21/07/2023

Colégios Salesianos de Niterói celebram os 140 anos da Presença Salesiana no Brasil

Na última sexta-feira (14), aconteceu, na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, em Niterói, presidida pelo Inspetor da Inspetoria São João Bosco, Pe. Natale Vitali Forti, a Celebração Eucarística em virtude dos 140 anos da chegada dos primeiros Salesianos em terras brasileiras, além da fundação do Colégio Salesiano Santa Rosa, primeira presença Salesiana no Brasil. Ao final da cerimônia, membros da Família Salesiana de Niterói foram convidados a presentear rosas à Nossa Senhora Auxiliadora, como símbolo de agradecimento à padroeira dos Salesianos e da Arquidiocese de Niterói. Dom Bosco se referia a ela como “Auxiliadora dos Cristãos”, pois foi Ela quem tudo fez.  

A Presença Salesiana de Niterói é composta pelos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica, pelo Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, pela Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora e pelo Centro Juvenil Oratório Mamãe Margarida. Segundo as palavras do Pe. Márcio Marçal: “Nós celebramos um sonho que se tornou realidade, um sonho de Dom Bosco, realizado no dia 14 de julho de 1883. E partir das terras de Niterói, começa um vasto movimento de educação e evangelização da juventude, em escolas, obras sociais, paróquias e universidades”.  

Em solo brasileiro, a Presença Salesiana tem escrito sua história nestes 140 anos, transformando diariamente a vida de milhares de jovens, principalmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade, cumprindo, assim, o sonho de Dom Bosco. O Colégio Salesiano Santa Rosa foi a primeira obra deste legado de mais de 110 unidades educacionais - educação básica e superior -, mais de 100 unidades de ação social, 11 centros de comunicação, 4 museus, 6 rádios e 1 editora.

 

EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA

Após a Celebração Eucarística, os convidados foram encaminhados para uma Exposição Comemorativa dos 140 anos dos Salesianos em Niterói e do Colégio Salesiano Santa Rosa, no pátio da escola. A Banda Musical do Colégio, que tem o título de “Banda Musical Mais Antiga do Brasil”, embalou o evento com apresentação de canções que marcaram gerações de alunos e ex-alunos Salesianos.  

A exposição foi organizada em 11 eixos temáticos: a chegada dos Primeiros Salesianos ao Brasil, a construção e a inauguração do Colégio Salesiano Santa Rosa, o início do Colégio com as escolas técnicas, a Banda Colegial, o Pátio, a tradição nos esportes, festas religiosas, festa civis, Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, a construção do Colégio Salesiano Região Oceânica e o itinerário de fotos das turmas do Santa Rosa. Os convidados puderam observar de perto alguns objetivos centenários, álbuns de fotografias, prêmios e documentos do memorial histórico do Colégio Salesiano Santa Rosa.  

‍“Nós somos, hoje, os responsáveis para que essa história que já tem 140 anos possa continuar. História de Deus, do Reino de Deus aqui na Terra, em Niterói, mas que precisa também do nosso esforço, à graça de Deus, o trabalho de Dom Bosco no seu tempo, os primeiros missionários aqui em Niterói [...] e agora cada um de nós, Salesianos consagrados e Salesianos leigos, para que possamos apresentar a pessoa de Jesus Cristo ao jovem de hoje, e que eles sejam herdeiros desse sonho e possam participar como cidadãos exemplares na vida do nosso país. Precisamos de bons cristãos e honestos cidadãos no tempo de hoje”, diz o Inspetor da Inspetoria São João Bosco, Pe. Natale Vitale Forti.

   

Por Ruan Costa, Inspetoria São João Bosco

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber