ENARSE/ENEL 2025: Quarto e último dia de evento fortalece compromissos e celebra a missão educativa em rede
22/05/2025

ENARSE/ENEL 2025: Quarto e último dia de evento fortalece compromissos e celebra a missão educativa em rede

O encerramento do Enarse/Enel 2025, realizado em Aparecida (SP), foi marcado por momentos intensos de sistematização, partilhas, compromissos e espiritualidade, reafirmando a missão educativa salesiana como um compromisso coletivo. A programação do quarto e último dia teve início com a acolhida e orientações aos grupos, conduzidas por inspetoria, favorecendo a organização e preparando o ambiente para o importante momento que se seguiria.

Logo após, as inspetorias das Salesianas e dos Salesianos de todo o Brasil participaram da sistematização das experiências vividas ao longo do evento, utilizando o Método Aquário. A proposta, interativa e colaborativa, favoreceu a escuta ativa, a circulação da palavra e o fortalecimento dos compromissos assumidos pelas Inspetorias.

Reunidos em formato de roda, os participantes puderam partilhar de forma leve e significativa os aprendizados e desafios, promovendo um espaço de construção coletiva. “No aquário, cada fala ecoa, inspira e fortalece o nosso caminhar em rede”, destacou Ana Paula Costa e Silva, Gestora de Projetos de Formação Continuada da Rede Salesiana Brasil.

Na sequência, aconteceu a plenária final, quando cada Inspetoria apresentou os principais pontos das partilhas realizadas nos aquários, além de formalizar os compromissos assumidos para o fortalecimento da missão educativa em rede. As partilhas foram organizadas em três eixos estratégicos:

  1. Papel Estratégico das Lideranças: reafirmando compromissos para potencializar o papel das lideranças na formação integral dos egressos, a partir dos referenciais institucionais.

  2. Liderança e Geração de Valor nas Escolas: assumindo compromissos para consolidar a presença salesiana no mercado educacional, destacando os diferenciais da proposta educativa e gerando valor nas escolas.

  3. Liderança e Design de Futuros: delineando caminhos inovadores e sustentáveis para garantir a vitalidade e a relevância da missão salesiana frente aos desafios contemporâneos.

O encerramento do evento foi marcado pela Celebração Eucarística, presidida na Arena do Centro de Eventos, reunindo todos os participantes em um momento de profunda espiritualidade, gratidão e envio. A celebração selou os compromissos assumidos e animou os participantes a continuar o trabalho em rede, com renovado entusiasmo e esperança.

O Enarse/Enel 2025 encerrou-se, assim, com a certeza de que a Rede Salesiana Brasil segue fortalecida, unida e comprometida com sua missão de educar e evangelizar, inspirada pelo carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello. Obrigada a cada participante que fez parte deste evento tão importante e significativo.

Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

 

 

Acesse as fotos abaixo:

 

Mais Recentes

Imaculada Conceição e o início da Missão Salesiana

"Por tudo, seremos sempre devedores a Maria; todas as nossas maiores coisas tiveram início e cumprimento no dia da Imaculada"

Novembro Azul: RSB reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde

Durante todo o mês de novembro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) se une ao movimento mundial conhecido como Novembro Azul, dedicado à conscientização sobre a saúde do homem, com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa busca promover informação, cuidado e acolhimento, fortalecendo a cultura da prevenção entre colaboradores, educadores e comunidades educativas. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele não melanoma. Apesar disso, muitos casos poderiam ser tratados com maior eficácia se identificados nas fases iniciais da doença. Por essa razão, o Novembro Azul desempenha um papel essencial na quebra de tabus, no incentivo ao autocuidado e na promoção do diálogo aberto sobre saúde masculina. Ao longo do mês, a RSB reforça mensagens de orientação e estímulo à prevenção, lembrando que exames regulares e acompanhamento médico são fundamentais para o diagnóstico precoce. Além disso, a campanha também chama atenção para outros aspectos importantes da saúde do homem, como a adoção de hábitos saudáveis, a prática regular de atividades físicas e o cuidado integral com o bem-estar físico e emocional. Mais do que aderir a uma campanha, a RSB reafirma seu compromisso institucional com a vida, a saúde e a dignidade dos homens que atuam nas presenças salesianas em todo o país. Cuidar da saúde é um gesto de responsabilidade, amor próprio e valorização da vida. Neste Novembro Azul, renovamos o convite: informar-se, prevenir-se e cuidar-se são atitudes que salvam vidas.

Ex-aluno salesiano é selecionado para a delegação oficial do Brasil na COP 30, na Amazônia

Manaus (AM) – O ex-aluno da Escola Salesiana Santa Teresinha, Netto Santos, 29 anos, foi selecionado para compor a delegação oficial do Brasil na COP 30 — Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que está sendo realizada em Belém (PA). Atualmente gestor de marketing da Escola Salesiana Mazzarello, em Manaus, Netto desembarcou na capital paraense para participar do maior evento global dedicado às negociações climáticas. Durante o evento, Netto não apenas acompanhará as principais pautas ambientais que envolvem o futuro do planeta, como também atuará como representante do Projeto Intercâmbio Educacional do Colégio Mazzarello — iniciativa que leva alunos da região amazônica a vivenciar a realidade local, estimulando tanto o resgate das raízes regionais quanto o aprendizado que vai além da sala de aula. Além disso, ele faz parte de um painel focado nos negócios da Amazônia, no qual apresentará como a educação e o empreendedorismo sustentável podem caminhar juntos para a preservação ambiental e a valorização das comunidades locais. “É uma honra representar o Mazzarello e poder levar a voz da Amazônia para um espaço global de decisões. A COP 30 é uma oportunidade de mostrar que a educação pode transformar realidades e inspirar soluções sustentáveis”, destacou Netto.   O que já foi debatido de domingo até aqui Desde a abertura da COP 30, alguns dos principais temas tratados incluem: A conferência teve início oficialmente em 10 de novembro de 2025 em Belém, com um forte tom de urgência: foi ressaltado que o aquecimento global de +1,5 °C já será ultrapassado, o que exige uma virada de atitude. O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que essa COP deve ser “a COP da verdade” e a “COP da implementação”, apontando que é preciso menos discurso e mais ação. Um dos eixos centrais foi a financiamento climático: países em desenvolvimento exigem compromissos concretos em financiamento para adaptação e perdas e danos, enquanto países desenvolvidos enfrentam pressões para cumprir promessas anteriores. A tecnologia aparece como ferramenta estratégica: foi lançado, por exemplo, o hub digital “Green Digital Action Hub” e iniciativas de IA voltadas ao clima. A participação e protagonismo dos povos indígenas e das comunidades amazônicas também ganharam destaque, reivindicando voz ativa nas negociações. A COP 30 reúne líderes mundiais, cientistas, jovens e representantes da sociedade civil para definir estratégias e compromissos no combate às mudanças climáticas. A realização do evento na Amazônia reforça o protagonismo do Brasil nas discussões ambientais e destaca a importância da região na preservação do equilíbrio climático do planeta.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações da Escola Salesiana Mazzarello

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil