Evento reuniu líderes da Associação em Roma para refletir sobre as missões e os desafios do carisma salesiano
De 8 a 10 de novembro, reuniu-se em Roma, na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), a Presidência Mundial da ACSSA (Associazione Cultori di Storia Salesiana). Os 10 membros representam os associados de todo o mundo: Ir. Inácia Chaquisse, FMA (Moçambique), Ir. Maria Imaculada Da Silva, FMA (Brasil), Pe. Matthew Kapplikunnel, SDB (Índia), Pe. Nestor Impelido, SDB (Filipinas), Ir. Paola Cuccioli, FMA (Itália), Ir. Maria Maul, FMA (Áustria), Pe. Bogdan Kolar SDB (Eslovênia); P. Stanisław Zimniak SDB (Polônia-Itália); Sra. Pamela Alarcón (Argentina) e Suor. Maria Rohrer, FMA (Tunisia).
A presença do Pe. José Mendonça, Superior da Visitadoria - UPS, do Pe. Francesco Motto e da Ir. Grazia Loparco, ex-presidentes da ACSSA, da Ir. Maria Luisa Nicastro, Secretária Geral do Instituto das FMA enriqueceu o encontro de conteúdos e desafios interessantes. Pe. Guido Garino, Secretário Geral dos Salesianos, não pode comparecer devido a compromissos que não puderam ser adiados.
Padre Francesco Motto recordou a responsabilidade confiada aos membros da Associação de manter viva a memória histórica salesiana, que do contrário, corre o risco de se perder.
Ir. Grazia Loparco exortou-nos a estudar o passado para descobrir as sementes de um futuro que não podemos imaginar.
Ir. Maria Luisa Nicastro recordou como a Madre Geral das FMA, Ir. Chiara Cazzuola, e o seu Conselho estão, também através de comunicações oficiais ao Instituto, empenhadas em solicitar nas Inspetorias, as origens missionárias e em particular apoiar os membros da ACSSA no seu compromisso com o estudo da história.
Depois destas iluminadoras reflexões, a Presidência concentrou-se na organização dos Seminários Continentais (África-Madagascar, Américas, Sul da Ásia, Europa, Leste Asiático-Oceania) e no Congresso Mundial (a realizar-se no Brasil) cujos temas centrarão a atenção sobre as missões salesianas, por ocasião do 150º aniversário da primeira expedição dos Salesianos (1875-2025) e das Filhas de Maria Auxiliadora (1877-2027). Foram apresentados os programas de cada evento: os temas incidirão em contribuições gerais (missões femininas, o conceito de missão em diferentes períodos históricos, a influência dos missionários nos contextos e ambientes culturais) e suas contribuições específicas (biografias de missionários, arquitetura/urbanismo, a contribuição da imprensa em difundir o testemunho dos missionários nos locais de atuação, o contributo dos missionários na salvaguarda da especificidade dos indígenas através da conservação/decodificação da sua língua, dos seus usos e costumes, e das suas especificidades, da educação/evangelização através dos diferentes espaços educativos: escolas/oratórios/cursos profissionais/paróquias/pátios, ... e as diferentes áreas de expressão cultural: estudo / música / teatro / desporto / literatura / associações / ...). Os pesquisadores não serão apenas SDB e FMA; mas também outros membros da Família Salesiana e estudiosos externos apaixonados pela história salesiana e pela atividade missionária salesiana.
Para enriquecer a reunião da Presidência da ACSSA, o encontro com o Card. Ángel Fernández Artime, que sempre deu muita atenção à história salesiana, destacando não só as origens e o desenvolvimento da obra de Dom Bosco, mas também os desafios e as perspectivas que dela surgem. De fato, sempre sublinhou como a pesquisa e o estudo são um aspecto privilegiado e crucial para acolher e viver o carisma salesiano.
Foram examinadas as atividades das seis (6) seções nacionais (Polônia, Argentina, Itália, Brasil, Espanha, Índia) e dos membros individuais. Foi apresentado o site atualizado da Associação (https://iss-acssa.org/) e a revista anual “ACSSA informa” que também pode ser encontrada online (https://iss-acssa.org/rivista-acssa -2023/)
Pamela Alarcón, novo membro da presidência ACSSA, apresentou um projeto muito interessante para articulação de todos os arquivos históricos das duas Congregações - “Projeto Rizoma”, que certamente valerá a pena considerar em um futuro não muito distante.
O tesoureiro apresentou a parte econômica: o desempenho econômico e as taxas de inscrição que são necessárias para o progresso da Associação.
Foram lembradas as publicações dos membros da ACSSA realizadas durante o ano e aprovadas outras que aguardavam publicação.
A Associação foi enriquecida com 9 novos membros: Sra. Ana MARTÍN GARCÍA, Leiga - Espanha, Sr. Gonzalo VIOLANTE, Leigo - Argentina, Dom João Bosco MONTEIRO MACIEL, SDB - Brasil, Dom Edson Donizetti CASTILHO, SDB - Brasil, Sr. Rodolfo Luís LEITE BATISTA, Salesiano Cooperador - Brasil, Irmã Maria da Paz MILANEZ, FMA - Brasil, Sr. Samuel RESENDE DALDEGAN, Salesiano Cooperador - Brasil, Sr. Albert RAMADAN, SDB - Tunísia, Sr. Rinio BRUTTOMESSO, Leigo - Itália.
Comunicação da RSB com edição da Irmã Paola Cuccioli e Don Stanisław Zimniak
Tradução: Ir. Maria Imaculada da Silva