26/01/2024

“Somos Rede” - Um hino nascido no Encontro Nacional da RSB 

De 28 a 30 de agosto de 2023, em Aparecida (SP), aconteceu o I Encontro Nacional da Rede Salesiana Brasil (RSB), um grande movimento que reuniu representantes das 10 Inspetorias Salesianas do país para refletir sobre o tema «Onde Estão as Juventudes? “Vinde e Vede”. No 'sacramento da presença', o segredo salesiano de educar e evangelizar».

Vários foram os frutos oriundos deste grande movimento em rede, como por exemplo o Manifesto às Juventudes, um documento elaborado conjuntamente pelos participantes do Encontro, os quais enviaram suas reflexões, iluminações e propostas ao longo do evento. No documento são apresentados 12 compromissos que foram assumidos como Rede Salesiana Brasil, no qual se firma, entre outros pontos, o compromisso de uma escuta atenta das juventudes, o incentivo ao protagonismo juvenil, a construção de pontes, o fortalecimento da atuação em defesa da vida e a superação das violências impostas aos jovens. 

Outro fruto original deste evento foi a criação e lançamento do que veio a se tornar o Hino da RSB. Irmã Celene Couto e Jean Lopes, responsáveis pela animação musical do encontro, tiveram a ideia de criar uma música que representasse todo esse grande movimento em rede que Aparecida sediava naqueles três dias. “A ideia de compor uma música para o encontro foi da Ir. Celene. Quando fomos convidados, ela já me mandou mensagem dizendo que tínhamos que compor uma música com o tema do congresso”, diz Jean. “Na noite anterior à abertura do encontro, Jean e eu resolvemos compor um refrão para ser cantado com a temática do evento e ali, no mezanino do hotel, nasceu a canção que, ao ser apresentada aos participantes, tornou-se o novo hino da RSB”, completa Ir. Celene.

Logo na primeira apresentação, o hino foi muito bem recebido pelos participantes que, no último dia já faziam coro, sabendo a letra do começo ao fim. “As músicas sobre a missão salesiana nos dão a possibilidade de cantar nossa espiritualidade e a nossa identidade”, comenta Ir. Celene. “A música consegue penetrar onde somente a letra talvez não consiga. A mistura de melodia, letra e os arranjos musicais entregam a mensagem com mais facilidade às nossas mentes e corações”, completa Jean.

Acesse o Hino da RSB nas diversas plataformas (Spotify, Deezer, YouTube...) clicando aqui.

Acesse a letra e as cifras clicando aqui.

 

SOBRE OS COMPOSITORES E A VIDA SALESIANA

Ir. Celene Couto é uma Filha de Maria Auxiliadora natural de Santos (SP). Atualmente é Coordenadora de Pastoral do Instituto São José e do Instituto Laura Vicuña, ambos em São José dos Campos (SP). “Estudei música desde criança e acredito que Deus me chama para, por meio da música, educar e evangelizar as juventudes. Minha primeira composição salesiana foi em 2014, ‘Meu jeito é Dom Bosco’, inspirada na identificação direta com esse carisma ao qual entrego a minha vida todos os dias”.

Jean Lopes é natural de Taubaté, interior de São Paulo. Aos 4 anos de idade o cantor teve seu primeiro contato com uma casa Salesiana: “Com a morte do meu avô, viemos do interior para morar em São Paulo. Minha mãe trabalhava no Instituto Teológico Pio XI, minha tia era professora no Instituto Anjo da Guarda onde estudei do infantil até o terceiro ano do fundamental quando a escola fechou. Depois fui para o Liceu Coração de Jesus onde só fiz a 4 série, mas minha paixão salesiana veio mesmo quando participei, aos finais de semana, do oratório na Paróquia São João Bosco no bairro do Alto da Lapa”, comenta. “Lá, quando eu tinha por volta de 12 anos, Padre Edson Donizete Castilho, que na época ainda era seminarista, formou um coral de crianças. Sei que depois disso nunca mais parei de cantar e tocar. Na época ele me deu um cavaquinho e foi assim que iniciei na música”, completa Jean.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber