23/01/2024

Dos Museus Salesianos de todo o mundo ao Colle Don Bosco

Onze Museus Salesianos participam do primeiro Encontro Global de Museus Salesianos. A maioria é da América Latina e da Itália, além de um da Índia e um da Espanha. Vinte e quatro salesianos e leigos estão envolvidos neste programa de cinco dias no Colle Don Bosco, de 18 a 22 de janeiro de 2024. O objetivo principal do evento é que os responsáveis por todos os museus salesianos se conheçam, apreciem o trabalho dos museus que administram e aprendam, por meio deste intercâmbio mútuo, com outros. Outro objetivo explícito do evento é fazer com que a identidade missionária salesiana dos museus salesianos seja compreendida e definida, para que possa ser plenamente aceita e que seus líderes se comprometam a vivê-la e a levá-la ao trabalho cotidiano dessas instituições.

O Brasil foi representado pelos coordenadores do Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB), Marcos Lima; e do Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB), Dirceu Lonkhuijzen.

"Todas as instituições salesianas devem ser uma igreja, uma escola, uma casa e um pátio. E todo museu é uma instituição cultural e educativa. Os salesianos evangelizam educando. Portanto, todo museu, mesmo que sua coleção consista apenas em objetos da natureza ou relacionados à vida de uma pessoa, pode se tornar uma instituição educativa e, portanto, evangelizadora, por meio da maneira como tratamos os objetos de nossa coleção e de nossa interação com os visitantes", explicou o Coordenador do encontro em nome do Setor para as Missões Salesianas, Pe. George Menamparampil. "Essa identidade missionária salesiana deve ser definida, aceita, promovida e aplicada por todos os nossos museus", acrescentou o salesiano.

Em seguida, apontando para as ideias compartilhadas nas reflexões desses dias, o Pe. Menamparampil observou que todos os museus salesianos também devem estar diretamente conscientes do papel que poderiam desempenhar em relação às culturas em rápido desaparecimento das comunidades étnicas minoritárias indígenas e que, pelo menos alguns museus salesianos, além de exibirem exposições didáticas de artefatos materiais e outros objetos, sejam chamados a se tornarem centros de reflexão, estudo, pesquisa, documentação e promoção dessas culturas.

No final deste encontro, o Setor das Missões também visa formar uma rede de museus salesianos em todo o mundo, para favorecer a aprendizagem recíproca, o apoio e o crescimento nos próximos anos, e estabelecer mecanismos e processos para animar essa rede e promover a colaboração contínua.

Será dada grande importância aos responsáveis por estas instituições, chamados a se tornarem mais diretamente conscientes das maneiras de tornar seus museus mais educativos, mais salesianos e mais missionários. Todos devem buscar a sustentabilidade financeira e todos devem se dedicar à pesquisa das mais recentes inovações em museologia e ao uso das mais recentes tecnologias para conseguir museus mais eficazes.

Além da partilha, por parte de cada museu, de apresentações, propostas e discussões sobre temas de interesse comum, o Programa do Encontro inclui várias visitas como: ao Museu Etnológico Missionário em Castelnuovo Don Bosco, nos Becchi; ao Museu Camponês, no Colle Don Bosco; ao Museu de Mamãe Margarida, em Capriglio; e ao Museu Casa Dom Bosco, em Turim-Valdocco.

O programa é patrocinado pela Procuradoria Missionária Salesiana (Missioni Don Bosco) de Turim, por meio do Fundo de Solidariedade do Reitor-Mor.

     

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber