Refletir sobre quem são, de onde vieram e para onde desejam ir. Foi com esse convite que os estudantes da 1ª série do Ensino Médio embarcaram na construção do “Livro do Autoconhecimento”, uma atividade que une memória afetiva, criatividade e desenvolvimento pessoal.
O projeto nasceu das aulas de Projeto de Vida, com as professoras Juliana Darós e Ivana Matos Pinheiro Tavares. Juntas, elas propuseram que os alunos criassem um caderno ilustrado, retratando sua trajetória desde o nascimento até os sonhos que desejam realizar no futuro. “Nosso objetivo é que os alunos desenvolvam a capacidade de se conhecerem melhor, resgatem sua história pessoal e familiar e, ao mesmo tempo, reflitam sobre o futuro que desejam construir”, explica Juliana.
A docente destaca ainda que o projeto visa incentivar qualidades como resiliência, paciência e amor, essenciais para lidar com os desafios da vida. “Queremos que, lá na frente, no terceiro ano, eles olhem para esse caderno como um marco de quem eram e de como se tornaram quem são”, completa a professora.
Entre memórias da infância, gostos pessoais e projeções para o futuro, os alunos transformaram o cotidiano escolar em um espaço de reflexão e construção de identidade. “Acho importante esses trabalhos para a gente poder se conhecer, conhecer nossa história, entender nossas dificuldades e aprender a melhorarmos como pessoa”, compartilhou o estudante Lucas do Nascimento Neves.
A atividade buscou estimular, além do autoconhecimento, o reconhecimento das raízes familiares, a relação entre vivências pessoais e o contexto histórico e cultural do ano em que nasceram, além de exercitar a criatividade na forma de contar e ilustrar essas histórias.
Fonte: Alysson Nogueira - Assessoria de Comunicação Castelo Macaé