04/01/2023

Professor Salesiano Toma Posse na Academia Assuense de Letras

Na noite do dia 03 de dezembro de 2022, a Academia Assuense de Letras (AAL) realizou a Sessão Solene de Posse dos novos sócios (efetivos, benemérito e correspondentes). A cerimônia aconteceu nas dependências do Cine Teatro Dr. Pedro Amorim, contando com a presença de familiares e amigos dos novos empossados, além de autoridades civis e religiosas. Nesta Solenidade tomou posse o professor e pesquisador Tállison Ferreira da Silva, docente do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Parnamirim, e do Colégio São José, em Natal, ambos localizados no estado do Rio Grande do Norte. “Senti-me feliz e honrado quando soube que havia sido eleito para Academia Assuense de Letras, sobretudo para ocupar a Cadeira N.º 20, do musicista e imortal patrono Samuel Sandoval da Fonseca, que, em números de manuscritos musicais (2.697), chegou a superar Leonardo Da Vinci (1.750). Fazer parte desta egrégia instituição só aumenta a minha responsabilidade com a causa da educação, da cultura e da arte em suas diversas manifestações, bem como entusiasma a zelar e a cultivar cada vez mais a língua portuguesa e a literatura brasileira – tão vasta e profícua”, diz Tállison Ferreira.

 

 SOBRE TÁLLISON FERREIRA DA SILVA 

Natural de Assu, o professor, escritor,  poeta e compositor é graduado em Filosofia pela Faculdade Dom Heitor Sales (FAHS), Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Especialista em Salesianidade pela Faculdade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pesquisador no Grupo de Estudos da Complexidade Edgar Morin (GRECOM/UFRN-Natal), Terapeuta Reiki pelo Sistema Usui Reiki Ryoho, Membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA) e Colaborador do Observatório da Várzea – Assu/RN. É autor dos livros: O catequista Globalizado do Século XXI (2011), Padre Francisco Canindé dos Santos: Pastor Incansável do Vale do Açu (2014), Padre José Freitas Campos: Das mãos de ouro à uma voz que encanta (2015), Poemas Di-Versos (2016), Maria Lúcia da Fé: A Mãe de uma Santa (2018), Diálogo com o Mestre: Educação, Política, Religião e outros aprendizados (2020) e Poemas Contos e Aforismos (2022), além dos poemas e contos publicados pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores - Rio de Janeiro, CBJE/RJ. Das suas composições musicais destacam-se os hinos dedicados aos 60 anos da CRB – Regional Recife/PE, a Santa Dulce, Santa Rita de Cássia e a Beata Lindalva Justo de Oliveira. Possui uma vasta produção científica (artigos). É Acadêmico da Academia Assuense de Letras – AAL. Cadeira Nº 20, do Patrono Samuel Sandoval da Fonseca (musicista). Atualmente reside em Parnamirim/RN.

 CAMINHADA NAS ESCOLAS SALESIANAS DO RN 

O professor Tállison Ferreira integra o quadro de professores da Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas), desde 2015, quando passou a trabalhar com as Irmãs Salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Nos anos de 2015 a 2018, esteve coordenador de Pastoral no Instituto Maria Auxiliadora, em Natal (RN), onde também lecionou filosofia e ensino religioso no Ensino Fundamental e Médio. Em 2019, até os dias de hoje, é professor de filosofia do Ensino Médio no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Parnamirim (RN), e do Colégio São José, em Natal (RN). Dedica-se ao estudo da Filosofia, do Pensamento Complexo e de Projeto de Vida.

 SOBRE A ACADEMIA 

A Academia Assuense de Letras (AAL) tem por finalidade o cultivo, a preservação e a divulgação do vernáculo, da literatura, da história e da atividade cultural em seus múltiplos aspectos científico, histórico, artístico e literário, podendo participar de iniciativas úteis ao desenvolvimento cultural do município do Assu, do estado do Rio Grande do Norte e do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Colégio Salesianos RN

Fotos: tokk.com.br/academia-assuense

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber