Boa-Noite do Reitor-Mor no encerramento da Primeira Sessão Plenária do novo Conselho Geral
26/06/2025

Boa-Noite do Reitor-Mor no encerramento da Primeira Sessão Plenária do novo Conselho Geral

Boa-Noite do Reitor-Mor no encerramento da Primeira Sessão Plenária do novo Conselho Geral

Tradicionalmente, no final da Sessão Plenária do Conselho Geral, o Reitor-Mor oferece em boa-noite aos Coirmãos de sua Comunidade, uma Mensagem, na qual ilustra o trabalho realizado pelo Conselho, fazendo-lhes algumas pertinentes exortações para a próxima futura caminhada. A boa prática foi renovada ontem à noite, quarta-feira, 25 de junho de 2025, quando o Reitor-Mor e XI Sucessor de Dom Bosco, P. Fábio Attard, informou seus coirmãos da Sede Central Salesiana sobre o trabalho realizado nas 31 sessões da chamada Sessão Plenária de Verão (13 de maio-25 de junho), primeira do Conselho Geral eleito pelo Capítulo Geral 20.

Durante tal Sessão, foram nomeados:

– 6 novos Inspetores (África Etiópia Eritreia, África Nigéria-Níger, Brasil-Belo Horizonte, Índia Mumbai, Filipinas Sul, Madagascar);

– 61 Conselheiros Inspetoriais;

– 195 Diretores;

– 6 Mestres de Noviços.

Além disso, foram abertas quatro novas presenças.

Entretanto, a sessão plenária de verão, em sua primeira reunião pós-capitular, dedicou-se especificamente a um repensamento dos frutos do CG29, a fim de chegar a orientações valiosas para o percurso da Congregação no próximo sexênio. A análise focou:

-      no documento final do CG29;

-      no projeto do sexênio, e em sua carta introdutória.

A partir desta nova fase com que se prossegue na vida da Congregação, o P. Attard também ofereceu algumas ideias a seus Coirmãos da Sede Central Salesiana. Resumindo:

- "Somos chamados a fazer parte da Sede Central para servir", disse o P. Attard. "Se cada um de nós viver essa lógica de sermos 'servidores' e de não buscar nenhum 'interesse' além do bem da Congregação, haverá um sinal claro de que nosso modo de viver - humilde e inteligente, saudável e sereno, com fé e esperança - será um primeiro presente que oferecemos".

O Reitor-Mor também destacou a relevância da coerência de vida, que leva a ser um "servo confiável", única opção possível para um apostolado frutífero. "A alternativa consiste em processos de animação de 'fachada', uma animação desprovida de credibilidade, faz barulho, pode até impressionar, mas não causa impacto", disse o XI Sucessor de Dom Bosco.

Daí seu tríplice convite: deixar-se acompanhar por um diretor espiritual ("Quem é o meu P. Cafasso?"); deixar-se nutrir e guiar sistematicamente pela Palavra; e manter a Eucaristia e a meditação diária como as principais fontes da própria vocação.

Para os Filhos de Dom Bosco, o conhecimento e o amor, constantemente alimentados e fortalecidos do Santo da Juventude, também são essenciais: "Empenhemo-nos todos por reservarmos momentos e espaços para aprofundar o nosso entendimento qualitativo de Dom Bosco. Não nos satisfaçamos apenas com as narrativas de Dom Bosco, mas busquemos descobrir a "história" de Dom Bosco, aquela que o Espírito Santo despertou nele e continua a despertar em nós e por meio de nós atualmente, para o benefício dos jovens".

O Reitor-Mor destacou, mais, a importância da sobriedade, alertando para as possíveis tentações de um estilo de vida «burguês». E mencionou não apenas as dificuldades enfrentadas por tantíssimas famílias atendidas pela ação salesiana mas também as palavras diretas de Dom Bosco: "Recomendo-lhes, pelo amor de Deus, que se fuja do supérfluo. Há que lembrar que quanto possuímos não nos pertence a nós, mas aos pobres: e ai de nós se não fizermos bom uso disso!". (A frase se repete no artigo 79 das Constituições Salesianas.).

Ao concluir sua fala, o P. Attard evocou a espiritualidade de São Boaventura, mencionada pelo Papa Bento XVI, que afirmava que "governar não era simplesmente fazer, mas era acima de tudo pensar e rezar... Todas as suas escolhas eram fruto da reflexão e do pensamento iluminado pela oração". Em outras palavras, trata-se de governar "não apenas por meio de ordens e estruturas, mas guiar e iluminar as almas, orientando-as para Cristo".

Assim, com uma ação iluminada pela oração e pela reflexão, com um conhecimento vivo de Dom Bosco capaz de tornar atual e vivo o carisma, e com um estilo de vida atraente e autêntico, mesmo em "mudança de época" como a atual, os Salesianos poderão realmente favorecer "o crescimento integral dos jovens, especialmente dos mais pobres e vulneráveis".

Fonte: Agência Info Salesiana

Mais Recentes

Profissão religiosa marca início de ano na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida de São Paulo

No dia 13 de janeiro de 2026, memória mensal de Santa Maria Domingas Mazzarello, a primeira deste novo ano, a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo, celebrou a Profissão Religiosa de Irmã Vitória Fernanda Tito Gonçalves. A Celebração Eucarística foi realizada na capela da Casa Santa Teresinha, na Lapa (São Paulo), às 10h da manhã. A missa foi presidida pelo padre Alexandre Luís de Oliveira – SDB, inspetor da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, de São Paulo. Concelebraram os salesianos: padre Edson Donizetti Castilho, padre Osmar H. Padovan e padre Rafael Galvão, reforçando a comunhão entre os membros da Família Salesiana na animação da vida consagrada juvenil. Participaram da celebração, Irmã Alaíde Deretti, inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), Conselheiras inspetoriais, a comunidade do Noviciado Interinspetorial Nossa Senhora das Graças, além de Filhas de Maria Auxiliadora de diversas comunidades da BAP. Familiares e amigos de Irmã Vitória também estiveram presentes, testemunhando o momento de oração, entrega e consagração. Durante o rito da profissão, a jovem religiosa emitiu seus votos de castidade, pobreza e obediência, no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), segundo o carisma de São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarello, comprometendo-se a servir especialmente crianças e jovens, em sintonia com a missão educativa e evangelizadora da Congregação. A data ganha significado ainda maior por ser celebrada justamente na memória mensal de Madre Mazzarello, cofundadora do Instituto e referência de santidade e zelo apostólico. Ao final da celebração, a assembleia rendeu graças a Deus pelo dom da vocação de Irmã Vitória e rezou pelo dom da fidelidade perseverante para ela e para as demais jovens que discernem o chamado à vida consagrada. O clima festivo e orante expressou a esperança da Congregação em continuar acolhendo novas vocações que mantenham vivo o carisma salesiano a serviço da juventude. Fonte: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

A santidade também tem rosto salesiano (e ela continua viva entre nós)

Como acontece todos os anos, a Família Salesiana apresentou o Dossiê e o Cartaz da Santidade Salesiana 2025, reunindo os testemunhos daqueles e daquelas que, ao longo da história, fizeram do carisma de Dom Bosco um caminho concreto de amor, entrega e serviço aos jovens. Ao todo, são 175 vidas que iluminam a missão salesiana no mundo:11 santos, 116 beatos, 20 veneráveis e 28 servos de Deus. Pessoas reais, que viveram a fé nas escolas, nos oratórios, nas famílias, nas missões, nos hospitais e nos contextos mais desafiadores da história — sempre colocando Cristo e os jovens no centro. Em 2025, a Igreja celebrou de forma especial a canonização de Santa Maria Troncatti, Filha de Maria Auxiliadora, missionária e incansável construtora da paz, e a beatificação de Camillo Costa de Beauregard, sacerdote diocesano marcado pela caridade e pelo serviço. São sinais de que o Espírito Santo continua agindo na Família Salesiana e confirmando, com vidas concretas, a força do nosso carisma. Para a Rede Salesiana Brasil, este dossiê é mais do que um registro histórico: é um convite à comunidade educativa, às obras sociais, às escolas, aos educadores e aos jovens a reconhecer que a santidade nasce no cotidiano — na sala de aula, no pátio, no cuidado com quem mais precisa e no compromisso com uma educação que evangeliza e transforma. Ao divulgar e rezar com a vida desses homens e mulheres, renovamos também o nosso chamado de ser hoje, no Brasil, sinais vivos do amor de Deus entre crianças, adolescentes e jovens. O dossiê da Postulação Salesiana e o cartaz da Santidade 2025 estão disponíveis em vários idiomas (inclusive em português) e podem ser acessados pelo link oficial. Que a santidade salesiana continue inspirando nossa missão, fortalecendo nossa identidade e iluminando os caminhos da educação e da evangelização. Fonte: ANS e Assessoria de comunicação da Rede Salesiana Brasil

Hino da Estreia 2026: fé que se canta: “Fazei tudo o que Ele vos disser – Crentes, livres para servir”

Nos próximos dias, as presenças salesianas receberão a versão física da Estreia 2026, em formato de livreto, preparada para acompanhar a caminhada da Família Salesiana ao longo do ano. O material também já está disponível em versão digital (PDF) e traz como tema: “Fazei tudo o que Ele vos disser – Crentes, livres para servir”. Além do documento, a Rede Salesiana Brasil acaba de lançar oficialmente o Hino da Estreia 2026, já disponível no YouTube e no Spotify, fortalecendo ainda mais a vivência espiritual e pastoral da mensagem deste ano. A canção transforma em música o chamado de Maria nas Bodas de Caná (Jo 2,5), convidando a uma fé que se expressa em atitudes concretas, liberdade interior e serviço generoso. Na Estreia 2026, o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Fábio Attard, propõe uma reflexão profunda a partir das palavras de Maria — “Fazei tudo o que Ele vos disser” — interpretando-as como um convite a uma fé ativa, confiante e aberta à ação de Deus. Não se trata de obediência passiva, mas de uma resposta viva, marcada pelo amor, pela coragem e pela liberdade interior, capaz de transformar a vida pessoal, comunitária e missionária. Hino da Estreia 2026: fé que se canta O Hino da Estreia 2026 foi criado especialmente para este momento da Família Salesiana. A música tem letra e melodia de Jean Lopes e é interpretada pela Irmã Celene Couto (FMA) e pelo Pe. Tiago Eliomar (SDB). A canção foi pensada como instrumento de espiritualidade, animação e unidade, acompanhando comunidades, escolas, obras sociais e encontros ao longo de todo o ano pastoral. Já disponível nas principais plataformas digitais, o hino permite que a mensagem da Estreia seja vivida não apenas na leitura, mas também na oração e no canto, ampliando seu alcance entre educadores, jovens e famílias. Ao final desta matéria, estão disponíveis os links para download da Estreia 2026 e para acesso direto ao Hino da Estreia no YouTube e no Spotify. Pistas de reflexão propostas pela Estreia A partir do texto da Estreia, emergem importantes questionamentos pastorais e formativos. À pergunta sobre por que os jovens deveriam seguir Cristo, reafirma-se que a fé nasce de um encontro, e não de uma obrigação, quando experiências autênticas e testemunhos credíveis abrem caminhos de liberdade. Diante do desafio de resgatar o “vinho bom” em um mundo marcado pela distração, destaca-se a importância de um olhar empático, capaz de entrar na realidade sem julgamentos. O método proposto pela Estreia não se baseia em técnicas, mas em processos que nascem de uma vida enraizada em Cristo. A reflexão também aponta para a necessidade de criar ambientes educativos e pastorais credíveis, nos quais os jovens possam expressar suas perguntas com liberdade. Maria é apresentada como modelo de acompanhamento: presença discreta, confiante e fiel. A Família Salesiana é comparada aos servos das Bodas de Caná: pessoas em quem se confia uma responsabilidade, que ouvem a Palavra de Jesus, confiam, arriscam e se tornam parte ativa do milagre — sinal de uma comunidade chamada a servir com liberdade, corresponsabilidade e confiança na ação de Deus. Por fim, recorda-se que é o Espírito Santo quem converte; aos cristãos cabe semear com fidelidade, alegria e esperança. 📥 Baixe a Estreia 2026:https://bit.ly/3LmPvrn 🎶 Ouça o Hino no YouTube:https://youtu.be/M0xSTmW0aBM 🎶 Ouça no Spotify:https://bit.ly/49yrc1M

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil