressupostos e fundamentos da avaliação no Currículo da RSB. Funções da avaliação. Benefícios da avaliação formativa. Missão das Coordenações Pedagógicas nos processos de avaliação. A formadora destacou que, no cenário atual da escola, convivem diferentes gerações: professores pertencentes à geração Y e estudantes das gerações Z e Alfa. “As características manifestadas pelas novas gerações configuram o desafio para os educadores na contemporaneidade.”, afirmou. Em sua fala, Leoneide também sublinhou a importância de ir além da identificação de dificuldades, olhando para as necessidades reais dos estudantes: “Para que a avaliação sirva à aprendizagem é essencial conhecer os sujeitos aprendentes e suas necessidades. Assim, o professor poderá pensar em caminhos para que todos alcancem os objetivos. Mais importante que identificar problemas ou dificuldades de aprendizagem, é identificar necessidades de aprendizagens”, reforçou. Dinâmica de grupos e encaminhamentos Após a exposição, os participantes realizaram uma atividade em grupos, para refletirem sobre situações-problema reais relacionadas aos processos avaliativos, identificando desafios e apontando soluções possíveis em suas realidades escolares. Esse momento de partilha reforçou a importância da corresponsabilidade e da criatividade na missão educativa. Ao final do encontro, os coordenadores pedagógicos foram convidados a ampliar a formação junto aos professores, organizando encontros locais que possibilitem o estudo do Caderno 5 do Currículo da RSB – “Metodologias e Avaliação”. A proposta é que as equipes aprofundem os fundamentos, compartilhem práticas e consolidem uma visão de avaliação voltada para a aprendizagem e para a vida. Angélica Novais da Rede Salesiana Brasil

Além do vestibular: os desafios na hora de escolher uma profissão

Orientadoras educacionais explicam como acompanhamento pode aliviar as pressões e ajudar adolescentes a tomarem decisões mais assertivas Com a rotina acelerada de aulas e simulados, milhões de estudantes do ensino médio em todo o país se preparam para participar de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para as universidades. Mas, antes mesmo das provas, é preciso superar o primeiro desafio: decidir qual curso seguir. À primeira vista, pode parecer algo inofensivo, mas, para muitos jovens, a escolha do curso superior vem acompanhada de altas expectativas por envolver o início de uma nova, e talvez determinante, etapa da vida. Dados de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas apontam que 63% dos estudantes sentem ansiedade em relação à escolha de seu futuro profissional. A pressão só aumenta quando são expostos a fatores como a idealização de uma carreira de sucesso, comparações com os colegas, expectativas de familiares e o medo do fracasso. Segundo a psicóloga Erla Alecrim, orientadora educacional do Colégio Salesiano Dom Bosco, é importante favorecer as condições para que a escolha da profissão se dê de forma natural, sem pressões por parte da sociedade ou da família, proporcionando, assim, escolhas mais assertivas. “O orientador pode ajudar os estudantes a criar estratégias como técnicas de respiração, rotina de estudos, hábitos saudáveis, alimentação, sono, moderação no uso de redes sociais e ferramentas tecnológicas. Isso ajudará a amenizar, ou até evitar, crises de ansiedade, melhorando a estabilidade e o desenvolvimento socioemocional”. A pressão pode vir também do mercado de trabalho, que dita as demandas de caráter social, uma vez que as profissões se originam a partir das necessidades emergentes em cada modelo de sociedade. Os jovens de hoje, por exemplo, possuem um leque de opções pautadas nas inovações tecnológicas, que há 10 ou 20 anos não existiam. “Pesquisas e contatos com profissionais da área de interesse, visitas para acompanhamento prático do exercício profissional e a participação em cursos e oficinas podem ajudar a conhecer melhor a área de atuação antes de fazer a escolha”, elencou. Profissões nas redes sociais Outro fator que requer atenção é o consumo de informações através das redes sociais. Cláudia Agrícola, orientadora educacional do Colégio Salesiano do Salvador, destaca que existe uma construção ideológica no arquétipo social, que envolve algumas profissões consideradas de sucesso. As informações que estão dispostas nas redes sociais são apenas um recorte, gerando uma ideia de conquistas e triunfos que não refletem a realidade das profissões. “A tarefa do orientador é desmistificar essas percepções para que, quem desejar abraçá-las, encontre conexões entre suas aptidões e características inerentes ao exercício da profissão de sua escolha”. As orientadoras acrescentam ainda que as redes sociais podem interferir de forma negativa, mas existe também o lado positivo. Através das redes sociais, os estudantes têm mais informações, o que propicia acesso a conteúdos diferenciados, além de oportunidades ofertadas na carreira acadêmica e no mercado de trabalho, dentro e fora do país. O cuidado está na seleção de profissionais, sites ou até mesmo influenciadores. “As redes sociais devem ser compartilhadas como fonte de pesquisa, mas, ao adotá-las, os profissionais que as indicam deverão cuidadosamente estabelecer critérios para a busca de informações confiáveis, permitindo sempre o desenvolvimento do senso crítico e analítico do indivíduo que as utiliza”, pontuou Cláudia. A escolha vem do autoconhecimento Erla Alecrim lembra que não existe um momento certo para fazer escolhas profissionais, mas existe uma projeção de períodos considerados adequados, que pode ter início no 8º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. “A escolha não se dá em um momento apenas, ela é um processo que envolve história familiar e sociocultural, aptidões, conhecimento, autoconhecimento e desenvolvimento emocional”. Para os estudantes que ainda não estão certos de sua escolha, fatores como disciplinas de melhor desempenho, interesses pessoais e hobbies devem ser levados em consideração, além de uma avaliação do mercado de trabalho e do piso salarial. “A família compartilha dessa escolha no lugar de referenciais para o exercício profissional. Isso não implica, necessariamente, que o indivíduo seguirá o mesmo perfil de escolha profissional, entretanto, a ética, os valores e os princípios testemunhados são fundamentos de grande relevância diante do caminho a ser escolhido”, elencou Cláudia. A orientadora reforça que outro aspecto de grande relevância envolve o conhecimento a ser acessado sobre critérios que permeiam a escolha profissional, como: assuntos do mundo que lhe interessam, atividades que você goste de fazer, tipos de ambientes que se sinta bem, rotina que gostaria de ter, bem como o retorno no âmbito profissional. Outro cuidado importante é com a pressão externa pautada nas profissões do momento. Vale lembrar que o mercado de trabalho obedece a uma certa volatilidade. Ou seja, o que hoje é essencial para a sociedade, amanhã poderá passar por determinadas alterações ou adequações para atendê-la. “O amadurecimento e o autoconhecimento propiciam mudanças significativas em nossas vidas e, com o passar do tempo, o indivíduo pode sentir a necessidade de fazer ajustes e adaptações na carreira, bem como refazer a escolha profissional. E está tudo bem! O importante é que as pessoas estejam conectadas com o seu fazer de forma a contribuir e agregar social e pessoalmente”, acrescentou Erla. Circuito de Profissões No mês de setembro, os Salesianos Bahia realizam o Circuito das Profissões, um evento anual que oferece aos estudantes experiências e informações referentes à escolha profissional. Participam do evento cerca de 150 profissionais das mais diversas áreas, representantes de universidades de ensino públicas e privadas, representantes das polícias militares e civis, forças armadas, além de empresas de intercâmbio. Durante o dia de imersão, estudantes e familiares, do 9º ano à terceira série do Ensino Médio, podem participar de duas modalidades simultâneas de interação presenciais: a Feira de Informação e bate-papos com os profissionais. Serão debatidos temas como mercado de trabalho e suas tendências, Enem, vestibulares na Bahia e em outros estados, cotas e interiorização das universidades públicas, graduação tecnológica e novos cursos, bolsas de estudos, troca de experiências, carreira internacional, oportunidades de viagem, entre outros. “Durante todos esses anos de existência do Circuito, estudantes e familiares foram beneficiados em seus processos de definição do curso superior e profissão, com importantes diálogos, informações e diversidade de ideias, sobretudo reflexões que possibilitem ao mesmo se estruturar de forma ampla e harmônica para uma escolha mais consciente”, finalizou Erla. O evento é aberto também para estudantes de colégios públicos próximos. A entrada será 1kg de alimento, destinado à doação. Fonte: Salesianos Salvador

RSB realiza 3º Encontro do Programa de Formação de Lideranças com foco na análise de BI

No dia 16 de setembro, das 15h às 17h, a Rede Salesiana Brasil promoveu o 3º Encontro do Programa de Formação de Lideranças das Escolas da RSB, conduzido pela Diretoria Executiva e Coordenadores Inspetoriais das Escolas. O momento, que registrou 90 pontos de acesso simultâneos, teve como tema central a gestão de dados nas escolas por meio da análise de Business Intelligence (BI), reforçando o compromisso da Rede com uma educação pautada em evidências, inovação e na gestão baseada em evidências. A acolhida foi conduzida pelo Pe. Sérgio Augusto Baldin, Diretor Executivo da RSB, que destacou a importância de cultivar, à luz do carisma salesiano, uma liderança que alia espiritualidade, gestão e visão estratégica. “O intuito é avançarmos no trabalho estratégico de análise de dados. Todo o trabalho que as escolas têm realizado, juntamente com a equipe do escritório da rede e inspetoriais, precisa ser transformado em processo de crescimento. Com isso, hoje iniciamos este trabalho de análise de dados conjuntamente, em rede. Análises dos painéis de indicadores Na sequência, os participantes aprofundaram a leitura dos painéis de indicadores estratégicos, com contribuições dos Coordenadores Inspetoriais das Escolas: Quadro Geral dos Concluintes 2023 e 2024 – Análise conduzida por Ir. Leonéia Furtado (Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia), Valéria Rodrigues (Inspetoria Maria Auxiliadora) e Évila Borges (Inspetoria Nossa Senhora. Auxiliadora). Resultados ENEM 2024 (dados da Evolucional) – Apresentados por Maria Elvira Menegassi (Inspetoria São Pio X), Jonathas Sacramento (Inspetoria São Luiz Gonzaga) e Sandra Elaine (Inspetoria São Domingos Sávio). Censo Escolar e série histórica 2012-2024 (INEP) – Analisados por Paulo Rogedo (Inspetoria São João Bosco). Essas reflexões ofereceram às lideranças uma visão integrada dos resultados educacionais da Rede, possibilitando identificar desafios, potencialidades e tendências em cada região. Em grupos, por Inspetoria, os(as) gestores(as) tiveram oportunidade de discutir alguns dos dados apresentados nos painéis de BI, lançando questões a partir de suas realidades e apontando aspectos relevantes.  Retomada dos compromissos do ENARSE/ENEL O encontro também retomou os compromissos assumidos pelas lideranças no ENARSE/ENEL, em Aparecida/SP, onde cada Inspetoria havia se engajado, por meio da estratégia do Aquário, em delinear compromissos para o fortalecimento da missão salesiana. Os 144 compromissos assumidos pelas dez Inspetorias foram sistematizados 8 compromissos nacionais, assumidos em rede, distribuídos em dois pilares: Papel estratégico das lideranças na formação integral dos egressos a partir dos referenciais institucionais. Posicionamento das escolas e delineamento de futuro, com foco na inovação, diferenciação e sustentabilidade. A retomada foi conduzida pelo Pe. Sérgio Baldin, Anderson Leal e Ana Paula Costa e Silva, destacando a responsabilidade das lideranças em dar continuidade ao que foi construído no encontro nacional. Encerramento e ressonâncias O encontro foi concluído com um momento de ressonâncias e feedbacks, reforçando a importância de uma liderança inspirada no carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello, capaz de unir gestão eficiente, compromisso com a excelência acadêmica e fidelidade à missão evangelizadora, que fortalece o trabalho em rede. Localmente, com suas equipes, as lideranças das escolas terão oportunidade de ampliar as reflexões, análises e debates a partir dos painéis de BI, para subsidiar a melhoria contínua dos processos e serviços. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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