08/01/2024

A fé é o combustível dos atletas nas grandes conquistas esportivas

"O esporte é um bem educativo e social e deve permanecer assim! É por isso que temos a responsabilidade de garantir que o esporte seja acessível a todos…", disse o Papa Francisco em seu discurso na Cúpula Internacional do Esporte, no Vaticano, em setembro de 2022. Essas santas palavras são inspiração para todos, desde os atletas, comissões técnicas, autoridades, clubes, times e equipes esportivas.

Dessa forma, as escolas de ensino regular também são casas acessíveis de esporte, como mencionou o Santo Padre. No ambiente escolar, os alunos também são educados por meio das atividades esportivas, seja nas aulas de educação física ou nas escolinhas de esportes. Assim, o Salesiano Aracaju incentiva o esporte para todos os alunos, sem nenhum tipo de distinção. Além disso, os alunos-atletas e educadores confiam nos treinos e na fé em Deus nas competições. "Nós, membros do Salesiano, temos a religiosidade como nossa força maior. Minha vida é regada pela fé, eu sou muito otimista. Em tudo que eu faço, eu tenho uma fé muito apurada dentro de mim", destacou o Coordenador de Esportes, José Carlos da Cunha.

 

EXPERIÊNCIA DE FÉ: VISITA AO SANTUÁRIO DE DOM BOSCO

Durante os Jogos Brasileiros Escolares 2023, a delegação do Salesiano Aracaju visitou o Santuário de São João Bosco, em Brasília (DF). Todos os atletas e educadores foram agradecer e rezar no Santuário do padroeiro dos jovens. Além disso, a Instituição de Ensino realizou um momento de oração para abençoá-los e desejar uma boa viagem. "A Fé é um dom dado por Deus que nos dá forças quando não temos. Na realidade cristã, a fé tem base em Jesus Cristo. Portanto, a Pastoral Salesiana realizou esse momento oracional para entregar as medalhinhas de Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora, além dos terços que simbolizam o amor de Deus nas vitórias e nas derrotas. A mensagem propagada foi que Deus nunca abandona seus filhos, seja na alegria ou na tristeza", explicou o Pe. Valdemir Augusto.

Para o Capitão da Equipe de futsal sub-14, João Gabriel Santana, a fé e o esporte estão interligados, independentemente da religião. "Durante o JEB's, eu tive uma experiência muito boa no Santuário de Dom Bosco. Todos os atletas e professores estavam rezando, cantando e agradecendo. Eu senti uma energia muito forte, foi um momento muito bonito. Carrego comigo a medalhinha de Dom Bosco, desde que ganhei na escola no momento oracional. Eu não a usei nos jogos, porque não podemos jogar com corrente" disse o atleta.

 

DEPOIMENTOS DE FÉ

Para o Treinador de Basquete do Colégio, Thiago Cerqueira, a fé é muito importante em todos os aspectos da vida. "O atleta, o treinador, o torcedor e o ser humano que têm fé são diferenciados. Ou seja, quem tem fé confia em algo maior e acredita que tudo vai dar certo. Eu uso muito da minha fé para o meu trabalho e a presença de Deus é muito importante na minha história. Eu busco transmitir isso para os meus alunos", disse.

O jogador de futsal sub-14 do Colégio, Tales Sobral, acredita que a fé é o combustível para tudo na sua vida, seja no esporte ou no cotidiano. "Quando todos estão desacreditados no resultado positivo durante os jogos, a fé nos faz acreditar que é possível. Eu confio que tudo será conforme os planos de Deus. Ele lá em cima, nos ajuda nas partidas e campeonatos", afirmou o atleta.

   

Por Assessoria de Comunicação do Colégio Salesiano Aracaju (SE)

Compartilhe