12/06/2023

UniSales leva inovações para a ESX 2023

Nos dias 02, 03 e 04 de junho, na Praça do Papa, em Vitória (ES), aconteceu a Espírito Santo Innovation Experince (ESX) 2023. Realizado pelo Sebrae ES o evento reuniu mais de 17 mil pessoas, apresentando novidades e fortalecendo relações entre diferentes públicos e setores. Entre os expositores do evento, estava o Centro Universitário Salesiano (UniSales). Os visitantes do stand da Instituição de Ensino Superior Salesiana tiveram a oportunidade de conhecer algumas iniciativas dos estudantes do UniSales, sendo 3 delas com foco na inovação e no diálogo entre a formação da graduação e os desafios reais da sociedade e o mercado de trabalho.

 

Para o coordenador dos cursos da área de Tecnologia, Marcelo Albuquerque Schuster, os trabalhos apresentados evidenciam uma integração tanto entre os cursos de diferentes áreas do conhecimento, como entre a sociedade e os cursos do UniSales. “Além das ferramentas tecnológicas, como a impressora 3D, realidade virtual e projetos ampliados, estamos levando trabalhos construídos pelos estudantes em laboratórios voltados para a inovação e integração. No curso de Sistemas da Informação, por exemplo, estamos levando softwares construídos na Fábrica de Softwares, nosso laboratório prático, em parceria com outros cursos”, destacou o professor.

Conheça os projetos apresentados:

 

PROJETO VISITAR VITÓRIA

Idealizado e desenvolvido por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo UniSales, em parceria com a Prefeitura de Vitória, o projeto Visitar Vitória elaborou um mapa interativo que destaca informações e curiosidades sobre edifícios, ruas  e construções históricas da capital capixaba. O mapa é acessível, por meio do site visitarvitoria.com.br, e pode ser incorporado ao aplicativo do Google Maps, permitindo acesso a fatos históricos, pontos de interesse, significados de nomes de ruas e curiosidades locais da cidade de Vitória.

No estande do UniSales, a visualização da cidade colonial foi possível com o uso do óculos de realidade imersiva.

 

PROJETO DO HUB DE INOVAÇÃO

Também através do uso de óculos de realidade imersiva, foi possível visualizar o projeto do HUB de Inovação do UniSales, desenvolvido pelo curso de arquitetura, que atenderá aos cursos de Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Civil e de Produção e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS).

 

PROJETO DE EDIFÍCIO COMERCIAL

Em tela e em maquetes 3D, também foi possível conhecer um projeto de extensão desenvolvido por estudantes do 6° período do curso de Arquitetura e Urbanismo para a implantação de um edifício comercial voltado à sustentabilidade e integração com a cidade, localizado no lote triangular no encontro da Av. Reta da Penha com Av. Rio Branco.

O projeto busca o aproveitamento máximo do potencial construtivo do lote, brm como a obtenção do selo de certificação internacional Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Para isso, o edifício adota uma série de estratégias relacionadas ao conforto ambiental, transporte ativo, captação de energia solar, reaproveitamento de água da chuva, processos construtivos limpos, etc.

 

SOFTWARES MULTIDISCIPLINARES

Trabalhos realizados por estudantes do curso de Engenharia de Software do UniSales desenvolvem plataformas e aplicativos propostos por outros cursos da instituição, pela reitoria e pró-reitoria acadêmicas, ou em parceria com empresas e órgãos públicos, como a SESA, em soluções de software.

O BioIndica, por exemplo, resulta de uma parceria entre os cursos de Ciências Biológicas e Sistemas da Informação. O aplicativo possibilita o registro de informações de ocorrência das espécies da fauna e da flora em Unidades de Conservação estaduais. O app foi desenvolvido a partir de uma demanda real da Savana do Núcleo de Biodiversidade do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).

 

SALÊ CONECTA+

plataforma Salê Conecta+ disponibiliza às empresas e organizações a possibilidade de buscar no UniSales a resolução de problemas reais do mercado de trabalho e da sociedade contemporânea.

Pautada em duas interfaces principais (demanda e mentoria), através do Salê Conecta+, empresas e organizações podem compartilhar demandas e desafios reais do mercado de trabalho, cujas soluções devem ser propostas por mentores e pelas equipes dos projetos integradores de extensão.

Já a mentoria é uma atividade voluntária em que profissionais, professores externos à Instituição de Ensino Superior Salesiana e empresários, de referência em suas áreas de atuação, possam acompanhar e orientar as atividades realizadas nos projetos integradores de extensão e projetos de formação e aprendizagem.

Fonte: unisales.br

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber