13/09/2023

Primeira encontro do projeto “VOICES” na América

Na última quarta-feira (06), a Equipe de Comunicação Social das Américas (ECSA), reunida em Santiago do Chile, promoveu o primeiro encontro do projeto “VOICES”, uma iniciativa do Setor de Comunicação Social (CS) para ouvir pessoas que desenvolvem atividades de comunicação em áreas de vulnerabilidade social e que sejam capazes de transformar realidades locais, impactando positivamente a vida das pessoas vinculadas às presenças salesianas.

O Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, participou do evento e revelou que se espera uma ampliação do projeto “VOICES”. “Precisamos ouvir as vozes das populações indígenas, dos agricultores, dos jovens, e criar uma rede de pessoas que construam a comunicação”, disse na ocasião.

Representando o Brasil, estiveram presentes o Coordenador Inspetorial de Comunicação da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, Pe. João Carlos, e a Jornalista da Rádio FM Dom Bosco 96,1, de Fortaleza (CE), Jocasta Pimentel.

O Pe. Carlos Hernández, de San Pedro Carchá, Guatemala, estava entre os convidados e compartilhou a realidade da comunidade, destacando a importância da rádio comunitária “Estéreo Emmanuel 98.3 FM”, que chega a mais de 100.000 pessoas das populações indígenas. "Atualmente, o nosso maior desafio é a falta de energia elétrica. Nosso custo diário em gasolina para manter o rádio funcionando das 8h às 22h é alto. Temos um projeto para instalar eletricidade, mas não temos condições de fazer tudo sozinhos, precisamos de 15 mil dólares para realizá-lo”, conta o salesiano.

Emmanuel Feliz, outro participante, partilhou sua experiência de vida pessoal. Disse que desde criança foi ajudado pelos Salesianos, pois não dispunha de vínculos familiares. Com o apoio da Igreja, conseguiu desenvolver sua formação educativo-profissional e hoje faz parte da equipe “Radio Juventus”, da República Dominicana. Um dos desafios que enfrenta é a necessidade de profissionalizar a equipe da rádio, por meio da formação e do uso de instrumentos para melhorar a qualidade tecnológica dos equipamentos utilizados.

Outro convidado, Oscar Posoraja, do povo originário Ayoreo, do Paraguai, mencionou a ajuda recebida graças à chegada de sacerdotes à região. Ele conta que foi o primeiro de sua tribo a receber educação formal. “Os salesianos acompanharam a comunidade Ayoreo para que houvesse pessoas mais preparadas na comunidade e me conduziram e formaram professor”, testemunhou. Outro participante, o Pe. Efrén Mejía, da Nicarágua, apresentou o projeto para a formação de um grupo de comunicadores numa pequena escola em Masaya.

Por fim, Armando Grijalba, do Equador, compartilhou sua experiência com as populações indígenas da universidade em que trabalha. 

Após as apresentações de cada convidado do projeto “VOICES”, o contato salesiano para a América no Setor para a Comunicação Social, Pe. Ricardo Campoli, reuniu-se com os membros da ECSA em Santiago, para organizar os próximos compromissos do “VOICES”.

Fonte: Agenzia InfoSalesiana (ANS)

 

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber