15/12/2023

Dia Nacional da Economia Solidária

Dia Nacional da Economia Solidária

Nesta sexta-feira (15), todo o território nacional celebra o Dia Nacional da Economia Solidária, conforme estabelecido pela Lei 13.928/19. A data destaca a importância dos empreendimentos econômicos solidários, impulsionados pela sociedade civil e pelos governos comprometidos com a economia solidária brasileira. A economia solidária representa uma abordagem inovadora nos processos de produção, venda e compra. Ao contrário da estrutura convencional, onde há uma divisão entre os proprietários do negócio e os empregados, na economia solidária, os próprios trabalhadores são proprietários, participando ativamente das decisões sobre a condução do negócio, a distribuição do trabalho e a partilha dos resultados.

Um exemplo ilustrativo da Economia Solidária é São Francisco de Assis, uma figura histórica respeitada além das fronteiras do catolicismo. O santo desprendeu-se de seus bens materiais em solidariedade aos necessitados, destacando-se como a primeira pessoa a estabelecer uma boa relação de irmão com a natureza. Além disso, foi um pioneiro no diálogo entre religiões diferentes, pela paz, evidenciado em seu encontro com o sultão muçulmano Malik Al-Kamil em 1219. Sua influência transcende o catolicismo, sendo uma referência espiritual significativa também para evangélicos, espíritas, budistas, judeus, adeptos dos cultos afro-brasileiros e diversas outras tradições religiosas.

Foi a partir dessa experiência que o Papa Francisco convocou os jovens para o Encontro da Economia de Francisco, que ocorreu no dia 6 de outubro, na cidade italiana de Assis, onde teve destaque, neste processo, para a mobilização que ocorre no país por meio da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC). O nome surgiu pelo valor evangélico de Clara de Assis e pela compreensão de que feminino e masculino devem caminhar necessariamente lado a lado, sem superioridade. Ao todo, cerca de cem jovens economistas de toda a Itália se reuniram no Santuário da Espoliação para uma jornada comum em direção a uma mudança na vida econômica que coloca a pessoa no centro.

Em total comunhão com o pensamento do Papa Francisco, a Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Aparecida realizou, em 27 de junho, um evento on-line com o tema “’Economia de Francisco e Clara’, um encontro pela Casa Comum”, que aconteceu através da plataforma Zoom, com a participação de aproximadamente 80 pessoas, entre Diretoras, Diretores, Responsáveis Administrativos, Coordenadoras e Assessores de Pastoral, Coordenadores de Projetos e Comunicadores. O evento foi planejado e realizado em sinergia entre os Âmbitos Administração, Pastoral e Comunicação Social, através das Coordenadoras Inspetoriais, Irmãs Dorcelina Rampi, Teresa Cristina P. Domiciano e Maike Loes, e contou com a parceria da Rede Salesiana Brasil, o que possibilitou abrir o encontro para outras Inspetorias FMA e SDB, em nível de Brasil.

   

 

NOMEAÇÕES DO VATICANO À SALESIANA IR. ALESSANDRA SMERILLI

Em janeiro de 2021, a religiosa Salesiana do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e também professora de Economia na Pontifícia Faculdade de Educação “Auxilium” de Roma, Ir. Alessandra Smerilli, foi condecorada Oficial da Ordem da Estrela da Itália por atividades de ensino e pesquisa. Tal reconhecimento recompensa aqueles que obtiveram mérito na promoção de relações de amizade e colaboração entre a Itália e outros países e na promoção de laços com a Itália.

“A atribuição da homenagem – lê-se no comunicado - visa reconhecer a importância absoluta do perfil acadêmico da Professora Smerilli, professora titular de Economia Política da Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação 'Auxilium' e coordenadora da 'Taskforce Economia' da Comissão do Vaticano para o COVID-19, estabelecida pelo Papa Francisco em março de 2020; a intensa atividade de ensino e pesquisa; bem como a dedicação na promoção de uma consciência ética maior na economia e nas finanças, em particular junto aos jovens.”

Seu profissionalismo e competência encontraram prestigioso reconhecimento na nomeação como Conselheira na Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e com a atribuição de diversos outros cargos na sociedade civil e nas instituições italianas, áreas nas quais ela continua oferecendo um papel muito importante no contexto do desenvolvimento do estudo da economia civil italiana. Além disso, o Santo Padre, o Papa Francisco, nomeou a religiosa Salesiana como Secretária ad interim do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral e Delegada da Comissão Vaticana COVID-19.

“Sou grata ao Santo Padre pela exigente tarefa que me chamou a assumir e peço ao Senhor que me ajude a honrar este chamado em espírito de obediência à Igreja, com humildade, paixão, criatividade e capacidade de escuta como se requer. Meu desejo e empenho é poder servir melhor à missão da Igreja, pelo tempo que o Papa julgar oportuno”, diz Ir. Smerilli.

 

SOBRE A IR. ALESSANDRA SMERILLI 

Ir. Alessandra Smerilli nasceu em 14 de novembro de 1974 em Vasto (CH), Itália. Conseguiu o Doutorado em Economia Política na Faculdade de Economia da Universidade La Sapienza de Roma e o Doutorado em Economia na Escola de Economia da Universidade de East Anglia em Norwich (Reino Unido).  É Docente Ordinária de Economia Política na Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium de Roma.

A Prof.ª Smerilli, empenhada no serviço da Igreja e do mundo como Conselheira do Estado da Cidade do Vaticano e Consultora do Sínodo dos Bispos, desde março de 2021. Foi Subsecretária do mesmo Dicastério e Coordenadora da Força Tarefa de Economia da Comissão Vaticana COVID-19, instituída pelo Papa Francisco.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB)

Mais Recentes

ACSSA organiza eventos para celebrar os 150 anos do primeiro envio missionário salesiano

Comemoração dos 150 anos do envio missionário A Associação dos Cultores de História Salesiana (ACSSA) divulgou o calendário de eventos comemorativos pelos 150 anos do primeiro envio missionário dos Salesianos, ocorrido em 1875, e das Filhas de Maria Auxiliadora, realizado em 1877, cujo jubileu será celebrado em conjunto com os Salesianos. As celebrações ocorrerão em diversas partes do mundo, com atividades voltadas ao aprofundamento da história e à promoção da espiritualidade missionária salesiana. Objetivos do quinquênio 2023-2027 O planejamento da ACSSA para o quinquênio 2023-2027 prevê a realização de cinco seminários continentais e um congresso intercontinental. Essas iniciativas têm como objetivos promover o conhecimento sobre as missões salesianas, fortalecer a pesquisa histórica e incentivar a reflexão sobre os desafios contemporâneos da ação missionária. Eventos programados na América do Sul Na América do Sul, a Argentina desempenhará um papel central nas comemorações. A programação incluirá eventos em cidades de grande relevância na trajetória salesiana, como Buenos Aires e Junín de los Andes. De 4 a 7 de junho de 2025: Seminário Continental da ACSSA, em Buenos Aires, reunindo pesquisadores e historiadores de toda a América. Este evento faz parte de uma série de seminários realizados simultaneamente em outros continentes, cujos resultados serão apresentados no Congresso Mundial da ACSSA, previsto para 2027. Missão da ACSSA e conexões com a história salesiana A ACSSA tem como missão promover o estudo e a pesquisa da história salesiana, incentivando a colaboração entre seus membros e difundindo o conhecimento sobre Dom Bosco e os grupos inspirados em seu carisma. Em diálogo com instituições civis e religiosas, a associação dinamiza a Família Salesiana sob uma perspectiva historiográfica e missionária. Os eventos previstos para o Jubileu de 2025 reforçam o compromisso de reconhecer o legado missionário, refletir sobre os desafios atuais e impulsionar a missão salesiana no atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade em todo o mundo.  

Formação sobre Patrimônio Histórico impulsiona cuidado com a memória salesiana no Brasil

Na manhã do dia 7 de abril, foi oficialmente iniciada a Formação sobre Patrimônio Histórico, com ênfase em Educação Patrimonial e Transformação Digital, promovida pela ACSSA Brasil (Associação de Cultivadores da História Salesiana), com apoio da Rede Salesiana Brasil (RSB) por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF). A formação, que segue até o dia 29 de agosto, tem como objetivo capacitar e sensibilizar os participantes quanto à importância da preservação da memória salesiana, alinhando tradição e inovação no contexto da transformação digital. Com a participação de dezenas de educadores, gestores, comunicadores, cronistas, secretários/as inspetoriais, diretores/as de comunidades religiosas e agentes da missão salesiana de todo o Brasil, o encontro de abertura foi conduzido de forma virtual, reunindo uma diversidade de presenças que refletem o espírito de rede e comunhão que marca a ação educativa salesiana. A acolhida foi realizada pelo Coordenador da ACSSA Brasil, Pe. Edson Donizetti Castilho, com palavras da Ir. Maria Imaculada, também coordenadora, impossibilitada de estar ao vivo no evento.  Contando também com a presença da Ir. Leoneia Furtado e do Samuel Daldegan, foi reforçado o espírito de partilha e compromisso com a história e o carisma salesiano. “Nós, enquanto ACSSA Brasil, temos duas vocações primordiais: uma como educadores e a segunda como responsáveis na preservação da história salesiana", disse Samuel. Pe. Edson destacou que a proposta da formação é “despertar, capacitar e incentivar ao cuidado do Patrimônio Histórico Salesiano no Brasil, a partir de onde cada um se encontra”, sublinhando que todos somos corresponsáveis pela preservação da história construída até aqui e pelo legado que deixaremos às futuras gerações. A formação será acompanhada pelo Prof. Rodolfo Batista, que mediará os conteúdos e dinâmicas ao longo dos meses. Na abertura, o Prof. Marcos de Lima, também membro da ACSSA, ofereceu uma introdução conceitual ao tema do Patrimônio Cultural, promovendo reflexões sobre memória, identidade e as transformações impostas pelo avanço das tecnologias digitais. Durante o encontro, os participantes também conheceram a estrutura da formação, acessível na plataforma do CSF, incluindo conteúdos como vídeos, apresentações, leituras orientadas e espaços de interação entre os cursistas. A formação contempla temas como a organização e a preservação de arquivos, museus, centros de memória e documentos digitais, propondo uma atuação consciente e estratégica diante dos desafios da atualidade. A ACSSA Brasil reforça que o público da formação é heterogêneo e aberto a todos os que vivem a missão salesiana e desejam colaborar com a construção da memória institucional e carismática. Mais do que cuidar do passado, o curso propõe um olhar atento ao presente e ao futuro, inspirando práticas inovadoras que garantam a continuidade da rica herança salesiana no Brasil. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Padre salesiano é empossado como membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso – IHGMT

No dia 16 de janeiro de 2025, o Padre Tiago Figueiró, natural de Campo Grande, MS, Salesiano da Comunidade São Gonçalo em Cuiabá (1894), juntamente com outros treze membros, foi empossado como associado do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso – IHGMT. Todos os novos membros atuarão com trabalhos que estarão presentes no planejamento estratégico do Instituto. O IHGMT, iniciado em 1919, com D.Aquino Corrêa, Governador de Mato Grosso entre os fundadores, tem 106 anos de história. Sem fins lucrativos, tem a finalidade de fomentar o processo de construção e divulgação do conhecimento histórico, geográfico, antropológico, político, sociológico e cultural do Estado de Mato Grosso. Pe. Tiago Figueiró ultimamente coordenou a redação do documento da presença missionária indígena com o povo Bororo e Xavante “Juntos na Missão “; foi organizador do livro “Dom Aquino. 1920-2020. Centenário da Excursão Presidencial ao Sul de Mato Grosso”. Publicou a história de sua família: “Cabreúva: de Segredo a Prosa. História da Família de João Pereira Mendes Figueiró nas Raízes de Mato Grosso do Sul e o recente livro: “Paróquia São Gonçalo. Berço da Ação Missionária da Família Salesiana em Cuiabá, MT (1894-2024). Escolheu como Patrono Dom Antônio Malan, missionário salesiano em Mato Grosso. Foi o 1º Diretor da Comunidade Salesiana (1894-1901), 1º Pároco na São Gonçalo (1894-1895), 1º Diretor do Colégio São Gonçalo (1894-1901), 1º Inspetor da Inspetoria Salesiana/Missão Salesiana de Mato Grosso (1895 -1919), 1º Bispo da Prelazia de Registro do Araguaia (1914-1923) e o 1º. Bispo de Petrolina, PE (1924-1931). Texto: José Cleudo Matos Cardoso
O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil