Concerto de Natal no Vaticano 2025: com ‘Missioni Don Bosco’, o apoio às crianças de Côte-Matève, no Congo-Brazzavile
12/12/2025

Concerto de Natal no Vaticano 2025: com ‘Missioni Don Bosco’, o apoio às crianças de Côte-Matève, no Congo-Brazzavile

Concerto de Natal no Vaticano 2025: com ‘Missioni Don Bosco’, o apoio às crianças de Côte-Matève, no Congo-Brazzavile

 A 33ª edição do Concerto de Natal no Vaticano,  evento tradicional de música e solidariedade, terá início no Auditório Conciliazione, em Roma, no final da tarde de sábado, 13 de dezembro, a poucos passos do Vaticano.  Neste ano, a iniciativa está ligada a um projeto beneficente da organização não governamental ‘Missioni Don Bosco’ de Turim, que visa auxiliar na educação de crianças em condições de vulnerabilidade em Côte-Matève, perto de Pointe-Noire, no Congo-Brazzavile.

A realidade de Ngimbi e seus companheiros

Um tubo de borracha na mão de um menino de Côte-Matève (República do Congo) vira um aro quando ele une as extremidades com um pequeno pedaço de madeira. O objeto descartado, quebrado e abandonado, rapidamente se transforma em brinquedo. Mas, também, é mais que isso: é um meio para chamar a atenção de quem observa e fotografa. Por ora, Ngimbi tem nas mãos apenas algo que resgatou do lixo; mas amanhã terá caneta e cadernos para construir seu futuro. Ele representa uma das 350 crianças que serão acolhidas na escola primária que os missionários de Dom Bosco desejam construir justamente em Côte-Matève.

O projeto solidário dos Salesianos

A capital econômica da República do Congo, Pointe-Noire, é conhecida por sua importância estratégica no setor comercial e industrial, sendo um dos principais polos de desenvolvimento da África Central, graças à exploração de recursos naturais e às atividades portuárias. É, entretanto, ambém um local de acentuadas disparidades sociais, com áreas periféricas em rápida expansão urbana, mas carentes de infraestrutura essencial. Um dos bairros mais impactados por essa disparidade é Côte-Matève, caracterizado por uma densidade populacional elevada, rápido crescimento demográfico e severa escassez de serviços essenciais: água potável, energia elétrica, escolas, postos de saúde, transporte coletivo.

Ali, a falta de estruturas educacionais é uma das emergências mais graves. Crianças e adolescentes — que representam a maior parte da população (58% dos habitantes têm menos de 24 anos, e 43% são menores de idade) — têm seus direitos sistematicamente negados. Frequentar a escola, para muitos é um privilégio inacessível. A rede escolar atual não consegue atender à crescente demanda: pouquíssimos os edifícios, insuficiente o número de professores, inadequados os ambientes.

Perante essa realidade, os Salesianos, presentes no país desde 1959 — um ano antes da independência —, não podem permanecer indiferentes. Em Côte-Matève, desejam construir uma nova escola primária, capaz de receber ao menos 350 alunosde 6 a 12 anos, provenientes de contextos de vulnerabilidade socioeconômica, garantindo ambientes adequados, estrutura segura e materiais didáticos apropriados. O complexo escolar incluirá:

-      dez salas de aula com capacidade para 35 alunos cada;

-      salas para escritórios, sala de professores e espaços de coordenação;

-      banheiros funcionais e seguros;

-      carteiras, cadeiras, mesas, armários e estantes.

A contribuição de empresas e trabalhadores locais também é uma chance significativa para o progresso econômico de toda a comunidade, criando postos de trabalho e transmitindo habilidades. Os missionários desejam enfrentar as dificuldades de acesso à educação para centenas de crianças, reduzir a evasão escolar, melhorar a qualidade do ensino e fortalecer a comunidade mediante o envolvimento ativo das famílias.

O apelo de «Missioni Don Bosco»

Às vésperas do concerto, o Presidente de ‘Missioni Don Bosco’, P. Daniel Antúnez SDB, compartilhou uma mensagem significativa: “Agora Ngimbi tem diante de si novas perspectivas (….). No passado, recebeu promessas que não foram cumpridas; mas agora ele percebe que pode superar sua condição de vulnerabilidade. O futuro que lhe foi anunciado não prevê presentes ilusórios, mas o dom da... escola: cabe a nós permitir que ele atravesse aquela parede invisível que o separa da esperança, garantir que o convite dos adultos seja real, assegurar continuidade no cuidado dele, e dos amigos com que passa os dias inventando brincadeiras e brinquedos com material descartado”.

"Com este ‘Concerto de Natal’, que é uma ode à Beleza e à Esperança, podemos realmente nos aproximar dele com uma proposta repleta de tangíveis possibilidades". Mais uma vez, neste tempo de Jubileu da Esperança, as melodias que ouviremos no auditório poderão ecoar também nos ouvidos de Ngimbi e de tantas outras crianças como ele, lá em Côte-Matève. Obrigado pela generosidade de vocês! Obrigado por sempre acreditarem na Esperança!” – conclui o P. Antúnez.

O Concerto de Natal no Vaticano 2025

Grandes estrelas/astros internacionais do poprocksoul, gospel e música lírica, junto a corais infantis, gospel e folclóricos, apresentar-se-ão ao vivo acompanhados pela Orquestra Italiana do Cinema, para celebrar juntos o Natal, num concerto que repropõe os temas mais clássicos e evocativos da festa.

Na manhã do mesmo sábado, 13 de dezembro, haverá coletiva de imprensa para a apresentação do evento, no Colégio Teutônico, no Vaticano, às 13h30 (UTC+1).

O concerto será transmitido ao vivo e posteriormente retransmitido pela emissora nacional italiana Canale 5 na Noite de 25 de dezembro.

Para mais informações, visite: https://www.concertodinatale.it/ e www.missionidonbosco.org 

 

Agência Info Salesiana

Mais Recentes

Colônia de Férias da Cidade Dom Bosco promove integração, lazer e valores salesianos

A Cidade Dom Bosco iniciou, no dia 8 de dezembro, a Colônia de Férias 2025, destinada a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. A programação segue até o dia 18 e tem como foco a convivência, o lazer, a formação humana e a vivência dos valores salesianos. Neste ano, todas as atividades são inspiradas no tema da Estreia 2026 “Fazei tudo o que Ele vos disser”, que orienta atitudes de cuidado mútuo, solidariedade e serviço ao próximo. Segundo o coordenador da instituição, Fernando Melgar, a iniciativa expressa o propósito central da missão salesiana. “A Colônia de Férias é mais do que um período de lazer. É uma extensão da nossa proposta educativa, que integra alegria, convivência e formação de valores. Quando vemos nossos educandos brincando, colaborando e se cuidando uns aos outros, percebemos o quanto esse trabalho transforma vidas”, destacou. As atividades para o público infantil começaram no dia 8, com dinâmicas de integração conduzidas pelos educadores. No dia 9, as crianças participaram de brincadeiras colaborativas na Cidade Dom Bosco, seguidas de confraternização em parceria com a Sorveteria Crystal. A programação seguiu neste dia 10 com sessão de cinema no Cinevision, onde o grupo assistiu a um filme que aborda valores como empatia, respeito e superação. No dia 11, o Centro Juvenil da Paróquia São João Bosco receberá manhã de diversão com brinquedos infláveis. O encerramento das atividades infantis ocorre em 12 de dezembro, com um dia de piscina e convivência saudável na AABB. Programação dos adolescentes As atividades voltadas aos adolescentes têm início em 15 de dezembro, com brincadeiras cooperativas e dinâmicas de fortalecimento de vínculos no pátio do PCAF. No dia 16, o grupo participa de uma sessão de cinema no Cinevision, seguida de roda de conversa sobre escolhas, amizade e impacto das atitudes no coletivo. No dia 17, os adolescentes terão um momento de recreação com brinquedos infláveis no Centro Juvenil da Paróquia São João Bosco. O encerramento da Colônia está marcado para 18 de dezembro, na AABB, com banho de piscina e atividades que reforçam o autocuidado, a vida comunitária e o espírito fraterno. Sobre a Cidade Dom Bosco Fundada há 64 anos pelo padre salesiano Ernesto Sassida (falecido em 2013), a Cidade Dom Bosco é uma organização sócio assistencial que atende preferencialmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, estendendo suas ações ao grupo familiar do seu público-alvo, na cidade de Corumbá. Atualmente a organização desenvolve três programas sociais, sendo eles o Programa Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF), Programa Adoção a Distância e o Programa Adolescente Aprendiz.   Assessoria de comunicação da Cidade Dom Bosco

CESAM DF e RSB participam da abertura dos 25 anos da Lei da Aprendizagem no MTE

Nesta terça-feira, 10 de dezembro, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizou, em Brasília, a abertura oficial das celebrações pelos 25 anos da Lei da Aprendizagem Profissional (Lei nº 10.097/2000). O evento reuniu autoridades, especialistas, organizações da sociedade civil e entidades formadoras para reafirmar o compromisso nacional com a profissionalização de adolescentes e jovens. A Rede Salesiana Brasil esteve representada pelo Padre Sérgio Baldin, Diretor Executivo da RSB, que participou da solenidade em nome do CESAM DF – Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador, instituição mantida pela Inspetoria São João Bosco (ISJB). Também esteve presente, da equipe do CESAM DF, as colaboradoras Tatiane Gomes, Diretora Executiva, Elaine Itacarambi, Articuladora Social e Delecy Sousa, Analista Comercial. Esteve presente, também, o Assessor Institucional, Ricardo Lobato. Durante a cerimônia, o CESAM DF formalizou um termo de cooperação técnica com o MTE, por meio do qual disponibilizará 10 Jovens Aprendizes impedidos de exercer suas atividades profissionais nas empresas contratantes, garantindo-lhes continuidade formativa e permanência no programa. “Para nós, salesianos, a possibilidade de inserção desses jovens aprendizes representa muito mais do que uma medida administrativa: é uma oportunidade concreta de garantir que cada um deles permaneça amparado, acompanhado e em processo de crescimento. A aprendizagem é um direito, e nenhum jovem deveria ter seu percurso interrompido por circunstâncias externas. Ao assumir essa cooperação com o MTE, reafirmamos nosso compromisso de oferecer formação integral, profissional e humana, assegurando que esses adolescentes continuem tendo acesso a um ambiente educativo que os prepare para a vida e para o trabalho com dignidade.” disse Padre Sérgio Baldin, Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil. Essa prerrogativa está prevista na legislação que regula a Aprendizagem Profissional, permitindo ao Ministério firmar parcerias com entidades sem fins lucrativos que atuam na formação teórica e no acompanhamento dos aprendizes. A iniciativa reforça o papel estratégico das organizações sociais na promoção do direito ao trabalho protegido e educativo. Além das instituições salesianas, participaram representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), SEST SENAT, SENAI, Unicef Brasil, entre outras entidades que integram a rede de defesa, promoção e qualificação da juventude brasileira. A missão do CESAM DF na promoção da inclusão produtiva juvenil O CESAM DF é uma instituição sem fins lucrativos que desenvolve programas de qualificação socioprofissional e inserção no mundo do trabalho para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. Sua atuação se orienta pela promoção dos direitos humanos, pela erradicação do trabalho infantil, pelo combate à evasão escolar e pelo fortalecimento do protagonismo juvenil. Por meio da pedagogia salesiana e de processos formativos integrados, o CESAM contribui para a construção de oportunidades reais de futuro, fortalecendo vínculos familiares e ampliando horizontes para a juventude atendida. Se quiser saber mais informações sobre o evento, acesse os links abaixo: Transmissão da abertura Programação completa Fotos da cerimônia   Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

RSB fortalece protagonismo na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social e nos 20 anos do SUAS

A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, realizada no ano em que o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) completa 20 anos de história, consolidou-se como um dos mais relevantes espaços de deliberação, avaliação e projeção das políticas públicas de proteção social no Brasil. O encontro reuniu gestores públicos, trabalhadores  e representantes da sociedade civil de todas as regiões do país, reafirmando a assistência social como política de Estado, direito do cidadão e dever do poder público. A Rede Salesiana Brasil (RSB) teve presença expressiva nesse processo, tanto na representação política quanto na atuação técnica, formativa e pastoral. Por meio do Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social (MNEAS), a RSB integra a Coordenação Nacional Colegiada do movimento, representada por Carlos Nambu (RSB), Ivone Maggiore (FENAPAES) e Norma Carvalho (Lar Fabiano de Cristo). Carlos Nambu, representante da RSB no MNEAS, também integrou a Subcomissão Técnico-Científica (Subtec) da Comissão Organizadora da 14ª Conferência, instância responsável pela elaboração do regulamento, do regimento, dos informes oficiais e da metodologia do evento, todos submetidos à apreciação do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Além disso, durante a programação da Conferência, ocorreu uma atividade autogestionada do MNEAS, mediada por Carlos Nambu (RSB) e Ivone Maggiore (FENAPAES). O espaço foi marcado por intensas trocas, fortalecimento institucional e articulação nacional das entidades. A iniciativa já gera desdobramentos concretos, como o fortalecimento do movimento no território de Joinville (SC), com incentivo à adesão de novas organizações e ao fortalecimento do fórum local de entidades. A contribuição da RSB também está registrada no livro comemorativo “Memórias e trajetórias: 20 anos de SUAS”, que reúne relatos históricos de quem construiu e segue fortalecendo o sistema em todo o país. Um destes atores nesta trajetória foi o Padre Nivaldo Pessinatti, ex-Diretor Executivo da RSB, que teve sua história contada em um espaço dedicado aos construtores do SUAS.    A participação da RSB a partir dos territórios Representando as Obras Sociais Salesianas de diferentes regiões, profissionais da RSB participaram da Conferência como delegados e articuladores locais. A assistente social Thainy Madureira Tralescki, do Instituto Salesiano de Assistência Social (ISAS), de Curitiba (PR), destacou que sua maior expectativa estava nos Grupos de Trabalho e nas Plenárias, espaços de construção coletiva das diretrizes da política: “É a oportunidade de participar da construção da política de assistência social, na defesa e garantia de direitos, compartilhando experiências e realidades tão diversas de todo o Brasil.” Para ela, a Conferência expressa, em nível nacional, aquilo que as Obras Salesianas vivem diariamente nos territórios: “A defesa incondicional da dignidade humana, o cuidado com quem está em maior vulnerabilidade e a garantia concreta de direitos, especialmente de crianças, adolescentes e jovens.” Thainy também ressaltou que o ISAS Curitiba participou desde a pré-conferência municipal, sendo eleito delegado nas esferas municipal e estadual: “Foi incrível partilhar esse momento com os representantes da RSB, demonstrando o alinhamento institucional na proteção social e contribuindo para o fortalecimento da nossa presença nacional.”   Política pública, fé e compromisso social Representando a Região Nordeste, o salesiano Pe. Josemar Abel Silva de Oliveira Júnior, SDB, coordenador das Obras Sociais da Inspetoria Salesiana do Nordeste e membro do Comitê de Ação Social da RSB, destacou o valor da Conferência como espaço democrático de transformação: “A Conferência evidencia que não estamos isolados: quando atuamos coletivamente, ampliamos nossa capacidade de transformação.” Para o salesiano, participar desses espaços é parte essencial da missão: “Nossa missão é educativa, evangelizadora e preventiva. Dialogamos com o Sistema de Garantia de Direitos por vocabulários diferentes, mas complementares.” Em um testemunho pessoal, Pe. Josemar relembrou sua própria história: “Um dia fui usuário da política pública e hoje faço parte desse sistema. Fui oratoriano; hoje sou padre salesiano. Cuidar dos jovens em vulnerabilidade é também uma questão de fé.”   Controle social, protagonismo juvenil e transformação coletiva Do Sul do país, a assistente social Janaina Emanuele de Souza, do Centro Educacional Dom Bosco de Joinville (SC), reforçou a relevância da Conferência como espaço de planejamento para o futuro da política de assistência: “É onde acompanhamos o processo de aprovação das propostas e moções que irão orientar os próximos anos da Política de Assistência Social.” Janaina também destacou a importância da participação ativa nos Conselhos Municipais: “É por meio da participação efetiva nos conselhos que se faz política pública, controle social e fiscalização dos recursos.” Uma experiência marcante foi a participação direta dos adolescentes nas etapas preparatórias, a partir da simulação das conferências nas atividades educativas da obra social: “Eles levaram propostas e apresentaram um manifesto. O sentimento de pertencimento e protagonismo certamente ecoa e nos chama à responsabilidade de compreender que é no coletivo que avançamos.”   A presença profética da RSB nos espaços de decisão O salesiano Ir. Manoel Messias da Silva, delegado de Pastoral Juvenil do BRE, destacou que a presença da RSB nesses espaços é também um ato profético: “É importante para o Brasil Salesiano estar presente para garantir que esses fóruns não se encaminhem por vias de conjunturas políticas particulares, comprometendo o avanço das propostas.” Ele também ressaltou que a atuação salesiana no serviço social vai além do profissionalismo técnico: “Nosso jeito de atuar externiza o amor incondicional de Deus, sobretudo quando se trata de direitos humanos e formação integral da juventude mais vulnerável.”   20 anos do SUAS: um sistema construído no diálogo entre Estado e sociedade Criado a partir da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o SUAS consolidou, ao longo de duas décadas, um modelo descentralizado de proteção social, baseado nos princípios da matricialidade sociofamiliar, da territorialização dos serviços, da proteção social básica e especial, e do controle social com participação da sociedade civil. A atuação das entidades vinculadas ao SUAS, como as Obras Sociais Salesianas, é essencial para garantir que as políticas públicas cheguem, de fato, às populações mais vulneráveis, especialmente crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades periféricas.   Um compromisso que segue gerando frutos A participação da Rede Salesiana Brasil na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social reafirma seu compromisso histórico com a defesa da dignidade humana, a promoção dos direitos sociais e a transformação das realidades de exclusão. Ao completar 20 anos, o SUAS renova seus desafios: financiamento adequado, fortalecimento dos serviços, ampliação do controle social e qualificação permanente das equipes. E a RSB, em comunhão com o Estado, a sociedade civil e a Igreja, segue contribuindo para que a assistência social continue sendo instrumento de justiça, cuidado e esperança para os mais vulneráveis.   Confira as fotos 14ª Conferência Nacional de Assistência Social (Dia 06/12) Confira as fotos 14ª Conferência Nacional de Assistência Social (Dia 07/12) Confira as fotos 14ª Conferência Nacional de Assistência Social (Dia 08/12) Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil