22/01/2024

O dinamismo apostólico de Dom Bosco estimula seus Filhos

Na Concelebração Eucarística, presidida pelo Reitor-Mor e Cardeal Ángel Fernández Artime, se abriu o quarto dia do encontro da FS em Valdocco. “A presença de tantos salesianos de Dom Bosco de vários continentes, da Família Salesiana com os Superiores maiores, os Coordenadores e os Presidentes mundiais dos Grupos – disse - é um símbolo muito forte da Família de Dom Bosco, aqui presente também para testemunhar a ‘promessa de fidelidade ao Reino na Igreja’”.

As Leituras da Liturgia do dia, de diferentes modos ligadas ao tema do chamado de Deus e da ação do homem que o segue, precederam a leitura de uma "carta do sacerdote João Bosco". Como foi explicado no final da manhã, tratou-se de uma síntese da reflexão e da oração dos participantes dos Dias de Espiritualidade Salesiana (DEFS) sobre o tema de “O Sonho dos Nove Anos”.

A inclusão deste texto na homilia do Reitor-Mor suscitou forte atenção entre os fiéis, presentes ou on-line. As palavras e o coração de Dom Bosco, confirmaram a intuição da Estreia 2024: duzentos anos depois do evento que envolveu o pequeno João e, por meio dele, o vasto movimento salesiano na Igreja – sobre o valor atual e impulsionador daquele chamado. “Se você está aqui hoje é porque foi escolhido para uma missão. Esta é a sua vocação: você é chamado a continuar o que comecei. A realizar todos os sonhos de Deus que também são os meus. E a realizá-los juntos, como Família”, leu o Cardeal.

A solene Concelebração assumiu, portanto, um caráter de refundação, para a Família Salesiana, não porque haja necessidade de confirmar uma ação já amplamente generosa em nível de serviço aos jovens do mundo inteiro, mas para que seja aquecida pelo calor - não apenas sentimental, mas também teológico - do "sonho". Por isso, aquela carta, "inesperada", como assinalou o celebrante - certamente não milagrosa em si, mas uma expressão de um milagre do bem que se repete todos os dias nos 136 países tocados pelo carisma salesiano - merece ser lida novamente (a homilia pode ser encontrada a partir do minuto 1:01:01 do vídeo).

Jonas, como lembra a primeira Leitura, temia o chamado de Deus, que era muito exigente. Mas ele foi levado de volta, pelos eventos que vivenciou, à aceitação daquele chamado. Nós também recebemos o batismo, que é o nosso chamado pessoal - lembrou o Reitor-Mor - . Não temos o direito de desanimar, de viver sem fortes motivos de esperança". Este conceito, aplicado à Família Salesiana, se expressa como "não temos o direito de não ser proféticos, de não ser corajosos, de não significar algo de bom para o mundo e para a Igreja".

Eis a relevância e a força do sonho de Dom Bosco. A “carta” afirma: “Peço que saiam. Mais uma vez, partam. Sem trégua, partindo incessantemente. Como Abraão, como José e Maria, como Levi, Simão, André e todos os outros”. O X sucessor de Dom Bosco seguiu lendo outras frases da carta: “Seja esta a vossa direção: chegar ao Paraíso levando convosco o maior número possível de rapazes e moças”.

O efeito percebido por todos foi que as palavras pareciam sair da própria boca de Dom Bosco: consequência da fidelidade às origens do carisma e da forte comunhão de intenções da Família Salesiana, que se reuniu nestes dias com plena disponibilidade para se deixar fascinar, mais uma vez, pela dimensão do sonho - parente próximo que é da poesia.

Como explicou à assembleia o Delegado Central para o Secretariado para a Família Salesiana, Pe. Joan Lluís Playà, o texto passou por uma intensa preparação no sábado. Os grupos linguísticos produziram um resumo de 12 páginas dos Dias, meditadas e resumidas pela Secretaria, num processo fiel, que visava extrair os conceitos mais essenciais. Em seguida, as mãos do Pe. Bruno Ferrero, um pedagogo e escritor sensível, configuraram o formato lírico, para tocar o coração.

A inédita "Carta Dom Bosco 2024", traduzida para as línguas dos presentes, foi lida na íntegra, para a assembleia, no encerramento dos trabalhos: mais uma lembrança das raízes da espiritualidade salesiana, cordial, mas exigente:

"Onde quer que estejam, construam! Em pé, sempre! Se estiverem no chão, se alevantem! O mundo precisa de vocês! Amem as pessoas. Amem-nas uma a uma. Respeitem o caminho de todos, seja ele linear ou atormentado, porque cada pessoa é sagrada. Chorem com aqueles que choram, mas trabalhem para que não haja mais lágrimas neste mundo. Deixem que sua maneira de amar seja um poder transformador que leve à felicidade. Tenham um amor claro, semeiem alegria e, por onde passarem, sejam uma bênção. Não desperdicem suas vidas. Contaminem o mundo com sua alegria”.

Também houve tempo para assistir ao vídeo de apresentação de um dos últimos grupos associados à Família Salesiana, o das Irmãs da Visitação de Dom Bosco, congregação religiosa feminina dedicada aos necessitados de cuidados materiais e espirituais, fundada pelo salesiano indiano, Arcebispo de Shillong-Guwahati, Dom Hubert D'Rosario: um exemplo claro de como encarnar o dinamismo apostólico de Dom Bosco nas periferias do mundo; tanto que em 25 anos desenvolveu uma presença missionária no exterior, no Sudão do Sul.

No final do evento, o Reitor-Mor fez um balanço positivo dos Dias: “Provamos a maturidade da Família Salesiana”. Foi sua despedida dos Dias como Reitor-Mor. Agora, este Filho de Dom Bosco prepara-se para um serviço mais próximo do Papa: também este um “sonho”!

Você pode assistir à gravação dos Dias de Espiritualidade da Família Salesiana, com tradução para a língua portuguesa, no canal oficial da Família Salesiana no YouTube

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber