18/07/2023

RSB em destaque no 13° Mutirão de Comunicação (MutiCom)  

O 13° Mutirão da Comunicação (MutiCom), que aconteceu de 13 a 16 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), gerou grande sucesso na edição deste ano. O evento reuniu centenas de pessoas, presencialmente e de maneira remota, e teve como tema "Comunicar para a Cultura do Encontro”. O MutiCom 2023 trouxe muitos debates, reflexões e partilhas sobre o papel da comunicação na Igreja e na Sociedade atual. O evento também contou com alguns stands e, dentre eles, o espaço da Rede Salesiana Brasil (RSB), comandado pelo Analista de Comunicação da RSB, Thiago Silva Santos, o Coordenador Inspetorial de Comunicação da Inspetoria Salesiana São Luiz GonzagaPe. João Carlos, e a equipe da Associação Amanhecer (AMA).

“Um evento como o MultiCom é de suma importância não só para a área da comunicação, mas para as congregações como um todo. Ter a oportunidade de debater diretrizes e colocá-las em prática como uma só rede só vem a agregar para uma caminhada unificada e consistente”, comenta Thiago Silva.

Com uma programação que contou com a presença de grandes nomes da Igreja católica, a palestra magna de abertura trouxe o biógrafo do Papa Francisco, Austen Ivereigh, responsável por parte da equipe de síntese nacional para o sínodo da Inglaterra e do País de Gales e da equipe de síntese continental em Roma. Austen Ivereigh refletiu junto aos participantes acerca do tema do evento: “Comunicar para a cultura do encontro”. Durante sua fala, o referido escritor britânico ressaltou o perfil reformador de Francisco, bem como os desafios da sinodalidade proposto pelo líder da Igreja Católica.

Ao longo da manhã da sexta-feira (14), realizou-se a primeira Conferência com o tema: “Tolerância e Múltiplas Diversidades” que contou com um momento de diálogo com os participantes presenciais. Em seguida, ocorreu a segunda Conferência: “Influenciadores digitais: efeitos e perspectivas”, contando também com um momento de diálogo com os participantes presenciais para perguntas e reflexões. No período da tarde, teve início os Seminários, divididos por seis temas, ministrados por profissionais da área de Comunicação: “Comunicação e mobilização social”; “Cultura do encontro e povos originários”; “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil: atualização e propostas de ação”; “Literacia midiática e cidadania”; “Catequese digital” e “Algorética e inteligência artificial”. Cada participante podia escolher o tema de maior interesse para participar do seminário. O encerramento do segundo dia de evento aconteceu no período da noite, com o jantar e uma Noite Cultura.

  

 Já no terceiro dia do 13° Mutirão Brasileiro de Comunicação, sábado (15), ocorreram duas palestras que exploraram temas de extrema relevância na atualidade: “Amizade social e diálogo na era da desinformação” e “Ecologia integral e cultura do bem viver”. A primeira palestra, ministrada por Mirticeli Medeiros, jornalista paraibana que atua no Vaticano e é Mestranda em História da Igreja, trouxe uma reflexão profunda sobre o impacto da desinformação nas relações sociais e a importância do diálogo para o fortalecimento dos laços de amizade. A segunda palestra foi ministrada pela Doutora e professora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Márcia Maria Oliveira, que trouxe à tona questões urgentes relacionadas à sustentabilidade e ao bem-estar coletivo.

A manhã do domingo (16) foi dedicada a um passeio turístico nas igrejas históricas da capital paraibana.

O STAND DA REDE SALESIANA BRASIL NO 13º MUTICOM

No stand da RSB, os participantes que estavam presencialmente no evento, além de conhecer mais a fundo a dimensão da missão coordenada pelos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e pelas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no país por meio da Rede Salesiana Brasil, tiveram a oportunidade de concorrer a 3 bonecos de Dom Bosco do tipo Funko Pop, apelidado carinhosamente de “Dom Bosquinho”. Para participar do sorteio, era necessário deixar um comentário na publicação oficial do evento no Instagram da RSB (@redesalesianabr). Logo no início da tarde do sábado (15), foi realizado o sorteio no próprio stand. Com mais 87 comentários na publicação, as vencedoras foram: Naiane Almeida, Letícia Bezerra e Aline Karla.

      

BATE-BATO AO VIVO

O stand da Rede Salesiana Brasil também proporcionou valiosas discussões sobre o âmbito da Comunicação para a Cultura do Encontro por meio de entrevistas ao vivo com personalidades presentes no evento. A frente das entrevistas estava o Coordenador Inspetorial de Comunicação da Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, Pe. João Carlos, e a equipe da Associação Amanhecer (AMA). O sacerdote Salesiano entrevistou organizadores do 13° MutiCom, religiosas, padres, profissionais da área da comunicação, entre outros. Dentre as entrevistas que aconteceram no stand, destaca-se a conversa com o Pe. Justino Sarmento Rezende, Salesiano indígena do povo Tuyuka, um dos assessores que contribuiu na elaboração do texto para o Documento Preparatório do Sínodo para a Amazônia e responsável pelo seminário “Cultura do encontro e povos originários” no 13º MutiCom.

Confira todas as entrevistas do stand da RSB no MutiCom pelo canal oficial da Rede Salesiana Brasil no YouTube.

 

     

PRÓXIMA EDIÇÃO  

O encontro foi encerrado no último sábado (15) com a celebração da Santa Missa. Antes da benção final, foi anunciada a sede da próxima edição do evento: Manaus. A capital amazonense sediará o 14º Mutirão de Comunicação (MutiCom), em 2025.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe