Irmã Maria Troncatti ganha site oficial em sua homenagem
15/07/2025

Irmã Maria Troncatti ganha site oficial em sua homenagem

Irmã Maria Troncatti ganha site oficial em sua homenagem
Foto: Site FMA

No dia 13 de julho de 2025, Madre Chiara Cazzuola, como primeira “camarilha”, inaugurou o site oficial sobre Irmã Maria Troncatti, FMA, que será canonizada no dia 19 de julho

Em 13 de julho de 2025, na comemoração mensal de Santa Maria Domingas Mazzarello, a Superiora Geral do Instituto dos Filhos de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, inaugurou a primeira "clique" ou sede oficial em preparação à Canonização de Irmã Maria Troncatti , FMA, que será celebrada em 19 de outubro de 2025.

O site www.mariatroncatti.org – em italiano e espanhol – foi desenvolvido no âmbito da comunicação do Instituto, com o objetivo de reunir todo o Instituto com a Família Salesiana e todos aqueles que desejam compreender e aprofundar a figura desta intrépida missionária entre os povos da Amazônia, mãe de coração, o coração e a arte inspiram reconciliação e paz.

“Mãe, Missionária, Artesã de Paz e de Reconciliação” é, aliás, o tema escrito para este grande evento, colocado no topo da página inicial, um slideshow com algumas fotos da época e que, ao virar a página, é explorado nas suas diferentes partes por metade das secções biográficas da futura Santa.

Com navegação simples e versatilidade dos nossos diferentes dispositivos, o site oferece um pequeno repertório de fotografias, imagens, músicas, vídeos, materiais e publicações históricas , que podem ser utilizadas para animação de comunidades e grupos.

Também é possível usar o logotipo oficial em diferentes idiomas e versos, assim como a oração oficial com aprovação eclesiástica , sempre no mesmo idioma.

As páginas do site continuarão sendo enriquecidas com materiais, contribuições e notificações sobre os eventos que estão sendo "colocados em movimento" para este importante evento pela Igreja, pelo Instituto e pela Família Salesiana, que se prepara para vivê-lo com grande alegria e vibração.

“Este é, para todos nós, um tempo especial de graça, chamado a renovar-nos como instituto para continuar, com coragem e alegria, o caminho de santidade que hoje Deus percorreu”  (Madre Chiara Cazzuola, Circ. 1046).

Fonte: Site oficial do Instituto dos Filhas de Maria Auxiliadora

Mais Recentes

Promulgado pelo Reitor-Mor dos SDB o Estatuto revisado dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco

Na sexta-feira, 5 de dezembro de 2025, após mais de dois anos de diálogo, confronto e discernimento, o Estatuto revisado da Confederação Mundial dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco foi oficialmente promulgado pelo Reitor-Mor, P. Fábio Attard SDB, na Festa do Beato Felipe Rinaldi, fundador desta organização internacional e grande apoiador da vocação salesiana leiga. O novo Estatuto marca uma etapa significativa na história do Movimento, o mais extenso dentro da FS, que também acolhe crentes de diversas tradições. O texto é fruto de um processo de escuta e corresponsabilidade; e fortalece a identidade e a missão da Confederação, respondendo às necessidades do tempo presente. A Confederação Mundial continua a aprender, a partir de sua história, a reconhecer os sinais dos tempos e a moldar seu futuro com esperança e responsabilidade. Ao anunciar a promulgação do Estatuto, o P. Attard declarou: “É uma verdadeira alegria para mim aprovar hoje um texto que responde às novas realidades e desafios do mundo em que vivemos... O que mais importa é permanecer fiel ao espírito de Dom Bosco, respondendo com amor e criatividade à realidade e às necessidades do mundo e da Igreja de hoje”. O Estatuto revisado introduz uma série de mudanças fundamentais, entre as quais: –     reconhece formalmente os Amigos de Dom Bosco em nome da Organização, ampliando o pertencimento e a participação especialmente daqueles que não vêm de uma escola, mas de outras presenças salesianas; –     amplia os valores, incluindo agora Paz e Solidariedade ao lado da Verdade, Vida e Liberdade, reforçando a missão salesiana de construir uma sociedade mais justa, defender a dignidade humana e promover, num mundo dividido, a reconciliação e a fraternidade; –     prevê modos mas mais claros de adesão e percursos formativos, incentivando a liderança leiga, especialmente a participação de jovens e mulheres; –     indica formas renovadas de pertencimento e participação laical, com maior ênfase na formação e na liderança; –     orienta a missão para os jovens, especialmente os mais pobres e vulneráveis; –     define uma governança e comunicação globais mais fortes, incluindo a introdução de um Conselho Regional e de um Coordenador de Comunicação; –     e aprova a criação da Fundação Carlos Gastini, para apoiar o desenvolvimento de longo prazo e iniciativas globais. Tais mudanças reforçam a identidade e o propósito dos Ex-Alunos e Amigos de Dom Bosco em todo o mundo, convidando os membros a: maior unidade, empenho missionário, responsabilidade social perante um mundo em mui veloz transformação.   Agência Info Salesiana

Hospital Auxiliadora Recebe Relíquias de São Vicente de Paulo

Na manhã desta sexta-feira (05), o Hospital Auxiliadora viveu um momento de profunda fé e emoção ao receber a relíquia de São Vicente de Paulo, que atualmente peregrina por toda a Diocese de Três Lagoas. A chegada do relicário, cuidadosamente conduzido, tornou esse momento ainda mais especial. Ele é composto por três importantes relíquias: Uma carta escrita pelo próprio São Vicente de Paulo, na qual ele orienta Luísa de Marillac a ler o livro Tratado do Amor de Deus, de São Francisco de Sales, revelando a profundidade espiritual e formativa de sua missão; Uma relíquia de segundo grau, representada por uma parte da túnica utilizada pelo santo em sua vida e ministério; E a relíquia principal, de primeiro grau, um fragmento ósseo especificamente uma das costelas de São Vicente de Paulo, símbolo máximo de proximidade com o santo. A presença dessas relíquias no hospital reuniu colaboradores e visitantes em um ambiente de reverência e oração. São Vicente de Paulo, patrono das obras de caridade e inspirador de nossa missão enquanto instituição filantrópica, representa o compromisso com o cuidado humano, a solidariedade e o serviço ao próximo valores que norteiam o trabalho do Hospital Auxiliadora desde sua fundação. Durante a visita, muitos se aproximaram do relicário para elevar suas intenções, agradecer e renovar a esperança. Foi um momento que tocou profundamente o coração de toda a comunidade hospitalar, reforçando a espiritualidade que sustenta nossa missão diária. A peregrinação da relíquia pela Diocese tem como propósito reavivar a fé, fortalecer a união entre as instituições e lembrar o legado vicentino que inspira tantos caminhos de serviço e amor ao próximo. Para o Hospital Auxiliadora, acolher essa visita é uma honra que reafirma nossa identidade e nosso compromisso com aqueles que mais precisam.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Imaculada Conceição e o início da Missão Salesiana

"Por tudo, seremos sempre devedores a Maria; todas as nossas maiores coisas tiveram início e cumprimento no dia da Imaculada"

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil