11/12/2023

Modernização do Site do ISS e ACSSA: uma iniciativa para preservação e acesso à história

Modernização do Site do ISS e ACSSA: uma iniciativa para preservação e acesso à história

O site internacional do Istituto Storico Salesiano (ISS) e Associazione Cultori di Storia Salesiana (ACSSA) – que permaneceu no mesmo endereço de antes: https://iss-acssa.org – é um lugar de grande colaboração, conhecimento, pesquisa e arquivamento de produções relevantes para a Família Salesiana (FS) e toda a sociedade. É da máxima importância, por isso, que haja um lugar on-line que comunique toda a relevância do Instituto e da Associação, sua história, equipes de trabalho, ações, eventos e notícias, além de toda a pesquisa publicada.

Num mundo cada vez mais digitalizado, a presença on-line é fundamental para instituições como o ISS e ACSSA. Não se trata apenas de uma questão estética: a modernização do site desempenha um papel fundamental na preservação e divulgação de valiosos arquivos e documentos históricos.

Por isso, hoje, um site renovado e com design moderno irá impactar visualmente o público, tornando possível a compreensão, de forma integral, de tudo o que significam o Instituto e a Associação.

 

VANTAGENS DA MODERNIZAÇÃO

1. Preservação Digital - A modernização do site visa não só atualizar a estética, mas também implementar tecnologias que assegurem a preservação digital de documentos e arquivos históricos.

2. Acessibilidade Global - A nova construção do site foi projetada com foco na acessibilidade global. Visitantes de diferentes partes do mundo poderão explorar os ricos conteúdos históricos de maneira intuitiva e envolvente. Um site moderno oferece a experiência de usuários aprimorada, tornando a navegação mais intuitiva e acessível. Isso é crucial para atrair e reter visitantes, especialmente aqueles que podem não estar familiarizados com tecnologias mais antigas.

3. Integração Multicanal - A equipe encarregada da modernização buscou integrar estratégias multicanal. Isso inclui a criação de conteúdo otimizado para motores de busca, e a implementação de ferramentas interativas para engajamento do público. Motores de busca valorizam sites atualizados e otimizados. A modernização não apenas melhora o posicionamento nos resultados de pesquisa, mas também facilita a descoberta do site por novos públicos interessados nas atividades do Instituto e da Associação.

4. Experiência do Usuário Aprimorada - O novo site desenvolvido conta com uma abordagem centrada no usuário, garantindo uma experiência de navegação aprimorada. Com o crescente uso de dispositivos móveis, um site modernizado deve ser responsivo, adaptando-se a diferentes tamanhos de tela. Isso garante que informações sejam acessíveis independentemente do dispositivo utilizado, aumentando a conveniência para os usuários.

Em conjunto, a modernização do site do ISS e da ACSSA, tanto proporcionará uma presença on-line atualizada quanto abrirá portas para um maior impacto, engajamento da comunidade e alcance de seus objetivos institucionais. Este é um passo fundamental para garantir que a relevância e a influência do Instituto cresçam em sintonia com os avanços tecnológicos da sociedade contemporânea.

A modernização do site do ISS e da ACSSA não é apenas uma atualização técnica, mas uma iniciativa para garantir, sobretudo, que a rica herança histórica da instituição seja preservada, promovida e acessível a gerações - presentes e futuras - assegurando a identidade carismática. A parceria estratégica representa um compromisso conjunto com a história e a inovação digital.

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS) / Texto: Robert Macus e Giselli Ribeiro

Mais Recentes

ACSSA organiza eventos para celebrar os 150 anos do primeiro envio missionário salesiano

Comemoração dos 150 anos do envio missionário A Associação dos Cultores de História Salesiana (ACSSA) divulgou o calendário de eventos comemorativos pelos 150 anos do primeiro envio missionário dos Salesianos, ocorrido em 1875, e das Filhas de Maria Auxiliadora, realizado em 1877, cujo jubileu será celebrado em conjunto com os Salesianos. As celebrações ocorrerão em diversas partes do mundo, com atividades voltadas ao aprofundamento da história e à promoção da espiritualidade missionária salesiana. Objetivos do quinquênio 2023-2027 O planejamento da ACSSA para o quinquênio 2023-2027 prevê a realização de cinco seminários continentais e um congresso intercontinental. Essas iniciativas têm como objetivos promover o conhecimento sobre as missões salesianas, fortalecer a pesquisa histórica e incentivar a reflexão sobre os desafios contemporâneos da ação missionária. Eventos programados na América do Sul Na América do Sul, a Argentina desempenhará um papel central nas comemorações. A programação incluirá eventos em cidades de grande relevância na trajetória salesiana, como Buenos Aires e Junín de los Andes. De 4 a 7 de junho de 2025: Seminário Continental da ACSSA, em Buenos Aires, reunindo pesquisadores e historiadores de toda a América. Este evento faz parte de uma série de seminários realizados simultaneamente em outros continentes, cujos resultados serão apresentados no Congresso Mundial da ACSSA, previsto para 2027. Missão da ACSSA e conexões com a história salesiana A ACSSA tem como missão promover o estudo e a pesquisa da história salesiana, incentivando a colaboração entre seus membros e difundindo o conhecimento sobre Dom Bosco e os grupos inspirados em seu carisma. Em diálogo com instituições civis e religiosas, a associação dinamiza a Família Salesiana sob uma perspectiva historiográfica e missionária. Os eventos previstos para o Jubileu de 2025 reforçam o compromisso de reconhecer o legado missionário, refletir sobre os desafios atuais e impulsionar a missão salesiana no atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade em todo o mundo.  

Formação sobre Patrimônio Histórico impulsiona cuidado com a memória salesiana no Brasil

Na manhã do dia 7 de abril, foi oficialmente iniciada a Formação sobre Patrimônio Histórico, com ênfase em Educação Patrimonial e Transformação Digital, promovida pela ACSSA Brasil (Associação de Cultivadores da História Salesiana), com apoio da Rede Salesiana Brasil (RSB) por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF). A formação, que segue até o dia 29 de agosto, tem como objetivo capacitar e sensibilizar os participantes quanto à importância da preservação da memória salesiana, alinhando tradição e inovação no contexto da transformação digital. Com a participação de dezenas de educadores, gestores, comunicadores, cronistas, secretários/as inspetoriais, diretores/as de comunidades religiosas e agentes da missão salesiana de todo o Brasil, o encontro de abertura foi conduzido de forma virtual, reunindo uma diversidade de presenças que refletem o espírito de rede e comunhão que marca a ação educativa salesiana. A acolhida foi realizada pelo Coordenador da ACSSA Brasil, Pe. Edson Donizetti Castilho, com palavras da Ir. Maria Imaculada, também coordenadora, impossibilitada de estar ao vivo no evento.  Contando também com a presença da Ir. Leoneia Furtado e do Samuel Daldegan, foi reforçado o espírito de partilha e compromisso com a história e o carisma salesiano. “Nós, enquanto ACSSA Brasil, temos duas vocações primordiais: uma como educadores e a segunda como responsáveis na preservação da história salesiana", disse Samuel. Pe. Edson destacou que a proposta da formação é “despertar, capacitar e incentivar ao cuidado do Patrimônio Histórico Salesiano no Brasil, a partir de onde cada um se encontra”, sublinhando que todos somos corresponsáveis pela preservação da história construída até aqui e pelo legado que deixaremos às futuras gerações. A formação será acompanhada pelo Prof. Rodolfo Batista, que mediará os conteúdos e dinâmicas ao longo dos meses. Na abertura, o Prof. Marcos de Lima, também membro da ACSSA, ofereceu uma introdução conceitual ao tema do Patrimônio Cultural, promovendo reflexões sobre memória, identidade e as transformações impostas pelo avanço das tecnologias digitais. Durante o encontro, os participantes também conheceram a estrutura da formação, acessível na plataforma do CSF, incluindo conteúdos como vídeos, apresentações, leituras orientadas e espaços de interação entre os cursistas. A formação contempla temas como a organização e a preservação de arquivos, museus, centros de memória e documentos digitais, propondo uma atuação consciente e estratégica diante dos desafios da atualidade. A ACSSA Brasil reforça que o público da formação é heterogêneo e aberto a todos os que vivem a missão salesiana e desejam colaborar com a construção da memória institucional e carismática. Mais do que cuidar do passado, o curso propõe um olhar atento ao presente e ao futuro, inspirando práticas inovadoras que garantam a continuidade da rica herança salesiana no Brasil. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil  

Padre salesiano é empossado como membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso – IHGMT

No dia 16 de janeiro de 2025, o Padre Tiago Figueiró, natural de Campo Grande, MS, Salesiano da Comunidade São Gonçalo em Cuiabá (1894), juntamente com outros treze membros, foi empossado como associado do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso – IHGMT. Todos os novos membros atuarão com trabalhos que estarão presentes no planejamento estratégico do Instituto. O IHGMT, iniciado em 1919, com D.Aquino Corrêa, Governador de Mato Grosso entre os fundadores, tem 106 anos de história. Sem fins lucrativos, tem a finalidade de fomentar o processo de construção e divulgação do conhecimento histórico, geográfico, antropológico, político, sociológico e cultural do Estado de Mato Grosso. Pe. Tiago Figueiró ultimamente coordenou a redação do documento da presença missionária indígena com o povo Bororo e Xavante “Juntos na Missão “; foi organizador do livro “Dom Aquino. 1920-2020. Centenário da Excursão Presidencial ao Sul de Mato Grosso”. Publicou a história de sua família: “Cabreúva: de Segredo a Prosa. História da Família de João Pereira Mendes Figueiró nas Raízes de Mato Grosso do Sul e o recente livro: “Paróquia São Gonçalo. Berço da Ação Missionária da Família Salesiana em Cuiabá, MT (1894-2024). Escolheu como Patrono Dom Antônio Malan, missionário salesiano em Mato Grosso. Foi o 1º Diretor da Comunidade Salesiana (1894-1901), 1º Pároco na São Gonçalo (1894-1895), 1º Diretor do Colégio São Gonçalo (1894-1901), 1º Inspetor da Inspetoria Salesiana/Missão Salesiana de Mato Grosso (1895 -1919), 1º Bispo da Prelazia de Registro do Araguaia (1914-1923) e o 1º. Bispo de Petrolina, PE (1924-1931). Texto: José Cleudo Matos Cardoso
O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil