14/06/2023

2ª Edição do curso de Marketing Educacional

2ª Edição do curso de Marketing Educacional

Na manhã desta quarta-feira (14), de forma on-line, pela plataforma Zoom, aconteceu o primeiro dia da 2ª edição do curso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em rede”. A formação deste ano também foi conduzida pela fundadora e CEO da Agência Bear, Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e ex-aluna Salesiana pelo Colégio de Santa Inês (SP), Andréa Tavares.

Na 1ª edição do curso, em 2022, foram realizados três encontros on-line para as comunidades educativo-pastorais das Escolas Salesianas que atuam, direta ou indiretamente, da Campanha de Matrículas, facilitando a compreensão e desenvolvimento dos diversos papéis desempenhados dentro da Campanha, tornando-a um processo vivo durante todo o ano e não apenas em períodos específicos. Já nesta 2ª edição, em 2023, a proposta foi de um encontro que apoie as equipes da Escolas Salesianas na aplicação dos principais conceitos do Marketing Educacional, desenvolvendo, em tempo real, a elaboração de um Plano de Marketing, oportunizando aos participantes que realizem, em paralelo, a construção personalizada do documento mediante a realidade de suas Instituições de Ensino.

A 2ª edição da formação também contou com a participação de três representantes das Escolas Salesianas do Brasil que partilharam com os participantes os processos e benefícios percebidos em suas localidades a partir do investimento de tempo para planejar as ações em equipe:

“A gente tem que lembrar que matrículas a gente tem o ano todo, em alguns momentos mais intensificado do que em outros [...] e um dos benefícios [do Planejamento de Marketing] que eu destaco é a clareza dos objetivos para alcançar os resultados”, comenta a Coordenadora de Comunicação do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, em Araras (SP), Danieli Lagazzi.

“Criamos os indicadores e as metas para ir acompanhando a performance [...] e isso nos ajudou a entender que o planejamento era fundamental. Semanalmente nós fazíamos reuniões para realinhar as metas [...] concluímos que o planejamento foi bem exitoso na nossa realidade”, diz a Gestora Administrativa do Colégio Juvenal de Carvalho, em Fortaleza (CE), Rebeca Antero.

“Nós já fazemos esse planejamento em conjunto dentro da inspetoria [...] A partir da Campanha que vem da RSB, nós temos a opção de humanizar com os nossos alunos [...] Todos os alunos que fazem parte da nossa Campanha são os filhos dos nossos colaboradores. Aqui em cidade pequena as pessoas reconhecem e é um estratégia bem bacana que deu muito certo!”, relata a Coordenadora de Comunicação do Colégio Salesiano Dom Bosco, em Araxá (MG), Cyntia Alves de Carvalho.

A 2ª edição do curso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em rede” foi pensado e organizado pela Coordenadora Nacional para a Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Maike Loes, juntamente com a Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva, e apoio da Coordenadora Nacional das Escolas Salesianas, Ir. Lucia Jacinta Finassi.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

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Nesta quarta-feira (20), os comunicadores e colaboradores da comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP) se reuniram virtualmente para partilhar suas experiências e reflexões sobre o III Encontro Nacional de Comunicação (ENAC), realizado entre 6 e 9 de agosto, em Aparecida (SP), no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. O encontro, previsto no calendário da BAP, foi convocado pela coordenadora inspetorial de Comunicação, Irmã Maike Loes, com o apoio de Andréa Pereira, da Comunicação e Marketing das escolas de São Paulo, e de Irmã Ivone Marcuzo, conselheira referente do Âmbito da Comunicação da BAP. Após a acolhida, o grupo participou de um momento de espiritualidade com a exibição do clipe “Na vida salesiana”, lançado em 5 de agosto, durante a celebração dos 153 anos de fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Na sequência, de forma interativa, os Comunicadores compartilharam sobre sua participação no evento, a realização da avaliação, as palavras centrais das oficinas das quais participaram, a inscrição no ambiente virtual do Centro Salesiano de Formação (CSF) e outras impressões. A coordenadora inspetorial proporcionou uma visão conjunta da Sala Virtual recordando os diferentes momentos do encontro, para que, também os que não participaram presencialmente, pudessem compreender a grandeza e a importância dos temas abordados e das dinâmicas utilizadas. Segundo Marcella, responsável pela comunicação no Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto (SP), «viver o ENAC 2025 foi uma experiência significativa e que fortaleceu o sentimento de pertencimento». Entre os muitos pontos positivos, Marcella destacou a oficina de estratégias para captação de alunos. «Além de aprendizados práticos, a oficina reforçou a importância de desenvolvermos uma campanha de matrículas humana e fiel à missão salesiana. E por falar em Carisma Salesiano, a visita à réplica da casa de São João Bosco foi um verdadeiro presente. Naquele espaço, senti a esperança viva que guiou Dom Bosco e reafirmei a grandeza de sua missão». Para a comunicadora, «foram dias de muita reflexão, aprendizado e convivência que me ajudaram a compreender ainda mais o papel da comunicação e do nosso compromisso de comunicar com cuidado, sensibilidade e, sobretudo, escuta ativa. Voltei para casa fortalecida como rede e inspirada como comunicadora!» Já Viviane, coordenadora do CCA Santa Lúcia, na zona sul de São Paulo, confirmou que «participar do ENAC foi extremamente valioso. Além do encontro presencial, que nos permitiu dimensionar a força e a amplitude da ação de comunicação Salesiana no Brasil, os temas abordados foram de grande relevância para a nossa prática». Viviane destacou a imersão no universo da inteligência artificial, que «muitas vezes utilizamos de forma rotineira sem explorar todo o seu potencial. As oficinas também foram muito enriquecedoras: participei das de Gestão de crise e LGPD, ambas significativas e esclarecedoras, ajudando a sanar dúvidas importantes que eu tinha». Brenda, educadora social da Casa Betânia, de Guaratinguetá (SP), disse: «o ENAC foi uma imersão no mundo da comunicação, uma experiência muito rica, várias coisas ali tive acesso pela primeira vez e me despertou a curiosidade e motivou estar cada vez mais atualizada diante de tantas ferramentas que temos à disposição. A convivência e poder partilhar as experiências entre tantas presenças foi muito rico e mostra o quanto estamos conectados.» Sobre as oficinas, Brenda completou: «deram bastante luz à maneira de agir, foi um momento de muita aprendizagem! Mas ainda ficam muitas perguntas sobre como organizar tanta coisa dentro da Obra Social». Os comunicadores também discutiram as ações que serão desenvolvidas após o encontro, com o objetivo de fortalecer a comunicação salesiana em rede, tanto em nível local quanto inspetorial. Entre as iniciativas está a partilha de boas práticas nas reuniões mensais, com a primeira prevista para 17 de setembro, envolvendo uma escola e uma obra social da Inspetoria. Sobre a ação “IA com alma salesiana”, como foi definida pelos comunicadores da BAP no encerramento do III ENAC, ficou decidida a criação de um grupo de trabalho (GT) para promover o diálogo e a integração entre as diversas presenças da BAP no uso de inteligência artificial, construindo diretrizes que conjugam padronização e formação, alinhadas aos valores do carisma salesiano. O GT atuará com base na “escuta ativa” das realidades locais, utilizando formulários, reuniões e feedbacks para aperfeiçoar algumas orientações e promover uma (edu)comunicação atualizada e sensível à missão educativa. Ir Maike Loes da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Comissão para a Juventude apresenta cartaz e subsídio para o Dia Nacional da Juventude 2025

A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou o cartaz e o subsídio preparatório para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2025. A celebração acontecerá em 19 de outubro; no entanto, algumas dioceses poderão escolher datas diferentes para celebrar o evento, de acordo com suas realidades locais. O DNJ deste ano terá como tema “Juventude e Ecologia Integral” e como lema “Jovens, guardiões da Criação”. O DNJ 2025 segue a proposta da Campanha da Fraternidade (CF), que neste ano convida a Igreja no Brasil a refletir sobre a espiritualidade da criação. A inspiração vem da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, publicada há dez anos, que incentiva ações concretas pelo cuidado da “Casa Comum” e pela responsabilidade socioambiental. O material formativo, escrito pelos jovens da coordenação nacional da Pastoral Juvenil e revisado pela Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, inclui roteiros de encontros, reflexões e propostas pastorais. Há ainda orações, cantos e dinâmicas para apoiar a dimensão espiritual e missionária. O objetivo é estimular jovens a assumir papel de liderança na construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável. O cartaz foi inspirado na arte da Campanha da Fraternidade 2025, em comunhão com a proposta nacional. Na apresentação, a Comissão Episcopal afirma que espera que o DNJ seja oportunidade para “pensar, refletir e realizar iniciativas no cuidado com a vida”. A Comissão reforça que a data não é apenas um evento anual, mas parte de um processo contínuo de formação, missão e testemunho, reunindo jovens de diferentes movimentos em oração e compromisso com a vida. Os materiais estão disponíveis para download: — Subsídio em PDF  | baixe aqui — Cartaz | baixe aqui — Modelos de camisa | baixe aqui — Redes Sociais | baixe aqui   Fonte: Jovens Conectados - CNBB  

Lançado o documentário 'Aquí nos quedamos': o sonho missionário chega à Patagônia

Os primeiros salesianos missionários desembarcaram na Argentina em 14 de dezembro de 1875. Eles enfrentaram uma série de desafios durante a travessia do Atlântico, com coragem e perseverança. Entretanto, a travessia do oceano era apenas o início da viagem. O vento e o frio, as poucas informações disponíveis e negativas sobre os povos indígenas e o cenário social e político da Argentina transformaram a chegada à Patagônia numa tarefa muito mais desafiadora do que os Salesianos previam. Entretanto, Dom Bosco insistiu repetidamente aos seus salesianos: "Precisamos ir à Patagônia". E assim, superando todas as dificuldades, eles tomaram coragem e embarcaram numa aventura impensável. E, a partir daquele momento, "Aqui ficaremos" – expressão que dá título a este documentário, "Aquí nos quedamos". O curta-metragem – "Aqui ficaremos. O sonho missionário chega à Patagônia" – foi lançado no dia 16 de agosto. Esta produção, do Boletim Salesiano da Argentina, retrata a chegada dos primeiros missionários salesianos à terra sonhada por Dom Bosco, por meio do relato do salesiano Néstor Zubeldía, em peça que mescla ficção e realidade. O Boletim Salesiano da Argentina disponibiliza gratuitamente o conteúdo em seu canal no YouTube. A nova produção multimídia dá sequência ao documentário "Estamos todos: El sueño salesiano llega a América", lançado em dezembro de 2024, também produzido pelo Boletim Salesiano Argentino. Também o primeiro documentário se pode encontrar no canal do YouTube do Boletim, com legendas em inglês, italiano, português, búlgaro, tcheco. Confira abaixo: Fonte: Agência Info Salesiana

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