100 anos da presença das FMA na Amazônia
22/02/2023

100 anos da presença das FMA na Amazônia

100 anos da presença das FMA na Amazônia

No último domingo (19), no ginásio do Colégio São Gabriel, em São Gabriel da Cachoeira (AM), as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), junto às Comunidades Educativas da Inspetoria Salesiana Nossa Senhora da Amazônia, celebraram os 100 anos de presença das FMA na Amazônia. Assim é narrada a chegada das quatro primeiras missionárias, em 16 de fevereiro de 1923, em São Gabriel da Cachoeira, após mais de um mês de viagem:

"Tiveram a coragem de partir e, movidas pelo ardor missionário dos que seguem Jesus, o grande missionário do Pai, chegaram à Amazônia as primeiras Irmãs Salesianas, vindas da Inspetoria de Santa Catarina da Sena, São Paulo, a pedido de Dom Pedro Massa, Bispo Salesiano e depois Prefeito Apostólico do Rio Negro. A Inspetora, Madre Anna Covi, escolheu as irmãs 'com cuidado' e organizou o primeiro grupo de missionárias que, saindo do Rio de Janeiro, em 10 de janeiro de 1923, chegaram a Manaus no dia 29 e a São Gabriel da Cachoeira no dia 16 de fevereiro. Foram 37 dias de viagem de barco. Vieram ajudar os salesianos já presentes, com a tarefa específica de atender às mulheres indígenas e cuidar da saúde do povo. Foram elas: Madre Anna Masera, Ir. Antonia Beinotti, Ir. Caterina Oliveira e Ir. Elisa Ferreira, acompanhadas por duas jovens missionárias leigas, Amélia de Mello e Antônia Alves. Mulheres cheias de entusiasmo, porque eram movidas pelo amor de Deus”.

A viagem não foi isenta de desconforto: "Apesar dos sustos, as freiras estavam calmas e corajosas, serenas e prontas para qualquer sacrifício, superando sua natural aversão àquela vegetação, às águas escuras e agitadas, típicas da natureza misteriosa da Amazônia". Depois de dias de sofrimento, mas cheios de esperança e emoção e, sobretudo, confiança no Senhor que os escolheu para 'lançar as redes em águas mais profundas', chegaram à missão – a 'terra prometida'. A acolhida foi surpreendente. Foram acolhidas com verdadeira fanfarra, preparada pelos irmãos salesianos que se alegraram com a chegada de suas irmãs” (cf. “Tiveram coragem” p.52-53).

Na Crônica da casa, escrita pela Ir. Elisa Ferreira, lemos: “Finalmente chegamos a São Gabriel. Fomos à paróquia para o canto do ‘Te Deum’, a bênção eucarística e algumas saudações. Todos queriam ver as missionárias: homens, mulheres, crianças.... Queriam nos ver, nos tocar, nos examinar da cabeça aos pés. Todos ficaram maravilhados…”.

“Se hoje ainda é difícil fazer essa travessia do Rio Negro, imagine-se naqueles tempos” , comentou Dom Edson Damian, Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira, que presidiu a Celebração Eucarística, concelebrada por doze padres , incluindo alguns nativos, ex-alunos das Irmãs Salesianas.

Neste momento solene estiveram presentes a Conselheira Visitadora do Instituto das FMA, em nome da Madre Geral e do Conselho, Ir. Paola Battagliola; a Inspetora e Vice-presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), Ir. Carmelita Conceição; numerosas Irmãs Filhas de Maria Auxiliadora e membros do Colégio.

No início da celebração, representou-se com criatividade a chegada das quatro primeiras Irmãs, momento significativo que suscitou gratas recordações, sobretudo nas mais velhas e alunas do tempo das primeiras missionárias. Em sua homilia, Dom Damião destacou a importância da presença da Família Salesiana no Rio Negro, desde 1915, com os padres e, desde 1923, com as freiras que, em pouco tempo passaram a fazer parte das principais comunidades indígenas. O Bispo, Dom Edson contou que, ao chegarem, as lideranças indígenas perceberam que eram diferentes dos outros brancos que vinham para a região com propósitos menos nobres: os salesianos vinham para conviver com eles e transmitir seus conhecimentos, o que os tornava bem-vindos entre os nativos.

Dom Damião recordou que, numa Região onde o Governo esteve ausente até 1990, "quem cuidava da educação e da saúde eram os Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora", ajudando também a formar os jovens indígenas nos colégios de Manaus. Sublinhou também que a maioria das FMA que trabalham na Amazônia brasileira são nativas da região e há muitas monjas indígenas: "É uma Congregação que adquiriu um rosto amazônico e cada vez mais indígena" e, em nome da Diocese, ela agradeceu os 100 anos da obra das Irmãs Salesianas, pedindo que "continuassem aqui entre nós por muitos e muitos anos, porque continuam fazendo um bem imenso, uma evangelização através da educação e da presença nas famílias, nas comunidades” (cf. CNBB Regional Norte 1 ).

Hoje, 100 anos depois, as 113 Filhas de Maria Auxiliadora da Província Nossa Senhora da Amazônia, com o coração cheio de gratidão ao Deus da vida pela paixão missionária das primeiras irmãs e de muitas outras que vieram depois delas, e com o heroísmo dos missionários Ad Gentes de hoje, continuam esta bela "história de salvação" com as vocações nativas, testemunhando a presença do Senhor ressuscitado na vida cotidiana e caminhando com os jovens no caminho da santidade.

    

Fonte: Inspetoria Salesiana Nossa Senhora da Amazônia

Mais Recentes

Acesse a Novena de Dom Bosco 2026 da ISJB

Entre os dias 22 e 30 de janeiro, a Inspetoria São João Bosco convida a vivenciarem a Novena de Dom Bosco, que em 2026 tem como tema “Dom Bosco: fundador da Família Salesiana”. Neste ano, a Novena evidencia a riqueza e a diversidade da Família Salesiana, com atenção especial aos Salesianos Cooperadores. Fundado por Dom Bosco em 1876, esse grupo celebra 150 anos de história e, juntamente com outros 32 grupos da Família Salesiana, permanece comprometido com o legado do fundador: colaborar para a formação integral das juventudes. Mais do que a repetição de preces, a Novena de Dom Bosco é um tempo especial de graça, que convida os fiéis a colocarem o coração em sintonia com Deus. De modo particular, a proposta desta Novena é meditar sobre o testemunho de fé e de vida de São João Bosco e São Francisco de Sales, referências centrais do carisma salesiano. O subsídio da Novena foi preparado pela equipe da Pastoral Juvenil Salesiana da Inspetoria São João Bosco e está disponível para acesso. Para visualizar o material, clique aqui. Atenta à diversidade e à riqueza das experiências religiosas vivenciadas nas presenças salesianas do Brasil, a Inspetoria também disponibilizou um mural digital, no qual cada pessoa e/ou grupo poderá compartilhar as experiências de oração vividas durante a Novena de Dom Bosco, por meio de fotos, vídeos e orações. Fonte: Inspetoria São João Bosco

Irmãs Junioristas vivenciam Segundo Noviciado “Internacional” com foco na preparação para a Profissão Perpétua

O Segundo Noviciado, etapa formativa no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), na Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB) foi marcado por uma novidade: transformou-se em Segundo Noviciado internacional, com duas participantes da Angola Gravatá e Recife (PE) – A primeira etapa do Segundo Noviciado das Irmãs Junioristas – Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) – teve início no dia 27 de dezembro de 2025, Solenidade de São João Apóstolo e Evangelista. O encontro, que se estendeu até 8 de janeiro de 2026, aconteceu nas cidades de Gravatá e Recife (PE), reunindo as jovens religiosas em um tempo formativo essencial para a profissão dos Votos Perpétuos. Em Recife, as Junioristas foram acolhidas na sede da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BRE). A abertura foi presidida pela Inspetora anfitriã, Irmã Maria Américo Rolim, que acolheu as participantes em nome das Inspetoras do Brasil e de Angola. Em sua mensagem, ela enfatizou a relevância desse período no itinerário vocacional, como preparação para o compromisso definitivo na vida consagrada salesiana, no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Participaram do Segundo Noviciado as Irmãs Junioristas: Olívia Maria Matas e Giselle Ferreira dos Santos, da Inspetoria Maria Auxiliadora (BRE); Zeferina Cuamba Cotingo, da Visitadoria Rainha da Paz, de Angola (ANG) e Virgínia António Ganga, também da Visitadoria Rainha da Paz (ANG), atualmente em estudos na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo. Ao longo dos dias, as Junioristas aprofundaram temas centrais da espiritualidade salesiana: o Sistema Preventivo e a Missão, com o Padre Magno Xavier, Salesiano de Dom Bosco; os Votos Religiosos (castidade, pobreza e obediência), com a Irmã Solange Sanches, Filha de Maria Auxiliadora (FMA) da Inspetoria BAP e atualmente Mestra de Noviças; a Unidade Vocacional em Chave Mariana, com a Irmã Jane Maria da Silva, FMA da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), de Belo Horizonte; e A Vida Comunitária, com a Irmã Antoniele Holanda, FMA da Inspetoria de Recife. O programa incluiu intensa convivência fraterna e partilhas em espírito de família. O encontro culminou em um retiro assessorado pela Irmã Luz Inés Valdés, FMA da Inspetoria de Recife, e com a celebração do aniversário de uma das participantes: Irmã Virgínia Ganga. No encerramento, a Inspetora Irmã Maria Américo dirigiu novamente a palavra às Junioristas, reforçando suas partilhas e destacando o compromisso diário na vocação salesiana – marcado por fidelidade, doação e disponibilidade ao chamado de Deus. Esse percurso representou um tempo de graça e encontro profundo com Jesus à luz da maternidade de Maria, fortalecendo as Irmãs Junioristas para o “sim” cotidiano à vida consagrada.   Fonte: Inspetorias FMA de São Paulo e Recife

Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana 2026

De 15 a 18 de janeiro de 2026, realizar-se-á em Valdocco, Turim, a 44.ª edição das Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana De 15 a 18 de janeiro de 2026, realizar-se-á em Turim a 44.ª edição das Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana (GSFS), o encontro tradicional que tem como objetivo revigorar a Espiritualidade Salesiana nas suas dimensões fundamentais, em espírito de comunhão com os 32 Grupos da FS, sobre a Estreia 2026 do Reitor-Mor, Don Fabio Attard: “Fazei o que ele vos disser. Crentes, livres para servir”. Esperam-se cerca de 350 participantes em Valdocco, líderes e membros dos Grupos da Família Salesiana, entre os quais a Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, a Conselheira Geral para a Família Salesiana, Irmã Leslie Sándigo, e outras Conselheiras, além de várias FMA, delegadas da FS das Inspetorias.  “São dias de família e de comunhão, de aprofundamento da Estreia e de partilha, de oração e disponibilidade para o encontro, a escuta, o discernimento, em vista de boas escolhas, como fez Maria em Caná, onde colocou em jogo a força da sua fé», motivou o padre Joan Lluís Playà, Delegado Central do Reitor-Mor para a Família Salesiana, numa mensagem divulgada entre os inscritos na GSFS 2026. Como todos os anos, estas Jornadas oferecerão momentos de aprofundamento espiritual, lectio divina, diálogo e partilha entre os diferentes Grupos da Família Salesiana. O programa prevê a apresentação e o aprofundamento da Estreia, testemunhos de vida e de acompanhamento na fé, celebrações, momentos de oração e momentos de fraternidade. Será dada particular atenção aos jovens, aos leigos e aos Salesianos Cooperadores, no contexto do 150.º aniversário da sua fundação. Além dos momentos de espiritualidade partilhada nas celebrações e liturgias comuns, e dos momentos de reflexão e escuta comuns, as GSFS 2026 incluem ainda propostas de livre escolha, que permitirão enriquecer a experiência individual dos participantes em Turim. No início da tarde de 16 de janeiro, os inscritos poderão, aceder a quatro opções diferentes, subdividindo-se, de acordo com as suas respetivas sensibilidades e interesses e visitar um de três momentos: «Le ali di Maria Troncatti» (As asas de Maria Troncatti), a mais recente santa da Família Salesiana; a exposição sobre São Piergiorgio Frassati, modelo de santidade juvenil turinês do século XX; o Museu Casa Don Bosco de Valdocco, para uma imersão nas raízes do Carisma Salesiano; ou ouvir um testemunho sobre Akash Bashir, jovem ex-aluno salesiano, cuja Causa de martírio está em andamento. (Fonte: InfoANS). Para facilitar a participação global, está prevista a possibilidade de poder seguir os momentos principais das Jornadas indicados no programa em modalidade online, no Canal YouTube ANS Channel. Para outras informações: www.famigliasalesiana.org   Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil