06/09/2023

Encontro Inspetorial de Gestão Educacional e Social

Nos dias 04, 05 e 06 de setembro, na Casa de Encontros dos Salesianos, em Jaboatão dos Guararapes (PE), aconteceu o Encontro Inspetorial de Gestão Educacional e Social da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga. O evento contou com o tema “Protagonismo juvenil e transformação socioeducativa na ‘formação do bom cristão e do honesto cidadão’” e buscou promover a formação continuado das equipes das Escolas e Obras Sociais que compõem a Inspetoria.

Com temáticas comuns às duas áreas de atuação das presenças salesianas do Nordeste (Educação e Ação Social) e também conteúdos específicos para cada grupo, no segundo dia do evento, o Captador de Recursos da Rede Salesiana Brasil (RSB), Phelipe Sales, comandou a palestra “Estratégias de Captação de Recursos - Fontes Privadas, Fontes Públicas e Geração de Renda”, voltada especificamente para o grupo da Ação Social.

“É muito significativo a RSB estar presente nesses espaços, primeiramente porque prezamos muito pelo trabalho em Rede e segundo, porque, entendendo que a Inspetoria está buscando conhecimento e incentivando os colaboradores a compreenderem mais ainda o tema captação de recursos, isso mostra que as instituições estão buscando cada vez mais se profissionalizar. Então eu vejo como é importante a Rede estar presente nesses espaços formativos, nesses encontros que, de certa forma, vão trazer futuros cada vez melhores para as instituições salesianas”, comenta Phelipe.

Ainda como continuação das ações formativas promovidas pela Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, na terça-feira (19), acontecerá um encontro com os Educadores Sociais. O tema deste segundo momento nasce a partir da citação de Paulo Freire: “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades”. A proposta é que seja abordada a Salesianidade e as diversas situações de vulnerabilidade dos atendidos e atendidas das obras sociais da Inspetoria, além de reflexões sobre a importância e o impacto do trabalho do(a) Educador(a) Social na vida desse público. Este segundo Encontro pretende ser uma ação alusiva ao Dia Nacional do Educador Social, celebrado anualmente no dia 19 de setembro.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe