A Assembleia da Presidência da Associação de Historiadores Salesianos (ACSSA) ocorreu em Roma, de 13 a 15 de fevereiro
De 13 a 15 de fevereiro de 2026, realizou-se na Pontifícia Universidade Salesiana (UPS) em Roma a Assembleia do Presidente da Associação de Historiadores Salesianos (ACSSA), dedicada à preparação do Congresso Mundial de 2027 com o tema "Missões Salesianas no Mundo ".
A reunião teve início com um momento de oração, seguido de uma saudação da Presidente, Irmã Maria Maul, FMA, e uma acolhida do Padre José Aníbal Milhais Mendonça Pinto, Superior da Vice-Província de Maria Sede della Sapienza (UPS).
Durante a Assembleia, foram realizadas importantes reuniões institucionais: com a Irmã Maria Luisa Nicastro, Secretária Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora; com o Padre Guido Garino, Secretário Geral da Congregação Salesiana; e com o Reitor da Pontifícia Universidade Salesiana, Padre Andrea Bozzolo. Essas reuniões proporcionaram uma visão atualizada da proteção do patrimônio cultural salesiano e da promoção da pesquisa, levando em consideração também as perspectivas eclesiais e acadêmicas em vista do encontro internacional de 2027. Os membros da Presidência também tiveram a oportunidade de se reunir com a Superiora Geral do Instituto FMA, Madre Chiara Cazzuola.
Dedicou-se bastante tempo à revisão dos cinco seminários continentais (África-Madagascar, Américas, Sul da Ásia, Europa, Leste Asiático-Oceania), com a apresentação dos relatórios pelos respectivos Conselheiros. O plano geral dos Anais também foi finalizado, especificando a metodologia editorial e as diretrizes editoriais comuns. A Assembleia iniciou a seleção dos trabalhos a serem apresentados novamente na Conferência Internacional de 2027, bem como a elaboração da programação geral do Congresso, apresentada pela Irmã Imaculada da Silva, FMA, e pela Sra. Pamela Alarcón.
As questões organizacionais incluíram a preparação do folheto promocional, o orçamento do Congresso e a situação financeira da Associação. A taxa de associação para o triênio 2024–2026 também foi discutida.
Merecem destaque as apresentações das seções nacionais (Argentina, Brasil, Índia, Itália, Polônia e Espanha), que evidenciaram a vitalidade da pesquisa histórica salesiana em diversos contextos. A proposta de criação da ACSSA Equador-Peru também foi considerada, assim como a proposta de fusão do Chile com a ACSSA Argentina, como sinal de expansão da rede da associação.
Dentre as opções culturais, explorou-se a possibilidade de criar uma exposição ou um filme dedicado às missões salesianas ao redor do mundo, em preparação para o Congresso. O aniversário de fundação da ACSSA (9 de outubro de 1996) também foi comemorado como uma oportunidade para renovar a identidade e a missão da Associação.
A Assembleia examinou novas propostas editoriais, incluindo o estudo de Ariel Fresia sobre o arquivo Manuel Molina e a preparação do boletim ACSSA Informa 2025. A proposta do "Projeto Rizoma", que visa à reunificação digital dos arquivos históricos salesianos, também foi apresentada, enfatizando sua importância estratégica para a pesquisa.
Entre as resoluções mais significativas, destacam-se o exame de admissão de 27 novos candidatos e a proposta de nomeação do Cardeal Ángel Fernández Artime e da Irmã Piera Cavaglià, ex-Secretária Geral do Instituto FMA, como Membros Honorários. A Assembleia também iniciou os preparativos para a eleição da nova Presidência para o mandato de cinco anos, 2027–2032, e formulou um apelo à promoção do patrimônio salesiano no 25º Capítulo Geral do Instituto FMA, que ocorrerá em 2027.
O encontro foi concluído com uma discussão sobre o desenvolvimento futuro da ACSSA, com vistas ao fortalecimento da colaboração internacional e à promoção do patrimônio histórico das missões salesianas, tendo em vista o Congresso Mundial de 2027.