22/01/2024

Celebração Litúrgica de Laura Vicuña

(Laura Vicuña com a mãe, Mercedes Pino - Foto cedida pela Inspetoria São Gabriel Arcanjo, com sede em Santiago, Chile)

 

Na data em que se celebram os 120 anos da morte da Bem-Aventurada Laura Vicuña, queremos recordar alguns traços biográficos desta adolescente que continua sendo inspiração e modelo para muitas outras.

 

UMA BREVE HISTÓRIA DE LAURA VICUÑA

No dia 5 de abril de 1891 nasceu, em Santiago, Chile, Laura del Carmen Vicuña Pino, primogênita de José Domingo Vicuña e Mercedes Pino. Laura foi batizada no dia 24 de maio do mesmo ano, na Paróquia Santa Ana, localizada hoje em Santiago Centro. No dia de seu batismo também se celebra a Solenidade de Maria Auxiliadora, de quem aprenderá a sentir-se filha predileta.

Cerca de um ano e meio depois, Laura ficou gravemente doente e, segundo a mãe – como escreve o seu biógrafo – “... tão grandes eram as dores que sofria que inspirava compaixão a todos os que a viam. Só ela, calma e serena, suportava tudo sem se queixar. A paciência e a fortaleza de uma criança tão tenra eram dignas de admiração...”.

Crestanello A., Vida de Laura, Presbítero Salesiano, 3ª Edição 2008

 

Tudo isto aconteceu durante a Guerra Civil (1891), um momento histórico em que a família de Laura esteve particularmente envolvida devido à profissão do pai. Nos anos que se seguiram a 1894, Mercedes Pino decidiu emigrar com as suas duas filhas para a Argentina, Laura e a pequena Julia Amanda. No país fronteiriço, Mercedes Pino conheceu Manuel Mora, um latifundiário local, que a contratou para fazer trabalhos domésticos. Foi lá que Mercedes sofreu abusos e maus-tratos, testemunhados por Laura e sua irmã.

Em Junín de los Andes, Laura Vicuña conheceu as Filhas de Maria Auxiliadora e ingressou no colégio, junto com sua irmã. Com as religiosas, foi educada na fé cristã, nos conhecimentos acadêmicos e nas habilidades práticas, e também com elas desenvolveu a sua vida espiritual e sacramental, fazendo a primeira comunhão no mesmo estabelecimento.

Durante as férias escolares, Laura e Julia Amanda visitavam a estância de Manuel Mora para estar com a mãe e, durante essas visitas, muito provavelmente, sofreram algum tipo de ameaça por parte de Manuel. As brigas entre Manuel Mora e Mercedes Pino, que queria proteger as suas filhas, fizeram com que terminasse o sustento financeiro para as mensalidades escolares de Laura e Julia Amanda. Perante esta situação, a Escola não só permitiu que continuassem a estudar, como também as acolheu, apoiou e fortaleceu na sua fé.

À medida que a sua vida espiritual amadurecia, Laura ia percebendo cada vez mais a dor que a mãe sentia e os riscos que corria, tanto física como espiritualmente, para garantir o seu bem-estar e o da irmã. Ainda criança, Laura decidiu oferecer a sua vida a Deus pela salvação de Mercedes. Pouco tempo depois, Laura adoeceu gravemente. Mercedes e as Irmãs Salesianas da sua escola tentaram encontrar formas de ajudá-la a recuperar a saúde, mas a sua saúde continuava decaindo. Nos dias que antecederam a sua morte, Laura confessou à sua mãe a oferta que tinha feito a Deus e Mercedes prometeu mudar de vida. No dia 22 de janeiro de 1904, com 12 anos de idade, Laura Vicuña morreu. A Igreja reconheceu a sua santidade pelas mãos do Papa João Paulo II, beatificando-a no dia 3 de setembro de 1988.

 

FRASES DE LAURA VICUÑA

“Para mim é a mesma coisa rezar ou trabalhar, rezar ou brincar, rezar ou dormir. Fazendo o que me é pedido, faço o que Deus quer que eu faça, e é isso o que quero fazer: esta é a minha melhor oração.”

“Parece-me que seja Deus mesmo a manter viva em mim a memória da sua Divina Presença.”

“Não quero passar com indiferença perto de ninguém.”

“O que mais me consola neste momento é que sempre fui devota de Maria.  Oh sim, é minha mãe, é minha mãe, e nada me deixa tão feliz quanto pensar que sou filha de Maria.”

“Mamãe, vou morrer! Fui eu mesma que o pedi a Jesus. Há dois anos que Lhe ofereci a vida para obter a graça de que voltes para Ele. Mamãe, se eu antes de morrer pudesse ter a alegria de saber que estás em paz com Deus!”

Obrigada, Jesus! Obrigada, Maria! Adeus, mãe! Agora eu morro feliz!”

 

TRANSMISSÃO DA EUCARISTIA 22 DE JANEIRO DE 2024

Participe da Celebração Eucarística em homenagem aos 120 anos da morte de Laura Vicuña (1904 – 2024) diretamente do Santuário Laura Vicuña, localizado em Cerro Colorado Renca, na Região Metropolitana de Santiago, Chile.

Todo o evento será transmitido pelo perfil oficial do Santuário Laura Vicuña no Facebook.

Fonte: Fundación Beata Laura Vicuña (Inspetoria São Gabriel Arcanjo)

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber