18/09/2023

Ex-Alunas e Ex-Alunos se encontram para Assembleia Anual

Nos dias 02 e 03 de setembro, aconteceu a 41ª Assembleia Inspetorial da Federação das Ex-alunas Nossa Senhora Aparecida, Porto Alegre (RS), realizada na Casa “Salesianas Eventos e Hospedagem”, na capital gaúcha. Estiveram presentes mais de 50 Ex-alunas e Ex-alunos das Filhas de Maria Auxiliadora, provenientes das Uniões de Bagé (RS), Uruguaiana (RS), São Luiz Gonzaga (RS), Campos Novos (SC), Porto Alegre (RS) e Cambé (PR).

A Assembleia foi organizada pela Ex-aluna do Instituto Laura Vicuña, de Uruguaiana, Claudia Valéria Freitas, atualmente Presidente da Federação da região sul do Brasil.

Ir. Ercilde Moratelli, que sempre acompanha o grupo, em nome da Vigária Inspetorial, Ir. Ivone Ranghetti, entregou aos participantes a revista do Boletim Salesiano (julho/2023), destacando o artigo “Sinodalidade à luz do Carisma”, escrito pelo Salesiano de Dom Bosco (SDB), Pe. João Mendonça. Junto, transmitiu a mensagem de Ir. Ivone: “Diga aos participantes da Assembleia para lerem e também refletirem sobre a necessidade de conseguir novos membros para as Uniões, a fim de dar continuidade, de manter vivo o carisma de Dom Bosco e de Maria Domingas Mazzarello. Desejo a todos um excelente encontro. Sinto não estar presente. Abraço e rezo por todos”.

Além das Presidentes, também participaram as delegadas das Uniões e a Delegada Inspetorial, Ir. Maria Aparecida Lopes de Souza. A Assembleia foi muito interessante, tanto pelo conteúdo e explanação, quanto pelos encontros e reencontros. Fortaleceu o carisma salesiano em cada participante, além do crescimento dos laços de amizade já existentes.

Ao longo do ano, a Estreia do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, cujo tema é “Como Fermento na Família Humana Hoje – A dimensão laical da Família de Dom Bosco” é ponto de estudo e de muita reflexão nas 5 Uniões. Na Assembleia aconteceu a culminância do estudo com a apresentação de todo o conteúdo por 3 Uniões: Campos Novos, São Luiz Gonzaga e Uruguaiana.

Ir. Maria Aparecida também deu sua contribuição, apresentando o tema “Como os ramos de uma árvore”. “Olhe para aquela árvore. A Família Salesiana é assim: tem um tronco forte e sólido que é Dom Bosco, bem enraizado no chão, na realidade concreta da vida cotidiana – os jovens, os pobres, os desafios de cada dia que esperam respostas… – e tem muitos ramos que olham para o céu – os vários grupos nascidos de seu carisma. Há grupos de religiosos e grupos de leigos, homens e mulheres”, recordou Ir. Maria Aparecida, fazendo eco às palavras da escritora italiana, Giuseppina Bellocchi.

A fala da Ir. Maria Aparecida enriqueceu muito as apresentações das 3 Uniões. Os participantes assumiram o desafio de atrair novos Ex-alunos e Ex-alunas, localmente, para conhecer os valores, a força e a importância do carisma de São João Bosco na sociedade atual. As Ex-alunas e os Ex-alunos são responsáveis por dar continuidade, de forma atraente, às ações existentes na pastoral das paróquias, nas obras sociais, nos oratórios, com as crianças e nas visitas às famílias, nas vilas e bairros, desenvolvendo ações concretas de formação de valores humanos e cristãos.

O encerramento da 41ª Assembleia se deu com a Celebração Eucarística, presidida pelo Inspetor da Inspetoria Salesiana São Pio X, de Porto Alegre, Pe. Ademir Ricardo Cwendrych, e concelebrada pelo Vice-Inspetor, Pe. Leandro Brum Pinheiro.

Em seguida, aconteceu o almoço de confraternização e a despedida, na qual foi grande a manifestação do desejo de poder retornar no próximo ano, para mais um encontro de formação e fortalecimento do sentido de pertença à Família Salesiana.

  

Fonte: Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber