09/11/2023

Experimenta UniSales 2023 ampara escolha profissional de jovens

O momento de decidir qual carreira seguir é muito importante na vida de jovens e adolescentes. O melhor caminho para uma escolha mais segura é a vivência das profissões e a troca de conhecimentos com profissionais do mercado. Pensando nisso, na quarta-feira (25), o Centro Universitário Salesiano (UniSales) realizou a segunda edição do Experimenta, o que possibilitou a estudantes do ensino médio vivenciar na prática um dia como estudante do curso de graduação no qual pretendem iniciar sua carreira.

Ao longo do dia os estudantes participaram de oficinas dos cursos de Direito, Educação Física, Administração, Biomedicina, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Enfermagem, Filosofia, Farmácia, Tecnologias, Psicologia, Ciências Biológicas, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Fisioterapia e Nutrição. Foram realizadas 19 oficinas, além das atividades relacionadas aos cursos disponíveis nos estandes, na área central do evento. Ao todo, 1294 alunos de mais de 11 instituições de ensino do Espírito Santo participaram do evento.

Uma das estudantes do Colégio Estadual do Espírito Santo, a participante Esther, enfatizou que o evento acrescentou muito à sua experiência. “Estou no final do terceiro ano do Ensino Médio e, para mim, a experiência tem sido ótima. Escolhi uma oficina de Nutrição e uma de Administração. Eu vi, realmente na prática, como funciona cada curso, esclareci minhas dúvidas e fiquei muito feliz”, contou.

O evento permitiu que os estudantes refletiram sobre as mudanças que impactam as profissões e como o mercado se inova e reinventa. Além de conhecerem a metodologia do UniSales em que os alunos são protagonistas do aprendizado com atividades que estimulam novos conhecimentos e desenvolvimento de habilidades.

A reitora da instituição, Profª. Carmen Luiza da Silva, ressaltou o papel que o evento cumpre em disponibilizar a infraestrutura do UniSales para amparar a escolha dos jovens da comunidade. “É uma alegria poder receber esses jovens aqui no UniSales para ajudá-los a tomar uma decisão importante em suas vidas. A Feira de Profissões é uma oportunidade única para que eles conheçam as diversas carreiras e vivências práticas que podem escolher. Nosso modelo pedagógico é pautado na interação entre a instituição e a comunidade e o Experimenta também é um momento que evidencia esse traço”.

      

 

CESAM-ES NO EXPERIMENTA UNISALES 2023

Buscando atrair a atenção dos aprendizes para os temas relevantes que permeiam o mercado de trabalho e permitindo uma melhor avaliação e planejamento do desenvolvimento de carreiras, o Cesam-ES promoveu, nos dias 25 e 26 de outubro, duas visitas em eventos voltados para essas discussões.

O primeiro evento, no dia 25, foi o Experimenta, realizado pelo UniSales - Centro Universitário Salesiano, promovendo a participação em oficinas práticas dos cursos de graduação. Os aprendizes dos turnos matutino e vespertino puderam conhecer como cada curso trabalha suas áreas do conhecimento. Engenharia, Enfermagem, Direito, Educação Física, Nutrição, Psicologia foram alguns dos cursos presentes e que receberam os adolescentes aprendizes em seus laboratórios para momentos de conhecimento e informação.  

No dia seguinte (26), foi a vez das turmas que realizam a teoria na quinta-feira, tanto pela manhã quanto a tarde, visitarem as Competições Senac de Educação Profissional 2023. Localizado na Praça do Papa, em Vitória, o evento contou com profissionais de diferentes áreas do conhecimento do Brasil inteiro, além de instituições de ensino visitantes.

 

 

Fonte: Inspetoria São João Bosco (ISJB)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber