21/09/2023

RSB fortalece o IX Encontro Pastoral das IUS América

De 19 a 21 de setembro, na Chácara São Vicente/Lagoa da Cruz, aconteceu o IX Encontro de Pastoral das Instituições Universitárias Salesianas (IUS) da América. O evento, que foi coordenado pelo Reitor do Centro Universitário Católico do Leste de Minas Gerais (UniLeste) e também Coordenador do Âmbito de Pastoral das Instituições Universitárias Salesianas das Américas, Genésio Zeferino da Silva Filho, aconteceu em formato híbrido (tanto presencialmente quanto virtualmente).

O Encontro deste ano contou com uma importante colaboração da Rede Salesiana Brasil (RSB) que financiou os custos para a transmissão ao vivo, em formato de videoconferência, do evento. “Isso foi importante porque possibilitou ampliar a participação dos membros. Não só daqueles que estavam presencialmente em Campo Grande, mas, de cada uma das Instituições, foi possível a participação, de forma remota, de mais membros das equipes de Pastoral. Então, além desse aspecto de integração e de comunicação, contamos com o apoio também financeiro para este Encontro, o que agradecemos à Rede Salesiana Brasil por essa colaboração, por esse apoio”, comenta Genésio Zeferino.

Na abertura do primeiro dia, o Reitor da UniLeste, relembrou a importância de um trabalho em rede, que deve fortalecer as ações das IUS. Já o momento de oração inicial foi conduzido por Xavier Mauricio Arízaga, da Universidad Politécnica Salesiana, do Equador.

O Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. José Marinoni, deu as boas-vindas aos participantes e relembrou o compromisso com o Programa Comum e as Políticas aprovadas na Assembleia Geral, que acontece a cada quatro anos. “Temos a Política 3 que trata do modelo pastoral que deve ser implementado nas IUS. Então, nos próximos dias, temos a tarefa, que será conduzida por Genésio, de debatermos esses assuntos. O Programa Comum 6, trata do objetivo de consolidar diversos contextos da educação superior salesiana e uma delas é aprofundando a Pastoral como uma dimensão transversal”, recomendou o anfitrião.

Com uma participação virtual, o Diretor Executivo da RSB, Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, apresentou um panorama da caminhada da RSB desde a sua fundação até os dias atuais, trazendo um pouco da história, além dos principais objetivos, projetos e programas desenvolvidos pela RSB atualmente. “O apoio que a RSB deu para este evento de Pastoral das IUS revela a sintonia e a sinergia em comunhão com a própria dimensão das Instituições Universitárias. Portanto, a Rede Salesiana Brasil também tem interesse em estar junto, da forma que for possível, apoiando o trabalho das IUS, para além do Ensino Básico [...] Eu me senti muito bem acolhido e foi interessante a compreensão do trabalho em rede”, comenta Pe. Pessinatti.

  

A conferência do dia foi apresentada pelo Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da UCDB, Pe. Idenilson Lemes da Conceição, sobre o tema “Pastoral Universitária Salesiana: compreensão, desafios e oportunidades”.

O segundo dia do Encontro trouxe a palestra “Percurso da Pastoral IUS América no Programa Comum: conquistas e orientações da pastoral”, tema abordado pelo professor da Universidad Don Bosco (UDB), de El Salvador, Roberto Damas. Em seguida, teve início os relatos sobre a implementação das linhas pastorais em cada IUS.

Como última atividade da manhã, os participantes do evento acompanham a apresentação “Programa Comum e Políticas IUS 2023-2026 - Possíveis ações em conjunto”, protagonizada pelo Professor Genésio Silva, além dos encaminhamentos para operacionalização do Programa Comum 6, assunto retomando no período da tarde.

Finalizando o segundo dia, aconteceu uma visita à Paróquia Universitária São João Bosco, no campus Tamandaré, e ao Museu das Culturas Dom Bosco.

O último dia do IX Encontro de Pastoral das Instituições Universitárias Salesianas (IUS) da América trouxe, após a missa, a palestra “Pastoral Universitária e investigação”, tema apresentado pelo Coordenador de Pastoral da Universidade Politécnica Salesiana (UOS), do Equador, Professor Xavier Merchán.

  

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), com informações de site.ucdb.br / Fotos: Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber