15/04/2024

Reuniões estratégicas fortalecem a missão da RSB

Com o objetivo de fortalecer os laços, avaliar as ações em curso e alinhar as diretrizes para o futuro, a Rede Salesiana Brasil (RSB) promoveu uma agenda intensa de reuniões on-line e presenciais, envolvendo seus diversos membros dos Conselhos e Assembleias.

A jornada teve início com o Conselho Fiscal da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil (CIB), realizada em formato on-line, no dia 26 de março deste ano. Já no dia 9 de abril, o foco esteve no Conselho Fiscal da própria RSB, mais uma vez se utilizando do ambiente on-line pela plataforma Zoom; seguido pelo Conselho Fiscal da Conferência das Inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil (CISBRASIL), também em formato on-line no dia 11/04. Os Conselhos Fiscais da CISBRASIL, CIB e RSB buscaram avaliar as atividades financeiras e contábeis das organizações, fortalecendo ainda mais a transparência, a integridade e a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, garantindo a sustentabilidade financeira das atividades em prol da missão salesiana.

Na última quarta-feira (10), foi a vez do Conselho Administrativo da Rede Salesiana Brasil se reunir de forma presencial, no escritório nacional de Brasília (DF). A reunião buscou debater e avaliar as ações institucionais, visando identificar as melhores estratégias para a instituição, de forma que garanta a continuidade da eficácia das atividades. Na sequência, aconteceu o Conselho Administrativo e a Assembleia da Editora Edebê, na sexta-feira (12), destacando o compromisso inabalável da RSB com a promoção de uma educação de qualidade para as juventudes.

A maratona de reuniões estratégicas se encerrou neste fim de semana com as Assembleias Gerais Ordinárias da CIB e CISBRASIL, no sábado (13); e a Assembleia Geral Ordinária da RSB, no domingo (14). Ambas as reuniões aconteceram presencialmente no escritório nacional de Brasília (DF) e buscam avaliar os projetos em curso e discutir as ações futuras para consolidar ainda mais os esforços empreendidos em prol da missão salesiana.

Na Assembleia da CISBRASIL, foram acolhidos dois novos Inspetores: Pe. Philippe Robert Jean Bauziere, da Inspetoria São Domingos Sávio, e Pe. Alexandre Luís de Oliveira, da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora. Vale destacar ainda o avanço do projeto do portal vocacional que compreenderá toda a dimensão da vida e vocação salesiana.

Durante as Assembleias, também foi nomeada como nova Presidente da CIB e RSB a Ir. Alaíde Deretti, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, substituindo a Ir. Teresinha Ambrosin em ambos os cargos. “Eu me sinto com bastante esperança, no sentido que o caminho que estamos fazendo é um caminho muito promissor, um caminho que abre assim para uma maior integração, maior abertura para somar junto, e já estava fazendo, mas agora de uma forma mais serena e mais aberta, de maior comunhão e de interesse recíproco das duas partes [Salesianos e Salesianas], então eu vejo que a caminhada não é algo que vou começar de novo e sim dar continuidade aos caminhos que estão sendo feitos”, comenta a nova Presidente da CIB e RSB.

“Eu acho que agora é um momento de busca, de dar continuidade aos processos para poder realmente ter aquele efeito que a gente deseja que, no fundo, no fundo, o que nós queremos mesmo é a salvação do jovem e eu acho que temos essa visão muito clara nas Inspetorias. Eu saio muito feliz da presidência, sendo que ‘a gente sai, mas não sai’, porque a responsabilidade é imensa e com as Inspetorias a gente continua sendo esse grupo que chamamos de CIB e RSB, mas todos nós somos comprometidos com a animação”, comenta Ir. Teresinha

Essa série de encontros evidencia o comprometimento da Rede Salesiana Brasil no trabalho incansável dos líderes e colaboradores da CIB, CISBRASIL, RSB e Editora Edebê para a transformação social e a formação integral das juventudes, perpetuando a missão iniciada por Dom Bosco e Madre Mazzarello.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber