29/06/2024

Dia do Papa e dos Santos Pedro e Paulo

No dia 29 de junho, a Igreja Católica celebra o Dia do Papa, uma ocasião especial que reverencia não só o líder supremo da Igreja, mas também dois dos seus pilares fundadores: os santos Pedro e Paulo. Esses dois apóstolos são os padroeiros de Roma e figuras centrais na propagação do cristianismo. A data é marcada por diversas celebrações religiosas e culturais pelo mundo.

O Dia do Papa está intrinsecamente ligado às festas de São Pedro e São Paulo. Este dia remonta ao século IV, quando a Igreja decidiu celebrar conjuntamente o martírio dos dois santos. São Pedro, originalmente chamado Simão, foi um dos doze apóstolos de Jesus e é o primeiro Papa da Igreja Católica. Segundo a tradição, ele foi crucificado de cabeça para baixo em Roma, a seu próprio pedido, por não se considerar digno de morrer da mesma forma que Cristo. São Paulo, por sua vez, é conhecido por sua surpreendente conversão no caminho de Damasco e por suas cartas, que formam uma parte significativa do Novo Testamento. Ele foi decapitado em Roma, e sua vida e ensinamentos foram fundamentais para a expansão do cristianismo além das fronteiras judaicas.

 

QUEM FORAM SÃO PEDRO E SÃO PAULO?

São Pedro, um humilde pescador da Galileia, foi escolhido por Jesus para ser "a pedra" sobre a qual a Igreja seria edificada. Sua liderança, coragem e fé inabalável foram essenciais para a consolidação do cristianismo nos primeiros anos após a ressurreição de Cristo. A tradição associa a Pedro o símbolo das chaves, pois no Evangelho de Mateus (16, 18-19) Jesus lhe disse: “Você é Pedro, e sobre essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu”.

São Paulo, nascido Saulo de Tarso, israelita de nascimento, hebreu filho de hebreus, quanto à lei judaica, fariseu, transformou-se no maior perseguidor dos cristãos. No entanto, após encontrar-se com Jesus ressuscitado na via de Damasco, ele se converteu e tornou-se um dos mais fervorosos defensores do Evangelho. De perseguidor se fez seguidor! Considerado Apóstolo dos Gentios, suas cartas às primeiras comunidades cristãs são textos fundamentais para a teologia cristã.

 

GIRANDOLA DI CASTEL SANT’ANGELO

Uma das celebrações mais espetaculares deste dia, para celebrar os Santos padroeiros de Roma, de modo especial São Pedro, é a “Girandola di Castel Sant’Angelo”, um tradicional show de fogos de artifício que ilumina o céu romano. Esta tradição remonta ao século XVI e foi inicialmente concebida pelo arquiteto Michelangelo. Os fogos de artifício são lançados do Castelo Sant’Angelo, um imponente mausoléu transformado em fortaleza papal, proporcionando um espetáculo visual que atrai milhares de espectadores.

É sempre importante recordar que o Papa, no momento presente Francisco, é o sucessor do Apóstolo Pedro e Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana.

Escrito por Ir. Maike Loes / Foto: ShutterStock - ID 1528007291

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber