25/01/2024

É Salesiana a maior nota em matemática do ENEM 2023!

João Humberto Bousquet Boynard de Faria, de 17 anos, ingressou no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA), de Campos dos Goytacazes (RJ), no pré-maternal, quando tinha apenas 1 ano e 5 meses. Desde então, junto à equipe docente da instituição salesiana, vem traçando uma trajetória de grandes conquistas acadêmicas.

Com um excelente desempenho em matemática, reconhecido pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) por dois anos seguidos (2017 e 2018), João Humberto alcançou a nota 958,6 na seção de exatas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023, o que lhe rendeu a conquista da maior nota nacional em matemática do último ENEM. “Quando vi a nota fiquei extremamente feliz”, comenta João ao contar que estava em casa com os pais quando soube do seu resultado. “O site estava congestionado e demoramos para conseguir acessar. Quando conseguimos e vimos que realmente ele alcançou a nota máxima, ficamos extremamente felizes e radiantes com essa conquista, principalmente porque são 45 questões de matemática”, conta a Advogada e mãe de João Humberto, Mariana Dias Bousquet Boynard de Faria. Matemática sempre foi a matéria preferida do João e, com a nota do ENEM, o aluno salesiano pretende cursar medicina.

Durante sua preparação para a prova nacional, ele conta que priorizou duas estratégias bem definidas: “Minha preparação se resumiu a primeiro estudar o conteúdo por meio das aulas na escola, cursos e apostilas, e posteriormente realizar baterias de questões de provas anteriores de diversos vestibulares”. Neste processo, a família também desempenhou um papel de extrema importância: “Primeiro passamos para ele calma e segurança para vivenciar esse momento que é tão importante e desafiador na vida do estudante, além de proporcionar um local apropriado para o estudo, uma alimentação saudável e muita conversa e incentivo”, comenta Mariana que também deixa uma dica importante para as famílias: “O acompanhamento dos pais junto ao aluno, desde o início da vida escolar, é de extrema importância para incentivar e impulsionar seu desenvolvimento. O conhecimento da matemática começa desde bem pequeno. Sempre incentivei jogos de raciocínio para aprimorar seu talento com a matemática. Os frutos plantados serão colhidos! Não tenham dúvidas”. 

   

 

O APOIO DO CENSA NA CONQUISTA DO JOÃO

Como uma das mais de 100 escolas da Rede Salesiana Brasil, o Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA), de Campos dos Goytacazes (RJ), desempenhou um importante papel na preparação do João Humberto para o ENEM 2023. “A maior ajuda foi principalmente na minha formação como estudante, sempre incentivando o aluno a buscar conhecimento, fornecendo uma base de conteúdo muito sólida. Durante o Ensino Médio, a prática mais proveitosa era a dos simulados semanais que ajudam muito na preparação para uma prova dessa importância”, comenta João. “O CENSA é uma escola de excelência, com professores super capacitados e que valoriza e impulsiona o aluno”, completa Mariana.

Você pode conhecer mais sobre o CENSA e as demais escolas da Rede Salesiana Brasil clicando aqui.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber