08/11/2023

Dia de Doar UPV na Casa Mamãe Margarida

A Obra Social Casa Mamãe Margarida, em Manaus (AM), tem se destacado por sua missão de acolher e defender o direito à vida de crianças e adolescentes do sexo feminino que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. A Instituição desempenha um papel fundamental na promoção do acolhimento, bem-estar e garantia de direitos de 300 atendidas nos serviços socioassistencial de Proteção Básica na faixa etária de 05 a 18 anos, além de 20 crianças e adolescentes nos serviços de Acolhimento Institucional na faixa etária de 0 a 18 anos. “Teve uma vez que em nosso grupo psicossocial [...] atendeu uma criança que não conseguia falar conosco, estava muito nervosa e tímida, daí nós nos vestimos de bichos e tocamos violão e a criança começou a interagir com a gente. Ao meu ver, diante dos tantos desafios, ter sensibilidade perto do nosso público infanto-juvenil continua sendo um fator primordial para que a nossa missão continue, pois estamos sempre conquistando-as com a nossa ludicidade e diálogo”, conta a Assistente Social e Voluntária para as Mídias Sociais da Casa Mamãe Margarida, Kelly Cristina Rodrigues.

É nesse contexto que a Casa Mamãe Margarida, aderindo à Campanha Dia de Doar UPV, vem alavancando as ações internas para divulgação do trabalho transformador oferecido pela obra social salesiana às meninas manauaras. “A partir dos encontros e formações com a equipe da Rede Salesiana Brasil de Ação Social, mobilizamos nossos colaboradores a se desafiarem com a Campanha do Dia de Doar UPV. Com isso, estamos empenhados na divulgação em nossa cidade para sensibilizar as pessoas e empresas sobre a importância de se doar e doar para o outro que mais precisa”, comenta Kelly Cristina.

   

Muitos são os desafios que a obra social salesiana de Manaus enfrenta, mas com as ações do Dia de Doar UPV, a instituição tem conquistado muitas doações. “Atualmente, o maior desafio que enfrentamos é com a folha de pagamento, seguido de proteínas, material de higiene e limpeza, pois não temos uma renda fixa. Nós nos garantimos nos Editais de termos de fomentos e emendas parlamentares. Diante dessa situação, dependemos de benfeitores e colaboradores que acreditam em nosso trabalho e na missão vestindo a camisa conosco. Mas, nos dias atuais, pela parceria com a RSB e o movimento do Dia de Doar UPV, estamos recebendo doações de empresas, da sociedade civil e outros que demonstram interesses para conhecer nosso trabalho e acabam aderindo à causa doando alimentos, roupas e brinquedos, realizando oficinas de empreendedorismo para nossas jovens e mães. Além disso, recebemos doações em espécie por meio das campanhas realizadas em suas empresas”, diz Kelly Cristina.

  

A Casa Mamãe Margarida é uma Instituição não governamental. Sua fundação ocorreu em 24 de fevereiro de 1986, sendo inaugurada no dia 02 de abril do mesmo ano. Na construção de sua história foram dezenas de religiosas, educadoras, educadores, comunitários, benfeitores, parceiros públicos e privados que se empenharam, com espírito inovador, em celebrar a vida desta Casa que nasceu para responder às questões sociais que atingiam a dignidade, cidadania e a individualidade de crianças, adolescentes, jovens e famílias da região.

Com o coração cheio de gratidão pelas doações que a Obra Social tem recebido, Kelly Cristina expressa um profundo carinho aos benfeitores que têm desempenhado um papel importante na promoção do bem-estar das crianças e adolescentes atendidas. “Gostaria de transmitir o sentimento de gratidão a todos aqueles que se sensibilizam com a nossa causa, e também àqueles que ainda não a conhecem, mas têm interesse em entrar em contato conosco. Desejamos que se juntem a nós como parceiros em nossa linda missão de promover a vida de crianças e adolescentes", agradece a Assistente Social.

 

COLABORE

Assim como a Casa Mamãe Margarida está sendo beneficiada, outras Obras Sociais Salesianas também precisam da sua colaboração. Neste ano, a Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do seu setor de Captação de Recursos para a Ação Social Salesiana no país, a União Pela Vida (UPV), promove a edição 2023 do Dia de Doar UPV, agendada para o dia 28 de novembro, com um enfoque especial na perspectiva socioambiental. Inspirados pela missão da Don Bosco Green America (Aliança Verde Dom Bosco América) e do Movimento Laudato Si', busca-se não apenas promover a doação, mas também ressaltar a importância da responsabilidade com o meio ambiente nas ações cotidianas.

Participe da Campanha Dia de Doar UPV 2023 tornando-se um(a) Benfeitor(a). Basta acessar o site oficial da União pela Vida e doar. Você também pode se voluntariar na Obra Social Salesiana mais próxima a você. Encontre nossas unidades clicando aqui

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Compartilhe