23/04/2024

Dia Nacional da Educação de Surdos: Celebrando a Diversidade e a Inclusão

No dia 23 de abril, o Brasil celebra o Dia Nacional da Educação de Surdos, uma data que destaca a luta pela inclusão e valorização da comunidade surda no país. Este dia não apenas comemora as conquistas alcançadas, mas também ressalta os desafios enfrentados e a necessidade contínua de garantir uma educação acessível e de qualidade para todos.

A data foi instituída em 2002, através da Lei Federal nº 10.436, que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão das comunidades surdas do Brasil. Data de 1857 a fundação da primeira escola para surdos no país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro, considerado centro de referência nacional.

A educação de surdos é um campo que requer atenção especial e políticas públicas adequadas para garantir o pleno desenvolvimento dos indivíduos. A data destaca a necessidade de promover uma educação inclusiva, que respeite e valorize a língua e a cultura surda, proporcionando oportunidades iguais de aprendizado para todos.

Abaixo, conheça algumas ações das presenças salesianas:

 

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO (UCDB), CAMPO GRANDE (MS) 

Com mais de dez anos de funcionamento, a Clínica-Escola da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) oferece atendimentos gratuitos à população nas áreas de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Farmácia, Serviço Social e Nutrição.

A Clínica UCDB/SUS, oferece atendimento gratuito e especializado às pessoas portadoras de deficiência auditiva de qualquer idade (desde recém-nascidos até idosos) através do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva na Média e Alta complexidade. Além de gratuito, o atendimento também é integral, garantindo aos deficientes auditivos avaliação otorrinolaringológica, neurológica, pediátrica, audiológica, seleção, indicação e adaptação de Aparelho Auditivo (doação do Aparelho Auditivo) e Terapia Fonoaudiológica aos pacientes adaptados. 

 

Atendimento na infância

Sabendo que a incidência da perda auditiva na população infantil tem aumentado significativamente, a UCDB, em convênio com o SUS, oferece serviços especializados direcionados aos recém-nascidos. A identificação da perda auditiva precocemente diminui as dificuldades que podem ocorrer no desenvolvimento dos aspectos psicossociais, culturais, econômicos, linguísticos, cognitivos e educacionais. 

O atendimento engloba tanto as crianças com risco de perda auditiva e também os que não apresentam risco, mas que tenham falhado no teste da orelhinha, proporcionando-lhes atendimento multidisciplinar (aconselhamento psicossocial, otorrinolaringologista, neurologista e pediatra), adaptação gratuita de aparelhos auditivos e acompanhamento do desenvolvimento auditivo. 

 

Exames

A UCDB também realiza exames auditivos chamados de PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico) e Emissões Otoacústicas. São exames complementares à Audiometria Convencional, pois não dependem da resposta do paciente e podem ser realizados em recém-nascidos, crianças, adultos e idosos. O exame é indolor e geralmente o paciente dorme durante o tempo de execução desse processo.

 

Atendimento psicossocial

Juntamente com o atendimento clínico, a universidade também oferece atendimento psicossocial aos pacientes, realizado pela assistente social e psicóloga. O atendimento acontece no primeiro momento com entrevista social e psicológica e atendimento individual ao deficiente auditivo quando necessário. Também é realizado atendimento em grupo quando os pacientes retornam para receber o aparelho auditivo, orientando-os sobre como lidar com as dificuldades da perda auditiva, o convívio familiar e social, os benefícios que o aparelho proporciona e o período de adaptação. 

O agendamento na Saúde Auditiva pode ser realizado pelo telefone (67) 3312-3697 ou diretamente na Clínica UCDB/SUS.

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO (UNISALES), VITÓRIA (ES)

O Centro Universitário Salesiano (UniSales) oferece o curso de extensão “Libras Básico”, que acontece entre os dias 02 de abril e 20 de junho. A capacitação tem o objetivo de proporcionar aos participantes uma introdução às bases da comunicação com pessoas surdas ou com deficiência auditiva e é destinada a todos os estudantes, colaboradores e docentes da instituição, de forma presencial. A frente das aulas está a Coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva e do Atendimento Educacional Especializado do Centro Universitário Salesiano e responsável pela disciplina de Libras nos Cursos de Licenciatura, Professora Reginalva Silva Soares.

O Dia Nacional da Educação de Surdos é uma oportunidade para refletir sobre os progressos alcançados e os desafios que ainda precisam ser enfrentados na busca por uma educação inclusiva e de qualidade para todos. É um momento para celebrar a diversidade e a riqueza da cultura surda e reafirmar o compromisso de construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações de site.ucdb.brunisales.br

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber