15/12/2023

Dia Nacional da Economia Solidária

Dia Nacional da Economia Solidária

Nesta sexta-feira (15), todo o território nacional celebra o Dia Nacional da Economia Solidária, conforme estabelecido pela Lei 13.928/19. A data destaca a importância dos empreendimentos econômicos solidários, impulsionados pela sociedade civil e pelos governos comprometidos com a economia solidária brasileira. A economia solidária representa uma abordagem inovadora nos processos de produção, venda e compra. Ao contrário da estrutura convencional, onde há uma divisão entre os proprietários do negócio e os empregados, na economia solidária, os próprios trabalhadores são proprietários, participando ativamente das decisões sobre a condução do negócio, a distribuição do trabalho e a partilha dos resultados.

Um exemplo ilustrativo da Economia Solidária é São Francisco de Assis, uma figura histórica respeitada além das fronteiras do catolicismo. O santo desprendeu-se de seus bens materiais em solidariedade aos necessitados, destacando-se como a primeira pessoa a estabelecer uma boa relação de irmão com a natureza. Além disso, foi um pioneiro no diálogo entre religiões diferentes, pela paz, evidenciado em seu encontro com o sultão muçulmano Malik Al-Kamil em 1219. Sua influência transcende o catolicismo, sendo uma referência espiritual significativa também para evangélicos, espíritas, budistas, judeus, adeptos dos cultos afro-brasileiros e diversas outras tradições religiosas.

Foi a partir dessa experiência que o Papa Francisco convocou os jovens para o Encontro da Economia de Francisco, que ocorreu no dia 6 de outubro, na cidade italiana de Assis, onde teve destaque, neste processo, para a mobilização que ocorre no país por meio da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC). O nome surgiu pelo valor evangélico de Clara de Assis e pela compreensão de que feminino e masculino devem caminhar necessariamente lado a lado, sem superioridade. Ao todo, cerca de cem jovens economistas de toda a Itália se reuniram no Santuário da Espoliação para uma jornada comum em direção a uma mudança na vida econômica que coloca a pessoa no centro.

Em total comunhão com o pensamento do Papa Francisco, a Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida realizou, em 27 de junho, um evento on-line com o tema “’Economia de Francisco e Clara’, um encontro pela Casa Comum”, que aconteceu através da plataforma Zoom, com a participação de aproximadamente 80 pessoas, entre Diretoras, Diretores, Responsáveis Administrativos, Coordenadoras e Assessores de Pastoral, Coordenadores de Projetos e Comunicadores. O evento foi planejado e realizado em sinergia entre os Âmbitos Administração, Pastoral e Comunicação Social, através das Coordenadoras Inspetoriais, Irmãs Dorcelina Rampi, Teresa Cristina P. Domiciano e Maike Loes, e contou com a parceria da Rede Salesiana Brasil, o que possibilitou abrir o encontro para outras Inspetorias FMA e SDB, em nível de Brasil.

   

 

NOMEAÇÕES DO VATICANO À SALESIANA IR. ALESSANDRA SMERILLI

Em janeiro de 2021, a religiosa Salesiana do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e também professora de Economia na Pontifícia Faculdade de Educação “Auxilium” de Roma, Ir. Alessandra Smerilli, foi condecorada Oficial da Ordem da Estrela da Itália por atividades de ensino e pesquisa. Tal reconhecimento recompensa aqueles que obtiveram mérito na promoção de relações de amizade e colaboração entre a Itália e outros países e na promoção de laços com a Itália.

“A atribuição da homenagem – lê-se no comunicado - visa reconhecer a importância absoluta do perfil acadêmico da Professora Smerilli, professora titular de Economia Política da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação 'Auxilium' e coordenadora da 'Taskforce Economia' da Comissão do Vaticano para o COVID-19, estabelecida pelo Papa Francisco em março de 2020; a intensa atividade de ensino e pesquisa; bem como a dedicação na promoção de uma consciência ética maior na economia e nas finanças, em particular junto aos jovens.”

Seu profissionalismo e competência encontraram prestigioso reconhecimento na nomeação como Conselheira na Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e com a atribuição de diversos outros cargos na sociedade civil e nas instituições italianas, áreas nas quais ela continua oferecendo um papel muito importante no contexto do desenvolvimento do estudo da economia civil italiana. Além disso, o Santo Padre, o Papa Francisco, nomeou a religiosa Salesiana como Secretária ad interim do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral e Delegada da Comissão Vaticana COVID-19.

“Sou grata ao Santo Padre pela exigente tarefa que me chamou a assumir e peço ao Senhor que me ajude a honrar este chamado em espírito de obediência à Igreja, com humildade, paixão, criatividade e capacidade de escuta como se requer. Meu desejo e empenho é poder servir melhor à missão da Igreja, pelo tempo que o Papa julgar oportuno”, diz Ir. Smerilli.

 

SOBRE A IR. ALESSANDRA SMERILLI 

Ir. Alessandra Smerilli nasceu em 14 de novembro de 1974 em Vasto (CH), Itália. Conseguiu o Doutorado em Economia Política na Faculdade de Economia da Universidade La Sapienza de Roma e o Doutorado em Economia na Escola de Economia da Universidade de East Anglia em Norwich (Reino Unido).  É Docente Ordinária de Economia Política na Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium de Roma.

A Prof.ª Smerilli, empenhada no serviço da Igreja e do mundo como Conselheira do Estado da Cidade do Vaticano e Consultora do Sínodo dos Bispos, desde março de 2021. Foi Subsecretária do mesmo Dicastério e Coordenadora da Força Tarefa de Economia da Comissão Vaticana COVID-19, instituída pelo Papa Francisco.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Mais Recentes

Modernização do Site do ISS e ACSSA: uma iniciativa para preservação e acesso à história

Projeto foi realizado ao longo de vários meses para que todas as informações fossem dispostas de forma objetiva, intuitiva e de fácil acesso

Assembleia ACSSA fortalece o cuidado com o legado salesiano

“Somos uma equipe de animação da história salesiana, com a intenção da salvaguarda do nosso patrimônio histórico e de pesquisa”

Assembleia ACSSA 2023

Evento busca “continuar olhando o nosso passado com gratidão para cultivar o presente, garantindo o futuro das novas gerações”
Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil