3º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural 
08/10/2024

3º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural 

3º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural 
Foto: Rede Salesiana Brasil

Na manhã da última quinta-feira (03), pelo canal oficial da Rede Salesiana Brasil (RSB) no YouTube, aconteceu o 3º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural que trouxe o tema “Expressões da identidade salesiana por meio da arte e da cultura”. O evento tem o objetivo de viabilizar a socialização de experiências para ampliação das reflexões, debates e disseminação de ideias e propostas que contribuam para potencializar a comunicação em Rede. 

Em sua fala de abertura, a Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, Irmã Maike Loes, trouxe um recorte histórico de como a arte e a cultura sempre fizeram parte do carisma salesiano, relembrando a célebre frase de Dom Bosco que dizia: “Uma casa salesiana sem música, é um corpo sem alma”. Ir. Maike fez ainda memória do Dom Bosco adolescente, o saltimbanco que se utilizava da mágica, da corda bamba e diversas formas de arte para educar e evangelizar os jovens de sua época. “Para a Família Salesiana, a música é arte, é técnica, mas, especialmente, é espaço para educar e evangelizar”, disse a Coordenadora que também convidou a todos para ler, ou reler, as Memórias do Oratório de São Francisco de Sales, livro escrito pelo próprio Dom Bosco que conta diversas histórias sobre os jovens acolhidos em seu oratório.

Após a fala da Ir. Maike, tiveram início as apresentações, começando com o Professor Hélio da Silva Júnior, músico e regente do coral e orquestra do Instituto Nossa Senhora da Glória, de Macaé (RJ), trazendo o tema “Coro e orquestra na escola – Formação Integral, Evangelização e Pertencimento no Instituto Nossa Senhora da Glória”. O professor Hélio contou um pouco sobre como a música tem proporcionado grandes resultados para os estudantes, a escola salesiana e a comunidade local.

Em seguida, a Gestora do Arquivo Histórico da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora e membro da equipe de Memória Institucional, Cláudia Trindade, trouxe uma apresentação voltada para a área teatral com o tema: “Teatro do Liceu – Expressão da arte, criatividade e patrimônio cultural Salesiano”. Cláudia fez um recorte histórico sobre como o legado de Dom Bosco contribuiu para o Teatro do Liceu Coração de Jesus, que impulsionou a arte dramática em São Paulo, contando com apresentações dos estudantes desde 1890 e sendo o berço de grandes talentos brasileiros do teatro como Grande Otelo, Rodolfo Mayer, Sérgio Cardoso e Durval de Souza. 

Para falar da experiência de Pastoral e Educomunicação no Colégio de Santas Inês (SP), o Assessor de Pastoral e Professor de Artes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Prof. João Carlos Teixeira Júnior, trouxe o tema: “PACAS – Pastoral de Artes, Comunicação e Animação Salesiana”. Segundo João, a PACAS é um grupo de Pastoral que se utiliza das artes de modo geral para o processo de educação e evangelização das juventudes. 

Na última apresentação do evento, a Gerente Socioeducativa do Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio, de Pará de Minas (MG), Ana Paula Auxiliadora Carvalho dos Santos, apresentou o “Projeto Benjamin de Oliveira – A arte circense contribuindo para a transformação sociocultural no Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio”, iniciativa que atende 200 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em situação de risco social dentro de uma das comunidades mais vulneráveis do município. 

Finalizando o Encontro, após uma leitura das ressonâncias enviadas pelos participantes de todo o Brasil sobre as Boas Práticas apresentadas, Ir. Maike Loes fez sua fala de fechamento do evento. “Sonhamos em rede, por isso foi possível a realização desse evento tão carismático, tão salesiano. Quanta criatividade! Quanta paixão educativa! [...] Em nome da Rede Salesiana Brasil, o nosso agradecimento aos convidados que vieram querendo somar, partilhar e compartilhar”, comenta Ir. Maike. 

Como apresentação final, os educandos da Oficina de Música e Educomunicação do CCA Santa Lúcia contaram, através de uma paródia que eles mesmos ajudaram a compor, como é a rotina nesse espaço salesiano de educação e evangelização.

O 3º Encontro on-line de Boas Práticas Comunicacionais e Produção Cultural sobre “Expressões da identidade salesiana por meio da arte e da cultura” contou com o apoio e a mediação da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva; além da equipe de Comunicação do Escritório da RSB, em Brasília (DF), na transmissão e a equipe do Serviço de Atendimento à Rede (SAR) no monitoramento da live e do chat.

Escrito por Janaína Lima, Analista de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

As Memórias e o Carisma Salesiano Perpetuados na Celebração do Dia Nacional do Selo

Conheça como a vida e a obra do Fundador dos Salesianos foram eternizadas em emissões postais históricas do Vaticano, do Brasil e de dezenas de países. Correios do Vaticano lançaram um selo comemorativo dedicado aos 200 anos do "Sonho dos 9 Anos" de Dom Bosco. Com valor facial de 1,30 euro, o selo reproduz um detalhe da pintura sobre tela de Mario Bogani (de 1999, preservada no Templo de Dom Bosco, em Castelnuovo Don Bosco). A arte foca na figura do pequeno João de mãos dadas com Nossa Senhora e ao lado de Jesus, retratando o episódio que o então Reitor-Mor dos salesianos, Cardeal Ángel Fernández Artime, definiu como a "fonte inspiradora de sua filosofia educativa permeada por três princípios: razão, religião e amorevolezza". A Magnitude do Legado Impressa no Brasil No Brasil, a presença salesiana e a profecia de Dom Bosco sobre a capital federal ganharam uma das mais ricas séries filatélicas já produzidas no país. Em 16 de agosto de 2015, por ocasião do Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco, os Correios do Brasil lançaram uma marcante sextilha (bloco composto por seis selos integrados), desenvolvida em computação gráfica pelo artista Herbert Gonçalves Barbosa, com uma tiragem de 2,4 milhões de exemplares. A sextilha brasileira ilustra de forma panorâmica a grandeza da obra salesiana em solo nacional: 1º Selo: O Santuário Maria Auxiliadora, em Niterói (RJ), representando a chegada dos primeiros salesianos ao Brasil. 2º Selo: O Santuário Dom Bosco, em Brasília (DF). 3º Selo: A juventude e a arte, representadas por um grupo de dança de escolas salesianas. 4º Selo: A ação de Dom Bosco e de seus discípulos junto aos jovens, com foco nos contextos de vulnerabilidade social. 5º Selo: A histórica atuação educativo-pastoral junto aos povos indígenas. 6º Selo: A estátua de Dom Bosco localizada na Catedral Metropolitana de Brasília, onde também está esculpida uma representação do sonho profético que anteviu a fundação da capital do Brasil. O lançamento simultâneo dessa série histórica ocorreu em várias capitais brasileiras, como Brasília, Niterói, São Paulo, Manaus, Recife e Porto Alegre. Um Fenômeno Global de Devoção A presença de Dom Bosco na filatelia não se restringe a Roma ou ao Brasil. Países como Áustria, Bélgica, Bolívia, Eslováquia, Guatemala, Índia, Peru, Portugal e Quênia, além da Ordem Militar Soberana de Malta e da República de São Marino, também já emitiram selos comemorativos em datas marcantes da Família Salesiana. Neste Dia Nacional do Selo, a Rede Salesiana Brasil celebra essa rica memória estampada em papel, que continua a espalhar pelo mundo a mensagem, o sorriso e o carisma do Pai e Mestre da Juventude. Por Janaina Lima, com apoio da equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil e informações da ANS e Agência dos Correios   

Minuto Salesiano em Rede amplia articulação e fortalece protagonismo juvenil

O Minuto Salesiano em Rede avança em sua missão de conectar, informar e evangelizar. Em reunião on-line realizada na segunda-feira, 13 de julho, integrantes da equipe de produção do conteúdo radiofônico definiram novas ações para ampliar o alcance da iniciativa em todo o Brasil Salesiano. Entre os encaminhamentos, está a criação de um grupo com os referentes de comunicação das rádios, podcasts e plataformas digitais das Inspetorias Salesianas do Brasil, com a participação também das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas).A proposta é fortalecer a integração, agilizar a circulação dos conteúdos e potencializar a presença salesiana nos diferentes territórios e meios de comunicação. A estratégia de divulgação também ganhará novos formatos. O projeto passará a utilizar stories com links para ampliar o acesso às edições e aproximar ainda mais o público das notícias, iniciativas e experiências da Família Salesiana. “Sextou”Um dos destaques do planejamento é o espaço dedicado à juventude: as edições das sextas-feiras deverão contar com produções realizadas por jovens de movimentos juvenis, obras e escolas salesianas. A iniciativa reforça o protagonismo juvenil, marca essencial do carisma de Dom Bosco, e valoriza a voz daqueles que são chamados a ser protagonistas da evangelização. A equipe recorda ainda que o período destinado à produção de cada edição; incluindo gravação e edição do áudio – acontece diariamente entre 12h e 14h. Também foram previstas reuniões mensais de avaliação e planejamento, voltadas ao aperfeiçoamento do Minuto Salesiano em Rede e à preparação de uma cobertura cada vez mais articulada de eventos inspetoriais e nacionais. Como parte dos próximos passos, será publicada uma matéria no Nordeste Hoje sobre o encontro, além da intensificação da divulgação de cada edição nos grupos inspetoriais. Com mais integração, presença digital e participação juvenil, o Minuto Salesiano em Rede segue consolidando uma comunicação em sintonia com os tempos atuais e com o coração da missão salesiana. Participaram da reunião: Thaís Cândido (jornalista da FM Pe. Cícero de Juazeiro do Norte/CE e locutora oficial do MS; Wilson Firmo, jornalista e diretor da Rádio Online Amanhecer, a rádio da AMA – Associação Missionária Amanhecer; Jean Alves, radialista e coordenador da rádios parceiras entre a AMA e as emissoras que tocam nas suas programações o programa Tempo de Paz, com o Pe. João Carlos; Maria Beatriz, assistente de comunicação da RSB – Rede Salesiana Brasil, que hospeda diariamente os áudios do MS no podcast da entidade nacional; Paulo Thiago – Setor Rádios da Inspetoria Salesiana) Por Wilson Firmo – Redação do Minuto Salesiano

Em primeira encíclica, papa Leão XIV pede desculpa por Igreja Católica demorar em condenar escravidão

Segundo pontífice, isso representa uma 'ferida na memória cristã'. Na primeira encíclica do papa Leão XIV, publicada nesta segunda-feira (25), ele pediu desculpas pela demora da Igreja católica em condenar a escravidão. Segundo ele, isso até hoje é uma 'ferida na memória cristã'. "Em nome da Igreja, peço sinceramente perdão', escreve no texto que define as posições da Igreja em diversas questões, especialmente a inteligência artificial." Outros papas anteriormente tinham feito pedidos oficiais de desculpas por conta de cristãos estarem relacionados ao comércio de escravos. Porém, nada tinha sido feito de forma geral do papel da Igreja. O primeiro a condenar publicamente foi seu antecessor de nome, o papa Leão XIII, em 1888. "É impossível não sentir profunda tristeza ao contemplar o imenso sofrimento e humilhação suportados por tantos, em contraste com sua dignidade incomensurável como pessoas infinitamente amadas pelo Senhor", afirmou. Ao longo da história, a Igreja Católica, que tinha como uma das definições a defesa da dignidade humana, realizou decretos para não aceitar a escravização contra cristãos, porém autorizava uma invasão e até combate em outros territórios. Isso foi realizado, por exemplo, em 1452 pelo papa Nicolau V, na bula 'Dum Diversas', que liberava até mesmo os 'pagãos' a 'escravidão perpétua'. Alguns anos depois, outra bula também reforçou o tema, o que gerou uma 'autorização' para os países realizarem a escravidão nas colônias. Outros papas depois confirmaram, como Calisto III, Sisto IV e Leão X. Encíclicas são documentos oficiais papais que se dirigem a bispos do mundo todo, dando um direcionamento do pensamento católico sobre diversos temas, focando especialmente naqueles em evidência. Intitulado 'Magnifica Humanitas', o papa alertou no texto sobre os perigos da inteligência artificial e que seu uso em conflitos armados representaria complicações sobre o papel humano na resolução das guerra. "Os principais motores do desenvolvimento são entidades privadas, muitas vezes transnacionais, dotadas de recursos e capacidade de intervenção que superam os de muitos governos. O poder tecnológico assume, assim, um aspecto sem precedentes, predominantemente 'privado', o que torna ainda mais difícil discernir, governar e direcionar esse poder para o bem comum", escreve. "Embora a IA possa aprimorar a defesa e a proteção de civis, ela também pode diminuir o limiar para o uso da força, proteger as pessoas da responsabilidade e fomentar uma cultura na qual o inimigo é reduzido a uma estatística e a vítima a 'dano colateral", continua. O Papa aponta o dedo para o crescimento da indústria bélica, a corrida armamentista nuclear e o surgimento de novos atores armados, incluindo grupos jihadistas, que visam perpetuar o conflito como fonte de poder e lucro. Ele também adverte claramente contra o uso de armas baseadas em inteligência artificial, porque "não existe algoritmo que possa tornar a guerra moralmente aceitável". Portanto, são necessárias restrições éticas rigorosas, compartilhadas internacionalmente, porque "qualquer tecnologia que facilite o ataque sem ver o rosto do outro diminui o limiar moral do conflito". O papa também enfatiza que 'a promoção do bem comum jamais poderá ser dissociada do respeito ao direito dos povos de existir, de preservar sua própria identidade e de contribuir com sua singularidade para a família das nações'. E 'qualquer tentativa ou plano para eliminar ou subjugar uma nação é gravemente imoral e, portanto, inaceitável', afirma Leão XIV na encíclica. Papa cita 'Senhor dos Anéis' e filósofos Papa Leão XIV celebra primeira missa de Natal do pontificado. — Foto: ANDREAS SOLARO / AFP No texto, há também uma citação de 'O Senhor dos Anéis', de JRR Tolkien. É a passagem em que o mago Gandalf diz: "Não nos cabe controlar todas as marés do mundo; nossa tarefa é fazer o que pudermos pela salvação dos anos em que vivemos , erradicando o mal dos campos que conhecemos, para que aqueles que vierem depois possam cultivar uma terra saudável e limpa". As citações também incluem as de grandes filósofos: Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e Platão. Os papas mais recentes são todos mencionados, começando com Leão XIII e sua 'Rerum Novarum', que inspirou Prevost para este primeiro documento magisterial importante. Mas também há Pio XI, Pio XII, João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Por fim, há referências à Carta das Nações Unidas, aos documentos do Concílio Vaticano II, aos quais o Papa dedica as catequeses das audiências gerais de quarta-feira, e ao Compêndio da Doutrina Social da Igreja. Fonte: Redação CBN

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil