09/02/2023

Volta às aulas nas Escolas Salesianas do Brasil

O ano letivo de 2023 já teve início em algumas Escolas Salesianas pelo Brasil. Da Educação Infantil ao Ensino Médio, estudantes salesianos se preparam para reencontrar os amigos, ou fazer novas amizades, rever os educadores e desfrutar da acolhida salesiana, tão característica do carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello.

É de dentro dos ambientes educacionais das Escolas da Rede Salesiana Brasil que saíra a geração da mudança. Assim, confira abaixo como está sendo o retorno às atividades pelo país:

 COLÉGIO SALESIANO ARACAJU (SE) 

No Colégio Salesiano Aracaju (SE), o primeiro dia de aula iniciou logo cedo para a equipe gestora, corpo docente e funcionários que, às 06h de segunda-feira (16), já estavam à espera do grande público: estudantes, pais, mães, familiares e ex-alunos. A Acolhida foi calorosa e ao melhor estilo Salesiano. Na sede principal, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio foram recepcionados com música, show de DJ, malabares e palhaços. Já na Educação Infantil, os pequenos foram recebidos pelo mascote “Dom Bosquinho”, num ambiente de espaço sideral com astronautas, foguetes e fantasias para registrar o momento. Após a recepção, os alunos foram convidados para participar do tradicional “Bom dia”, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, e sob responsabilidade do diretor, Pe. Arlan Braga (SDB), que acolheu os estudantes com palavras de fé, esperança e alegria, e apresentou os coordenadores e líderes de área. Na oportunidade, Pe. Arlan desejou boas-vindas e manifestou sua felicidade. “Nós que moramos nesta Casa Educativa estávamos incomodados com o silêncio. Que bom que vocês voltaram, porque vocês são a alegria desta escola”, expressou com muita emoção. O intervalo festivo foi conduzido pela Pastoral Salesiana, e liderado pelo Diretor da Pastoral, Pe. Valdemir Augusto, que, juntamente com os integrantes da equipe, cantaram, tocaram músicas e entusiasmaram os jovens.

  

 COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, FORTALEZA (CE) 

O primeiro dia de aula das turmas da Educação Infantil e 1º ano do Fundamental I iniciaram em 17 de janeiro no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Fortaleza (CE). O dia foi recheado de muita alegria e diversão para matar a saudade do ambiente escolar. No dia 23 de janeiro, teve início as aulas das turmas do Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio.

  

 ESCOLA SALESIANA SÃO DOMINGOS SÁVIO - BRASÍLIA (DF) 

Na quarta-feira, 25de janeiro, os educandos da Escola Salesiana São Domingos Sávio voltaram das férias e contagiaram o ambiente. Após mais de 1 mês, a escola voltou a se alegrar com a presença daqueles que são as estrelas do espaço. O dia contou com várias atividades pedagógicas que visam a integração e desenvolvimento dos novos estudantes e readaptação aos espaços da escola. Alguns deles, inclusive, contaram com uma reforma para melhoria e conforto.
Com apresentação performática, o Palhaço Pingo de Ouro alegrou o dia e trouxe leveza aos estudantes do 1º ao 5º ano, que assistiram a apresentação com gargalhadas e muitos sorrisos, iluminando ainda mais a nossa escola. “O nosso pátio estava lindo, com nossos educadores brincando e interagindo com os educandos”, disse a Diretora Verônica.

   

 COLÉGIO SALESIANO DOM BOSCO, CAMAÇARI (BA)  

Na última segunda-feira (06), os Salesianos Bahia inauguraram a terceira unidade da rede de ensino no estado. A manhã de abertura já trouxe o início das aulas e contou com a presença do Diretor Escolar, Pe. Maurício Lima; do Diretor Geral, Pe. Eudes Barreto; do Gestor Administrativo, Deraldo Brito e da Coordenadora Pedagógica, Cláudia Castro. A inauguração e início das aulas foi marcado pela animação da Coordenação de Pastoral da instituição, que recebeu os novos educandos com canções que fazem referência ao cuidado e amor com a formação da juventude, concepção defendida por seus fundadores, Dom Bosco e Madre Mazzarello. Contente com o início das atividades educativas, o Diretor Escolar da unidade celebrou a expansão da pedagogia para o futuro da sociedade camaçariense. “A nossa proposta educativa, pautada no Sistema Preventivo de Dom Bosco, é de que as nossas crianças desfrutem de uma educação integral. Dentro das dimensões cognitiva e espiritual, estamos construindo uma jornada exitosa junto aos nossos estudantes, os quais são o futuro desta comunidade. Entender que o Carisma Salesiano continuará se expandindo por meio de cada um deles, nos confirma a fertilidade das Obras da Rede Salesiana Brasil. Sem dúvida, vivemos a graça de Deus de modo muito tangível”, afirmou Pe. Maurício. 

  

 COLÉGIO SALESIANO DOM LUIZ LASAGNA, ARAÇATUBA (SP) 

As aulas do 1º semestre do ano de 2023 começaram na segunda-feira, dia 23 de janeiro, no Colégio Salesiano Dom Luiz Lasagna. Nos dois períodos, manhã e tarde, os alunos foram recebidos com alegria e entusiasmo pelos profissionais da Instituição. Reunidos na capela do Colégio, as turmas foram conduzidas por momentos de interação, oração e orientação. Estudantes da 3ª série do Ensino Médio conduziram as atividades como parte da última etapa formativa na Educação Básica.

   

A volta às aulas nas escolas salesianas do Brasil já está a todo vapor e você ainda pode se juntar à Família Salesiana. Clique aqui e encontre a Instituição mais próxima a você.

Fonte: Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, com informações das Assessorias de Comunicação das Instituições citadas

Compartilhe
Receba as novidades no seu e-mail
Quero receber