23/11/2023

Dia de Doar UPV no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora

O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), localizado no distrito de Cachoeira do Campo, que pertencente ao município de Ouro Preto (MG), atende 120 crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos. A Obra Social oferece, de segunda a sexta-feira, diversas oficinas que trabalham temas como cidadania, meio ambiente, valores, projeto de vida, musicalidade, família, democracia, cooperação por meio de atividades esportivas, artísticas, culturais e lúdicas, além de oferecer almoço e lanche para os assistidos.

A Obra Social tem como objetivo promover crianças e adolescentes, fortalecer os vínculos familiares e comunitários e prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades, para que se tornem autônomos, protagonistas e cidadãos capazes de contribuir na transformação da sociedade, além de promover o protagonismo de crianças e adolescentes empobrecidos, tendo em vista sua inserção na sociedade como “bons cristão e honestos cidadãos”.

No ano passado, o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora realizou o projeto "De Mãos Dadas na Construção da Ecologia Integral". Em colaboração com educandos, familiares e a comunidade local, o projeto promoveu debates e experiências relacionadas ao Cuidado com a Casa Comum e à preservação do Meio Ambiente. Dentre as iniciativas desenvolvidas, destacam-se a instalação de lixeiras para Coleta Seletiva nas salas do Instituto, confeccionadas a partir de caixas de leite; o plantio de mudas de diversas plantas no parquinho; e a implementação de uma composteira nesse mesmo espaço.

“Movidos pela Campanha do Dia de Doar UPV, que neste ano vai além de fomentar a solidariedade, inspirados na encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, visa promover a conscientização da importância do cuidado com o Meio Ambiente e alertar sobre os problemas ambientais que afetam o nosso planeta. Sendo assim, decidimos dar continuidade no cuidado e preservação do parquinho, optando por revitalizá-lo. Este espaço é mais do que um local que proporciona momentos felizes, é um contato direto com a natureza que merece ser preservado”, comenta a ex-educanda, Secretária e Referente de Comunicação da Obra Social Salesiana, Karislaine Tereza Freitas.

   

No âmbito da iniciativa de revitalização do parquinho, realizada em sintonia com o Dia de Doar UPV, foram implementadas diversas ações que envolveram os educandos, incluindo atividades como pinturas, limpeza, reforma da casinha, instalação de comedouros e bebedouros destinados às aves, bem como a ornamentação do espaço com placas que contêm palavras inspiradoras relacionadas ao Meio Ambiente. O conjunto dessas atividades não apenas proporcionou uma transformação física e estética no ambiente, mas também buscou despertar consciência ecológica e promover a interação positiva dos educandos com a natureza. “Para a pintura, buscamos uma abordagem inovadora e sustentável, optando pelo uso de tintas produzidas a partir de recursos naturais, incluindo terra, café, urucum, açafrão, água, beterraba, cenoura e espinafre. A obtenção da tinta se consegue através da mistura do recurso natural, água e cola branca comum. Contamos com apoio valioso e colaboração dedicada de toda equipe da Obra Social, assim como a generosidade dos colaboradores (comunidade e familiares) que contribuíram com materiais recicláveis para a construção dos comedouros”, recorda Karislaine Tereza Freitas.

  

Os educandos não apenas participaram ativamente no cuidado desse espaço, mas também demonstraram entusiasmo, juntamente com as educadoras que se empenharam na preparação das tintas, confecção das plaquinhas, limpeza da casinha e, principalmente, na escolha do nome "Recanto Feliz" para atribuir à ação e ao próprio parquinho. Essa iniciativa não só promoveu a autonomia, mas também ressaltou o protagonismo dos assistidos da Obra Social.

Além disso, o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, durante todo o ano conta com doações de alimentos, hortifrúti, materiais de limpeza, materiais esportivos, materiais de papelaria para a manutenção dos atendidos. A Campanha do Dia de Doar UPV não apenas ampliou a visibilidade no território, mas também ajuda a abrir portas para novas parcerias e benfeitores que ajudam durante todo o ano. Diante disso, continuamos nosso trabalho e missão seguindo o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello, cuidando dos jovens para que se tornem bons cristãos e honestos cidadãos”, comenta Karislaine Tereza Freitas.

  

RECONHECIMENTO

A revitalização do parquinho não apenas contribuiu para a preservação do Meio Ambiente, desencadeando a conscientização entre os educandos, seus familiares e toda a comunidade local, mas também deixou marcas em suas memórias. Confira a seguir os depoimentos dos participantes envolvidos nessa ação em prol do meio ambiente e em comunhão com o Dia de doar UPV.

“Foi uma experiência agradável que proporcionou o fortalecimento de vínculos com os educandos e um momento de lazer” Educadora da oficina Projeto de Vida, Gleice Kele da Costa.

“Uma atividade que envolveu os educandos de forma lúdica e prazerosa” Educadora da oficina Enter@ção na Era Digital, Andréia da Silva.

“Foi muito bom e legal nossa participação, além de ter sido muito divertido” Atendido da Obra Social Salesiana, Ádrian Fidelis.

“Foi muito gratificante participar da revitalização do parquinho junto das crianças e jovens” Educadora da oficina “EcoArt”, Magda Assis.

“Foi divertido, me senti feliz em estar participando” Atendida da Obra Social Salesiana, Tessália Beatriz.

   


COLABORE

Assim como o Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), que fica em Ouro Preto (MG), está sendo beneficiado, outras Obras Sociais Salesianas também precisam da sua colaboração. Neste ano, a Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do seu setor de Captação de Recursos para a Ação Social Salesiana no país, a União Pela Vida (UPV), promove a edição 2023 do Dia de Doar UPV, agendada para o dia 28 de novembro, com um enfoque especial na perspectiva socioambiental. Inspirados pela missão da Don Bosco Green America (Aliança Verde Dom Bosco América) e do Movimento Laudato Si', busca-se não apenas promover a doação, mas também ressaltar a importância da responsabilidade com o meio ambiente nas ações cotidianas.

Participe da Campanha Dia de Doar UPV 2023 tornando-se um(a) Benfeitor(a). Basta acessar o site oficial da União pela Vida e doar. Você também pode se voluntariar na Obra Social Salesiana mais próxima a você. Encontre nossas unidades clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber