22/01/2024

Cem maneiras de traduzir o "sonho" em realidade educativa

O fermento do trabalho dos mais de 350 participantes dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana (DEFS) 2024, aos quais se somam os "visitantes", aderentes, membros e amigos das Comunidades de Valdocco, foi bem expresso no terceiro dia, sábado (20). De fato, foram formados grupos que, na parte da manhã, em turnos, ouviram, presencial ou remotamente, os testemunhos de jovens de todo o mundo; enquanto a tarde se dedicou à visita aos lugares salesianos da origem.

"Os momentos em grupo são um elemento fundamental dos Dias de Espiritualidade – disse o Pe. Joan Lluis Playà, Delegado Central do Reitor-Mor para o Secretariado para a FS -; representam uma oportunidade para encontrar-se, conhecer-se, trocar experiências e, sobretudo, enriquecer-se carismaticamente". Os destinatários do sonho de Dom Bosco são os jovens, e a reflexão tem o objetivo de criar e monitorar o serviço dedicado a eles, e com uma força a mais: que os próprios jovens se tornem criativos e proativos. Não é por acaso que a imagem que o Santo deixou aos seus filhos prevê "cordeiros" que se tornam "pastores"; e essa é a dinâmica constante da experiência do oratório: os "lobos" reunidos e acolhidos com amor tornam-se aqueles que encarnam a vida nova em Jesus, tornam-se suas "testemunhas" aos olhos dos outros jovens e enfrentam - com uma competência que deriva da própria experiência - as fronteiras da ação educativa. É o caso, por exemplo, do Equador, onde, em quarenta anos, mais de 2.500 jovens foram enviados em missão para diversas comunidades salesianas e de outras congregações do país.

O papel dos voluntários é ajudar as realidades nas quais estão inseridos, como as pequenas comunidades espalhadas nas montanhas ou na floresta: ali, a condição dos jovens é particularmente delicada, devido à constante tensão entre a permanência nos vilarejos e a atração das grandes cidades, no constante confronto entre a preservação de seus ambientes e etnias diante da modernização e da expansão de outras culturas. O programa equatoriano "Voluntariado Missionário Salesiano" é uma expressão conjunta de três grupos: os Salesianos de Dom Bosco, as Filhas de Maria Auxiliadora e as Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Ele é confiado às competências pessoais e às capacidades físicas e intelectuais dos jovens participantes. Não se trata apenas de tarefas de "animação", mas de um acompanhamento real no cuidado e na formação de crianças e jovens em situações de risco e vulnerabilidade, e na proclamação da Palavra de Deus por meio da catequese.

A Espanha oferece a experiência da Fundação Projeto Dom Bosco, criadora do ‘Projeto Buzzetti’, para jovens entre 18 e 29 anos, que se encontram em situação de desvantagem e risco social. Uma situação recorrente é a dos jovens confiados aos Centros de Proteção e Justiça Juvenil, que, quando atingem a maioridade, se encontram sem um lar para acolhê-los e sem recursos para viver. A atividade completará 15 anos em 2024 e passou a oferecer hospitalidade e presença educativa a cerca de 100 jovens; possui 22 apartamentos protegidos e recebeu importantes reconhecimentos, entre os quais o da ‘Asociación Pro Derechos Humanos de Andalucía’. O projeto nasceu em uma cidade no sul da Espanha, Jaén, e de lá se espalhou por toda a região e as Ilhas Canárias, contando, em algumas Casas, com a proteção internacional para seus hóspedes.

Chean é um nome frequente no Camboja, e o sobrenome Samnang também é bastante comum por lá. Um jogador de futebol de destaque e um ator, por exemplo, têm exatamente este nome: assim como um jovem que levou seu testemunho aos Dias. "Quando menino, eu não tinha esperança, mas a partir disso me tornei quem sou hoje, uma pessoa que tem as habilidades certas para trabalhar na sociedade". Chean Samnang, um entre muitos, um rapaz que não conseguia achar seu ‘caminho’, cruzou com o sonho de Dom Bosco. Graças à fundação que leva o nome do santo, milhares de meninos e meninas no Camboja podem vislumbrar um futuro que não seja de anonimato. Cerca de 4.000 frequentam os cursos de formação básica, que, em primeiro lugar, garante uma refeição normal completa. O "arroz fortificado" talvez seja inicialmente um atrativo para as crianças de famílias pobres, mas, na verdade, é o espírito e a vontade delas que acabam sendo fortificados. A escola de formação oferece especializações compatíveis com a realidade de Phon Phen, a capital, e de outras cidades onde os alunos poderão se apresentar aos empregadores com um título atraente. Chean encontrou o ‘seu’ lugar numa grande fábrica de automóveis.

Com o resumo das principais experiências da Família Salesiana, os participantes dos DEFS 2024 retornaram à América Latina, em El Salvador. Aqui a ação é realizada, presencial ou virtualmente, com uma obra digital e uma família chamada "Essales". A experiência caminha na sinodalidade, impregnando a vida cotidiana das pessoas com a força do carisma salesiano. O programa de Dom Bosco foi compartilhado de perto por Maria Mazzarello, e as Filhas Espirituais da Madre idealizaram - para um país entre os mais fortemente armados, dominado pela violência e atravessado por grandes fenômenos migratórios - um espaço que vai do "sonho" constituído pelo mundo virtual à concretude de uma formação espiritual difundida, dirigida àqueles que cuidam de crianças e jovens. "O objetivo é fortalecer o espírito desses atores da ação educativa e espiritual", como explicou a Ir. Ana Beatriz Solito.

Um mergulho na ludicidade das origens de Valdocco é a lembrança do jovem que foi equilibrista e malabarista na zona rural de Castelnuovo e padre nos subúrbios de Turim. Em Trapani, na Sicília, há uma jovem mágica que atende pelo nome artístico de "Gascar". Ela é Rita Sofia, membro consagrado do movimento das Testemunhas do Ressuscitado. Há mais de quinze anos, ela leva a mensagem da igualdade e dos direitos humanos às plateias, não apenas na Itália, mas também em Madagascar, onde as missões salesianas atuam em favor da população muito pobre. "Lá, a mágica não existe, o que parece inexplicável – porque é apenas um jogo", explica a artista, aluna do "Mago Sales". "Com meus shows, pretendo chegar ao ponto de dizer que apenas o dom é mágico". Ela mostra truques de mágica que encantam e fazem as pessoas 'sonhar', ao mesmo tempo em que levam solidariedade concreta a milhares de quilômetros de distância.

Como se tivesse sido evocado por esse testemunho, houve à noite um grande espetáculo teatral, com apresentações de diversos grupos locais.

Você pode assistir à gravação dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana, com tradução para a língua portuguesa, no canal oficial da Família Salesiana no YouTube.

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber