15/09/2023

Assembleia ACSSA fortalece o cuidado com o legado salesiano

Durante três dias, de 12 a 14 de setembro, o escritório nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília (DF), recepcionou a Assembleia da Associação Cultores de História Salesiana (Associazione Cultori Storia Salesiana) – ACSSA – seção Brasil. Este ano, o evento trouxe o tema “Missionariedade e Missão Salesiana com Atitude Sinodal”.

“Nós nos debruçamos este ano sobre o tema da Missionariedade. A Missionariedade com atitude sinodal, também correspondendo aquilo que a Igreja hoje está no processo que já vem desde 2021 que é a escuta sinodal do Povo de Deus sobre a ação evangelizadora da Igreja. E a ACSSA não pode ficar fora desse contexto, porque ela também escuta, pesquisa e publica aquilo que é o patrimônio histórico do carisma salesiano no Brasil. Então nós unimos as duas coisas: Missionariedade e sinodalidade”, comenta o Referente SDB para a ACSSA - seção Brasil, Pe. João da Silva Mendonça Filho.

“A ACSSA seção Brasil, que este ano completa 10 anos, vem ampliar essa possibilidade de toda a Família Salesiana participar do cuidado com o patrimônio histórico salesiano no mundo inteiro. Somos uma equipe de animação da história salesiana nas nossas Inspetorias, com a intenção da salvaguarda do nosso patrimônio histórico e de pesquisa”, diz a Referente FMA para a ACSSA - seção Brasil, Ir. Maria Imaculada da Silva.

O primeiro dia da Assembleia contou com partilhas de experiências concretas como as vividas pela presença das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) na Amazônia, com a Ir. Carmelita de Lima Conceição; a experiência no Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), de São Paulo (SP), com Marcos Lima; e a missionariedade Salesiana em Poxoréo, com o Pe. Osmar Orotildes Rezende.

Também foram apresentados os encaminhamentos do Seminário Continental e Mundial da ACSSA e o Seminário ACSSA Brasil 2024, conversas respectivamente comandadas pela Ir. Maria Imaculada da Silva e pelo Pe. João da Silva Mendonça Filho, além de um momento dedicado ao Planejamento 2024, os passos dados no mapeamento do Patrimônio Histórico Salesiano e as inquietações sobre o Processo Sinodal.

“A última atividade mundial, e ao mesmo tempo ela chega até nós, é a preparação do seminário continental que vai acontecer em 2025, em Buenos Aires, Argentina, sob a minha coordenação [Ir. Imaculada] com o José Sobrero, Irmão Salesiano, Secretário de Cordoba. Nós dois fazemos parte do Conselho Geral da ACSSA de Roma, pela América. O Seminário prepara o Congresso Mundial em 2027”, comenta Ir. Imaculada

 

SOBRE A ACSSA

A Associação Cultores de História Salesiana (Associazione Cultori Storia Salesiana) – ACSSA – seção Brasil, integrada à Rede Salesiana Brasil (RSB), assume a tarefa de cuidar da pesquisa histórica e salvaguardar tudo que se refere ao patrimônio histórico cultural salesiano das inspetorias do Brasil. Conta com o apoio efetivo dos inspetores e das inspetoras que delegam a uma equipe nacional encarregada de planejar, propor, implementar e acompanhar o andamento dos projetos da pesquisa histórica e a garantia da qualidade historiográfica das variadas realidades culturais do Patrimônio Histórico Cultural Salesiano no Brasil.

 

Conheça mais sobre a ACSSA - seção Brasil, clicando aqui.

 

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber