11/12/2023

Aluno Salesiano conquista 4 medalhas de ouro na natação

No início de dezembro, o Colégio Salesiano Região Oceânica, de Piratininga (RJ), foi representado pela primeira vez nos Jogos Escolares de Niterói, realizado em Canto do Rio. Na disputa de natação, o aluno Renan Soares, de 16 anos, marcou a história da instituição de ensino e conquistou quatro medalhas de ouro em quatros provas diferentes: 100m livre e 50m borboleta na 2ª categoria; e 50m livre nas 1ª e 2ª categorias, levando o Colégio Salesiano direto para o topo do pódio.

“Para mim foi uma felicidade muito grande poder não só representar o Salesiano, mas também levar a escola quatro vezes ao topo do pódio e contribuir na pontuação geral da escola nos Jogos Escolares de Niterói. Confesso que fiquei muito surpreso com toda a repercussão e espero que essa vitória na natação sirva de inspiração para outros colegas da escola, e que possam começar a nadar e, no ano que vem, a gente consiga montar um time forte para contribuir com muito mais medalhas e pontos para nossa querida escola”, comenta Renan sobre a conquista.

O professor de Educação Física do Colégio Salesiano Região Oceânica, que também atua como Coordenador das Equipes de Treinamento Desportivo e das Escolinhas Terceirizadas, Ronaldo Neves Carestiato, revela seu entusiasmo pela conquista do medalhista: “O Renan se mostrou interessado em nadar pela escola assim que soube da confirmação da competição [...] A confirmação das 4 medalhas de ouro só mostrou o quanto o nosso aluno tinha o talento e a confiança para as conquistas. Fiquei muito feliz e impressionado com tudo que ele fez na piscina! Realmente, merece todo o nosso destaque”, comenta o professor Ronaldo que completa a sua fala trazendo como os alunos são sempre incentivados a buscar um bom equilíbrio entre a competição e os estudos: “A minha maior preocupação é fazê-los entender a importância em competir e a dedicação aos estudos. Nós, enquanto equipe de professores/treinadores, conversamos muito sobre essa relação ser um caminho de muito equilíbrio e amadurecimento para os alunos. Sempre reforçamos que a dedicação ao esporte não pode ficar acima dos estudos”.

Com um recado para os pais que estiverem lendo esta matéria, Roberto e Viviane, pais do Renan, transparecem seu orgulho não só pela conquista do filho, mas pela dedicação e disciplina constantes: “Apesar de sermos suspeitos para falar, não poderíamos deixar de mencionar o quanto temos orgulho do nosso filho e o quanto ele nos inspira por toda sua dedicação e empenho ao esporte que ele ama. Como sempre dizemos a ele, nada na vida é fácil, mas tudo é possível quando se tem determinação e disciplina, e isso ele nos ensina a cada dia, com todo seu esforço e superação. Então, como sabemos que vários país estarão lendo, deixamos aqui também o convite para incentivarem seus filhos a praticar alguma modalidade esportiva”.

  

 

A TRAJETÓRIA DE RENAN

Renan Soares sempre gostou muito de esportes e começou a treinar desde muito novo, porém, a pandemia atrapalhou alguns planos que, assim que possível, foram retomados em sua trajetória esportiva. “Eu adoro esportes, mesmo que alguns eu goste mais de assistir do que de jogar. Eu pratico a natação desde os três anos de idade, competia em águas abertas, porém estava sem treinar desde a pandemia. Tive um convite para voltar a treinar em piscina e tentar alcançar meu sonho de virar atleta federado do Flamengo, só que agora não mais para águas abertas. Desde meados de abril eu voltei aos treinos e venho me dedicando a cada dia em busca desse sonho”, comenta Renan. “Eu espero evoluir cada vez mais no esporte, minha primeira meta é me tornar atleta federado do Flamengo e assim começar a participar de competições nacionais e futuramente internacionais, e usar a natação como ferramenta para ter mais oportunidades nos estudos, principalmente no que se refere a conseguir uma bolsa e estudar e treinar fora do país pela Universidade que conseguir e representar meu país através do esporte”.

  

 

UM ÍDOLO NACIONAL E EX-ALUNO SALESIANO

Renan revela que, sonha com mais reconhecimento para os atletas de natação e, como inspiração para continuar trilhando o caminho desta modalidade esportiva, se espelha em Guilherme Caribé, ex-aluno salesiano da Bahia. “Tenho vários atletas que admiro demais a trajetória, mas hoje me espelho muito no Guilherme Caribé, que sou fã e serve de muita inspiração para mim. Hoje ele estuda na Universidade do Tennessee, é atleta do Time Flamengo, representa nosso país pelo Time Brasil e foi ex-aluno do Salesiano Dom Bosco, na Bahia. Gostaria muito que a natação um dia tenha todo o reconhecimento que hoje, infelizmente, acaba sendo dado muito mais aos esportes coletivos no Brasil”.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Compartilhe