28/05/2024

3º Comm Talks: Educação às mídias e à informação

3º Comm Talks: Educação às mídias e à informação
Foto: Divulgação

Continua os CommTalkS, uma iniciativa do Âmbito da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) com vídeos formativos, que visam criar uma visão compartilhada da cultura da comunicação, mesmo na diversidade das expressões.

No 3º CommTalks, o Prof. Inácio Aguaded, Docente de Educação e Comunicação na Universidade de Huelva, Espanha; autor de numerosas publicações e pesquisas, fala sobre educação às mídias e à informação. “Vivemos numa sociedade da comunicação em que as mídias desempenham um papel fundamental nas famílias e na própria sociedade”.

Partindo do cenário contemporâneo, o Prof. Aguaded apela aos professores e à Comunidade Educativa Salesiana, a envolver as famílias numa educação às mídias “necessária e urgente”, para que “a educação seja exatamente o que a palavra diz: ‘fazer sair de dentro’, para que aos jovens não sejam proibidas as coisas, mas descubram o consumo responsável de modo autônomo”.

Vale a pena aprofundar o tema assistindo ao vídeo completo com legendas em italiano, inglês, francês, português, espanhol (nas configurações do YouTube):

Estão disponíveis também os vídeos anteriores: o 1º CommTalkS introdutório com as palavras de Madre Chiara Cazzuola e o 2º com “As perguntas dos jovens sobre o Sínodo”, no qual a Madre Emérita do Instituto das FMA, Irmã Yvonne Reungoat, participante da Assembleia Ordinária do Sínodo em outubro de 2023, responde às numerosas perguntas recebidas dos jovens das Inspetorias do mundo.

Os webinars são dirigidos a todas as Comunidades Educativas e a todos os interessados, especialmente os jovens, e podem ser utilizados para encontros e também para a animação nas comunidades.

Fonte: Istituto Figlie di Maria Ausiliatrice (FMA)

 

Mais Recentes

Editora Edebê é patrocinadora do Selo ODS Educação

A Editora Edebê, comprometida com a transformação social e a educação de qualidade, se tornou a patrocinadora nacional do Selo ODS Educação 2024-2025. Esta é uma iniciativa que busca reconhecer e estimular práticas sustentáveis nas instituições de ensino, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade. O PAPEL DA EDITORA EDEBÊ Conhecida por seu compromisso com a educação de qualidade, a Edebê vê no Selo ODS Educação uma oportunidade de potencializar sua missão. Ao patrocinar esta iniciativa, a Editora reafirma seu compromisso com a transformação social por meio da educação que é a base para o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro melhor. O patrocínio da Edebê é um passo significativo para a promoção dos ODS na educação. Através desta parceria, espera-se que mais instituições de ensino sejam motivadas a adotar e implementar práticas que contribuam para a Agenda 2030, criando um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. A IMPORTÂNCIA DO SELO ODS EDUCAÇÃO O Selo ODS Educação visa reconhecer iniciativas que contribuem com os ODS, estimulando a participação das instituições de ensino nas metas da Agenda 2030. Utilizando uma tecnologia social de reconhecimento, o selo destaca boas práticas e soluções das instituições participantes, engajando a comunidade acadêmica na criação de práticas sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo. O PROPÓSITO DO SELO ODS EDUCAÇÃO A iniciativa do Selo ODS Educação é parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil. Ela visa a internalização dos objetivos globais e sua aplicação nas diversas localidades brasileiras, por meio de um programa de reconhecimento que busca ativar a capacidade transformadora das instituições de ensino. Ao incorporar os ODS e outros índices de desenvolvimento em suas ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão, essas instituições podem desempenhar um papel crucial na promoção de um desenvolvimento sustentável. Saiba mais em: www.seloods.org. Fonte: Editora Edebê

Festival Global de Cinema Juvenil Dom Bosco 2024

Festival faz convite aos jovens para a construção conjunta de um futuro mais verde e sustentável

RSB no Webinar de Comunicação da UISG

Evento aborda o tema “Comunicação e Sinodalidade: Reflexões e práticas para uma Igreja em diálogo”

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil