11/12/2023

Modernização do Site do ISS e ACSSA: uma iniciativa para preservação e acesso à história

Modernização do Site do ISS e ACSSA: uma iniciativa para preservação e acesso à história

O site internacional do Istituto Storico Salesiano (ISS) e Associazione Cultori di Storia Salesiana (ACSSA) – que permaneceu no mesmo endereço de antes: https://iss-acssa.org – é um lugar de grande colaboração, conhecimento, pesquisa e arquivamento de produções relevantes para a Família Salesiana (FS) e toda a sociedade. É da máxima importância, por isso, que haja um lugar on-line que comunique toda a relevância do Instituto e da Associação, sua história, equipes de trabalho, ações, eventos e notícias, além de toda a pesquisa publicada.

Num mundo cada vez mais digitalizado, a presença on-line é fundamental para instituições como o ISS e ACSSA. Não se trata apenas de uma questão estética: a modernização do site desempenha um papel fundamental na preservação e divulgação de valiosos arquivos e documentos históricos.

Por isso, hoje, um site renovado e com design moderno irá impactar visualmente o público, tornando possível a compreensão, de forma integral, de tudo o que significam o Instituto e a Associação.

 

VANTAGENS DA MODERNIZAÇÃO

1. Preservação Digital - A modernização do site visa não só atualizar a estética, mas também implementar tecnologias que assegurem a preservação digital de documentos e arquivos históricos.

2. Acessibilidade Global - A nova construção do site foi projetada com foco na acessibilidade global. Visitantes de diferentes partes do mundo poderão explorar os ricos conteúdos históricos de maneira intuitiva e envolvente. Um site moderno oferece a experiência de usuários aprimorada, tornando a navegação mais intuitiva e acessível. Isso é crucial para atrair e reter visitantes, especialmente aqueles que podem não estar familiarizados com tecnologias mais antigas.

3. Integração Multicanal - A equipe encarregada da modernização buscou integrar estratégias multicanal. Isso inclui a criação de conteúdo otimizado para motores de busca, e a implementação de ferramentas interativas para engajamento do público. Motores de busca valorizam sites atualizados e otimizados. A modernização não apenas melhora o posicionamento nos resultados de pesquisa, mas também facilita a descoberta do site por novos públicos interessados nas atividades do Instituto e da Associação.

4. Experiência do Usuário Aprimorada - O novo site desenvolvido conta com uma abordagem centrada no usuário, garantindo uma experiência de navegação aprimorada. Com o crescente uso de dispositivos móveis, um site modernizado deve ser responsivo, adaptando-se a diferentes tamanhos de tela. Isso garante que informações sejam acessíveis independentemente do dispositivo utilizado, aumentando a conveniência para os usuários.

Em conjunto, a modernização do site do ISS e da ACSSA, tanto proporcionará uma presença on-line atualizada quanto abrirá portas para um maior impacto, engajamento da comunidade e alcance de seus objetivos institucionais. Este é um passo fundamental para garantir que a relevância e a influência do Instituto cresçam em sintonia com os avanços tecnológicos da sociedade contemporânea.

A modernização do site do ISS e da ACSSA não é apenas uma atualização técnica, mas uma iniciativa para garantir, sobretudo, que a rica herança histórica da instituição seja preservada, promovida e acessível a gerações - presentes e futuras - assegurando a identidade carismática. A parceria estratégica representa um compromisso conjunto com a história e a inovação digital.

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS) / Texto: Robert Macus e Giselli Ribeiro

Mais Recentes

Dia Nacional da Economia Solidária

RSB, Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara e Ir. Alessandra Smerilli contribuem para uma consciência ética maior na economia e nas finanças

Assembleia ACSSA fortalece o cuidado com o legado salesiano

“Somos uma equipe de animação da história salesiana, com a intenção da salvaguarda do nosso patrimônio histórico e de pesquisa”

Assembleia ACSSA 2023

Evento busca “continuar olhando o nosso passado com gratidão para cultivar o presente, garantindo o futuro das novas gerações”
O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil