18/09/2023

Obra Social Salesiana celebra conquista cultural e recebe visita especial de FMA

Agosto deste ano foi uma data muito marcante para a Fundação Menino Jesus (FMJ), que fica em Ponte Nova (MG). A Obra Social Salesiana, além de receber a visita da Conselheira Visitadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Ir. Paola Battagliola, os atendidos no projeto “Musicante - Meninos de Ponte Nova” protagonizaram uma apresentação gratuita que encerrou as atividades iniciadas no ano passado. No palco da Câmara Municipal de Ponte Nova, o Espetáculo Musicante foi realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e contou com o apoio de patrocinadores.

A Fundação Menino Jesus trabalha na oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em dois turnos para crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social e relacional. Além deste serviço, a FMJ oferece outros dois projetos a partir de incentivos fiscais: o “Teatro das Virtudes”, que pretende estimular a leitura, realizando a distribuição de 140 exemplares de livros nos quais se baseiam as peças. Ao todo, o projeto já atendeu mais de 1.200 pessoas, sendo todas as atividades oferecidas gratuitamente na sede da instituição e nas escolas do município.

O segundo projeto é o “Musicante-meninos de Ponte Nova", que oferece aulas de flauta doce e violão. O projeto disponibiliza ainda uma oficina sobre a importância da música no processo educacional de crianças e adolescentes. Para além da formação, a prática musical, seja ela vocal ou instrumental, contribui para a formação universal do indivíduo em termos de ética, cientificidade e refinamento do gosto.

 

ACOLHIDA DA CONSELHEIRA VISITADORA

Na segunda visita da Conselheira Visitadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Paola Battagliola, à Fundação Menino Jesus, ocorrida após um intervalo de 7 anos, sua chegada à Obra Social foi repleta de intensas emoções. O evento se desenrolou com uma recepção emocionante, com fogos de artifício, cataventos coloridos, uma chuva de papéis picados e apresentações artísticas memoráveis. “Era nosso desejo rememorar a primeira visita de Dom Bosco em Mornese, porém a religiosa ficou assustada com tanta festa de fogos. A Ir. disse: ‘foi uma chegada muito calorosa e assustadora’”, comentou a Diretora Institucional da Fundação Menino Jesus, Rita de Cássia.

Na recepção da religiosa, os assistidos estavam com cata-ventos, item que foi o tema principal da visita, simbolizando a união dos povos do mundo inteiro, que é o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.  Meninas vestidas de Madre Mazzarello e campesinas (como as primeiras meninas acolhidas por Maín em Mornese) acolheram a Ir. Paola.

Já na quadra de esporte, os assistidos dançaram e cantaram. Atentamente, os que estavam presentes no evento escutaram tudo o que a Ir. Paola ensinava e partilhava. Juntamente com os colaboradores da FMJ, com a alegria em estar todos juntos, as crianças ficaram encantadas com a língua italiana e a receptividade da religiosa. Ao sair, falou de sua felicidade ao ver o movimento da casa, das melhorias, dos projetos, do sorriso das crianças e que o sonho iniciado pela Ir. Zélia Patrício, falecida em março de 2020, continua forte e muito vivo.

  

 

PROJETO CULTURAL

Os participantes do projeto “Musicante - Meninos de Ponte Nova” protagonizaram, na noite do dia 17 de agosto, uma apresentação gratuita que encerrou as atividades iniciadas no ano anterior. Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da Bartofil Distribuidora, o Espetáculo Musicante foi realizado na Câmara Municipal de Ponte Nova (MG).

“Ao longo dos últimos meses, atendemos 120 crianças e adolescentes com oficinas de violão e flauta doce. Neste período, eles conseguiram passar pelas bases musicais de cada instrumento e a evolução de cada um já foi sentida nos ensaios abertos realizados em abril. Nossos alunos prepararam um espetáculo que foi cuidadosamente montado para agraciar o público com música boa e muita cultura”, disse a Diretora Institucional da Fundação Menino Jesus, Rita de Cássia.

Com apresentação exclusivamente instrumental, o setlist foi diverso com direito a: Te Ver (Skank), Azul da Cor do Mar (Tim Maia), Pra Não Dizer que Não Falei das Flores (Geraldo Vandré), O Mundo é um Moinho (Cartola), Love me Tender (Elvis Presley), Anunciação (Alceu Valença) e a Nona Sinfonia de Beethoven. “Tivemos outras músicas, incluindo um medley e duas canções da saudosa Ir. Zélia, que foi quem nos despertou a ingressar no universo dos projetos incentivados, algo ainda bastante novo para nós, mas que tem nos propiciado um valor sociocultural imensurável”, apontou Rita.

No fim do show, os adolescentes fizeram uma apresentação de Maculelê homenageando a cultura africana e o povo negro.

Está previsto a realização de duas oficinas de musicalização para adultos, em especial professores, educadores e estudantes da rede pública de ensino. Além de contribuir para a formação de plateia e atuar como agente multiplicador, a oficina tem como objetivo apresentar a musicalidade como ferramenta para o dia a dia em sala de aula.

  

 

COLABORE VOCÊ TAMBÉM!

Sabia que você também pode contribuir com as ações da Fundação Menino Jesus (FMJ), em Ponte Nova (MG), ou com as demais obras sociais salesianas pelo Brasil sem sair de casa? Acesse o site oficial da União Pela Vida (UPV) e doe. Sua contribuição pode mudar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Por equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber