08/12/2023

Expansão do Projeto Identità para 2024

Com o objetivo de possibilitar que as equipes gestoras, pedagógicas e pastorais conheçam em detalhes o Projeto Identità, que é uma proposta educativo-pastoral, pensada para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), foram promovidos, de forma on-line, os Encontros Formativos de implantação, que aconteceram nos dias 27 e 28 de novembro, possibilitando maior conhecimento sobre o Projeto, sua concepção, organização e os cursos que serão utilizados.

Na reunião, estiveram presentes a Diretora Executiva da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Silvia Aparecida da Silva; a Coordenadora Nacional das Escolas da RSB, Ir. Lúcia Jacinta Finassi; a Gestora de Projetos da RSB, Ana Paula Costa e Silva; a Professora Cassiana Ferreira e o Professor Dr. Sérgio Junqueira, que, juntos, lideraram os Encontros Formativos para a implantação do Projeto Identità. Durante as reuniões, as equipes gestoras, pedagógicas e pastorais das 20 escolas que implementarão o Projeto a partir de 2024 puderam esclarecer dúvidas e aprofundar ainda mais nos temas em discussão.

Para o próximo ano, a Rede Salesiana Brasil propõe a expansão da implementação do Projeto Identità para outras escolas interessadas, conforme orientações dos Coordenadores Inspetoriais das Escolas. Além disso, o Projeto Identità será também aplicado na Obra Social Centro de Estudos do Menor e Integração da Comunidade (CEMIC), situado na cidade de Lins (SP), com o objetivo de analisar as necessidades de adequações nos planos de encontros e nas atividades propostas, adaptando-as ao contexto das obras sociais, com a perspectiva de posterior ampliação para todas as Obras. Confira as escolas salesianas que implatarão o Projeto Identità em 2024:

 

Colégio Salesiano Nossa Senhora do Carmo - Ananindeua (PA) Instituto Madre Marta Cerutti - Barra do Garças (MT)
Liceu Salesiano do Salvador - Salvador (BA) Centro Educacional Pio XII - Belo Horizonte (MG)
Colégio Salesiano São José - Natal (RN) Colégio Coração de Jesus - Cuiabá (MT)

Colégio Salesiano Nossa Senhora Aparecida - Jaboatão dos Guararapes (PE)

Casa da Criança Joaquim Otaviano de Almeida (Mazzarello) - Recife (PE)

Colégio Salesiano Dom Bosco - Parnamirim (RN) Instituto Maria Auxiliadora - Goiânia (GO)
Colégio Salesiano Dom Bosco - Salvador (BA) Colégio Juvenal de Carvalho - Aracati (CE)
Colégio Salesiano São Gonçalo - Cuiabá (MT) Instituto Waldemar Falcão - Fortaleza (CE)
Instituto Nossa Senhora Auxiliadora - Araras (SP) Instituto Teresa Valsè - Uberlândia (MG)
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Ribeirão Preto (SP) Centro Educacional Santa Terezinha (CEST) - Manaus (AM)
Instituto Maria Imaculada - Barbacena (MG) Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Manaus (AM)

 

SOBRE O IDENTITÀ

Em 2021 e 2022, o Projeto Identità foi desenvolvido com caráter piloto nas Escolas e Obras Sociais da Inspetoria São Pio X (SDB) e da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA-Sul). Diante dos resultados observados por meio do acompanhamento sistemático e das avaliações junto aos sujeitos participantes, que comprovaram a relevância do Projeto e sua contribuição para o fortalecimento da identidade carismática, ocorreu, em 2023, a decisão de ampliação, para 40 escolas da Rede Salesiana Brasil (RSB).

O Projeto Identità é uma proposta que traz às crianças das presenças da Rede Salesiana Brasil (RSB), de forma lúdica, efetiva e afetiva, o que é próprio da identidade institucional. Daí o nome “Identità”, que significa “identidade” na língua materna salesiana, o italiano, em homenagem aos fundadores da Congregação: Dom Bosco e Madre Mazzarello. O Projeto é um itinerário de evangelização que tem o jeito das crianças, do encantamento, do lúdico e da afetividade. Assim, é uma proposta que parte da biografia dos santos salesianos, em diálogo com o material de Ensino Religioso da Coleção Nautas da editora salesiana, a Edebê Brasil, constituindo um arsenal teórico e prático que contribua para que as crianças conheçam mais a identidade salesiana e os amigos que fazem parte desta família, apoiando-as assim a serem “bons cristãos e honestos cidadãos”. 

   

 

A HISTÓRIA DO PROJETO IDENTITÀ

O trabalho integrado entre as coordenações pedagógicas e as coordenações de pastoral mostrou-se essencial para o êxito do projeto piloto, que contou com amplo envolvimento da comunidade educativo-pastoral. O processo de acompanhamento do projeto piloto realizado pela Coordenação do Projeto, por meio de reuniões periódicas e de relatórios de avaliação com o feedback das escolas participantes, possibilitou identificar melhorias necessárias no Livro do Professor, nas Revistas de registros para as crianças e nos demais recursos, as quais foram realizadas para esta nova edição do Projeto.

Trata-se, portanto, de um projeto vivo e dinâmico, tecido a muitas mãos, mentes e corações que, a cada ano, a partir das vivências das crianças, educadores, famílias e equipes gestoras, é aprimorado, consolidando-se como um relevante instrumento da ação educativo-pastoral da Rede Salesiana Brasil. Na experiência piloto, participaram 13 escolas da Região Sul, sendo 5 escolas e 3 obras sociais da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (FMA) e 8 escolas e 2 obras sociais da Inspetoria São Pio X (SDB), todas comprometidas a dar continuidade ao Projeto. Para saber mais informações sobre o Identità, clique aqui.

      

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe