14/08/2025

A AMJ 2025 fortalece a missão salesiana com 450 jovens missionários e 3.500 visitas em julho

A AMJ 2025 fortalece a missão salesiana com 450 jovens missionários e 3.500 visitas em julho
Foto: Inspetoria Salesiana São Pio X

A “Inspetoria Salesiana São Pio X”, do Brasil-Porto Alegre (BPA), realizou de 13 de julho a 2 de agosto a ‘Animação Missionária Juvenil 2025’ (AMJ 2025), reunindo mais de 450 Participantes, em quatro Cidades, de três Estados do Sul do Brasil: Guarapuava (PR), Ascurra e Joinville (SC) e Viamão (RS). A edição marcou os 15 anos do Projeto e integrou as comemorações pelo Sesquicentenário do Envio à América, da Primeira Expedição Missionária Salesiana, por Dom Bosco.

Missão e vocação no centro da experiência

O Inspetor Salesiano, P. Ademir Ricardo Cwendrych, destaca que a AMJ é um tempo de encontro e serviço. “Estamos celebrando 150 anos do Envio da Primeira Expedição Missionária por Dom Bosco à América. A chegada desses primeiros jovens salesianos inspirou e inspira ainda hoje a renovar o espírito missionário”, afirmou. Para ele, a proposta da AMJ foi e é oferecer aos adolescentes e jovens uma vivência de Fé e discernimento, semeando vocações em toda a Igreja.

O Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil, P. Diego da Silva, ressalta que a AMJ é um dos projetos mais importantes da Inspetoria, por integrar vários aspectos da evangelização da juventude. Segundo ele, a temática deste ano foi iluminada pelas palavras “agradecer, repensar, relançar”, conectando a ação missionária à caminhada da Inspetoria.

Responsável pela Animação Missionária, o P. Edvaldo Nogueira da Silva explicou que a proposta oferece aos adolescentes três experiências fundamentais: oração, convivência com a comunidade, encontro com o próprio projeto de vida: «Queremos que, no final, o jovem possa dizer ‘Eu quero servir a Deus e ao próximo’».

Já Volnei Rafael Sevenhani, Integrante da Equipe Inspetorial de Pastoral Juvenil, recorda que a AMJ exige grande mobilização, encontros preparatórios, produção de subsídios, transporte, alimentação, hospedagem. “O esforço – disse – é para que os jovens vivam a espiritualidade juvenil salesiana na prática e encontrem Deus no encontro com as pessoas”.

Presença em quatro cidades

Em Guarapuava (PR), a missão ocorreu de 13 a 19 de julho, reunindo 159 participantes, incluindo 95 missionários, 35 coordenadores, 17 formandos SDBs, duas Filhas de Maria Auxiliadora e voluntários locais. Foram 973 as visitas e atividades nas comunidades da Paróquia São João Bosco, além de oratórios no Instituto Assistencial Dom Bosco (IADB), atendendo a cerca de 160 crianças e adolescentes.

Em Ascurra (SC), de 20 a 26 de julho, participaram 95 missionários, entre adolescentes, salesianos e coordenadores. Foram visitadas 700 entre casas e comércios, com atividades nas Comunidades, da Paróquia Santo Ambrósio.

Também de 20 a 26 de julho, Joinville (SC) recebeu 83 missionários e coordenadores, que realizaram 1.412 visitas e participaram de celebrações e oratórios nas comunidades da Paróquia Senhor Bom Jesus, no Aventureiro – o maior bairro da Cidade.

Em Viamão (RS), a missão foi realizada de 27 de julho a 2 de agosto na Paróquia São João Maria Vianney, com 110 participantes. Foram 505 as visitas e atendimentos, a cerca de 100 crianças nos oratórios, realizados na ‘Obra Social Novo Lar’.

No total, a AMJ 2025 registrou 3.590 visitas, chegando até a aproximadamente 260 crianças, adolescentes e jovens nas atividades recreativas e formativas.

Transformações e compromissos pessoais

Os relatos dos ‘missionários’ confirmam o impacto da experiência. Uma participante do projeto de Ascurra contou que viveu algo muito diferente do que esperava. “Foi uma experiência maravilhosa. Cada casa, cada rosto, cada reação era muito importante para gente. Viria quantas vezes fosse possível, porque foi a melhor experiência da minha vida” - afirmou.

Maria Eduarda, de Guarapuava, destacou a percepção do valor da própria presença. “Por mais que às vezes a gente se sinta apagado, sempre percebe que existem pessoas que precisam da gente – sim!” – disse. Após a AMJ, ela quer assumir o compromisso de participar mais nas comunidades e conversar sobre Deus com a família.

Já Gabriela Jardim Vaz, de Bagé, emocionou-se ao contar que, em Viamão, visitou um homem que havia rezado por um sinal de Deus dois dias antes. “A gente não é só missionário aqui. Tem que ser ‘bom-samaritano’ em todos os aspectos da nossa vida” - afirmou, reforçando que o empenho se deve estender para além da semana missionária.

Fonte: Eduardo Schmitz - Inspetoria Salesiana São Pio X

Mais Recentes

Rádios salesianas fortalecem união e articulam ações em encontro nacional

Diretores, produtores e locutores participaram nos dias 9 e 10 de agosto do Encontro Nacional das Rádios Salesianas em Aparecida-SP. A Rede Salesiana Brasil promoveu e patrocinou a iniciativa. O encontro reuniu representantes das rádios das inspetorias salesianas e das Filhas de Maria Auxiliadora. Cada participante apresentou a realidade técnica e estrutural de sua emissora, bem como as boas práticas na atividade local. Representantes compartilham experiências e destacam missão salesiana O radialista Marcos Pavel, da FM Dom Bosco de Fortaleza, afirmou que o encontro permitiu entender o que une as rádios salesianas. “O carisma e a identidade salesiana nos unem, e compartilhar práticas fortalece a comunicação e a captação de recursos”. Jean Alves, da FM Dom Bosco de Abreu e Lima, destacou o sentimento de pertença. “Fazemos parte de uma grande família salesiana com a missão de evangelizar e educar, comunicando com o coração para alcançar os jovens”. Diversidade regional enriquece o diálogo entre as rádios O jornalista Euclides Fernandes, coordenador de Comunicação da Inspetoria de Campo Grande, relatou diferenças regionais como enriquecedoras. “A realidade da nossa rádio é diferente daquelas no Nordeste, mas vamos inserir as experiências para fortalecer o trabalho em rede”. Wilson Firmo, da Rádio da Ama, ressaltou o caráter inédito do encontro. “A participação da coordenação da Rede Salesiana Brasil legitima nossos esforços por uma comunicação mais integrada”. Troca de saberes e fortalecimento de rede nacional Evandro Luiz, da Rádio Inova FM de Lorena, valorizou a formação recebida. “A troca de experiências contribui muito para nós, comunicadores com perfil salesiano”. Francisco Mário, da FM Padre Cícero de Juazeiro do Norte, destacou o aprendizado. “Temos força para levar a mensagem de Deus e a educação a milhares de pessoas”. O padre Sérgio Augusto Baldin Júnior, diretor executivo da Rede Salesiana Brasil, ressaltou o significado do encontro. “Este é um marco para todos que cuidam das rádios e da comunicação popular salesiana”. Visitas técnicas e novas iniciativas para integração A irmã Mike Loes, coordenadora de comunicação das Filhas de Maria Auxiliadora em São Paulo, reconheceu a importância do rádio. “Ele chega aonde ninguém mais chega, levando o carisma salesiano”. Os participantes visitaram as estruturas da Rádio e TV Aparecida e conversaram com profissionais da emissora. O encontro encerrou com a criação de um Grupo de Trabalho para integrar as rádios salesianas. A conclusão das atividades aconteceu com a Santa Missa, presidida pelo diretor da RSB, P. Sérgio. Primeiras ações concretas e próximos passos Nas próximas semanas, o grupo deve lançar o programa provisoriamente chamado Minuto Salesiano, com notícias de cada inspetoria. A proposta prevê veiculação em todas as rádios salesianas do Brasil. Por Euclides Fernandes

ENAC 2025: Terceira edição do ENAC reunirá comunicadores salesianos para dialogar sobre tecnologias emergentes e missão educativa

De 6 a 9 de agosto, a cidade de Aparecida/SP sediará o III Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil - ENAC 2025, que este ano acontecerá pela primeira vez presencialmente. O encontro terá como tema “Comunicação Salesiana e Tecnologias Emergentes” e será realizado no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida.  Promovido pela Rede Salesiana Brasil - RSB, o encontro busca potencializar os espaços de formação, interação, debates, partilhas e construção colaborativa de propostas que contribuam para a inovação nos processos comunicacionais e educomunicacionais da ação educativa em Rede.  Desde sua primeira edição, o ENAC se consolidou como um espaço privilegiado de formação, escuta e articulação entre os profissionais da comunicação, religiosos(as), gestores e agentes pastorais. Em 2025, cada presença da RSB contará com um representante, reunindo Inspetores(as), Coordenadores(as) Inspetoriais de Comunicação e Comunicadores de todas as regiões do Brasil. A programação, cuidadosamente construída pelo Comitê de Coordenadores Inspetoriais de Comunicação, abordará temas estratégicos e atuais como inteligência artificial, marketing educacional, proteção de dados, captação de recursos e comunicação institucional em tempos de crise. Entre os destaques do evento estão as reflexões carismáticas sobre o perfil do comunicador salesiano, conduzidas pelo Pe. Pedro André, oficinas com especialistas como Felipe Rodrigues e Fabrício Felix, abordando o uso de tecnologias emergentes na comunicação e sua aplicação na missão salesiana. Terão, também, oficinas temáticas práticas, voltadas a áreas como ação social, pastoral, educação e comunicação digital. Os participantes terão a oportunidade de participar de visitas guiadas a espaços significativos do carisma salesiano, como o Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora, em Guaratinguetá-SP e a Réplica da Casa de Dom Bosco, em Pindamonhangaba-SP`, além de celebrações e momentos de espiritualidade, que reafirmam a identidade salesiana e o compromisso com os jovens. O ENAC 2025 também oferecerá espaço para partilhas por inspetoria, escuta ativa e pactuação de compromissos conjuntos, reforçando a proposta de uma comunicação educativa e evangelizadora, em sintonia com os desafios do mundo contemporâneo e as potencialidades da inovação. Mais que um evento técnico, o III ENAC é um encontro fraterno de comunhão e missão, inspirado no estilo sinodal e na paixão de Dom Bosco e Madre Mazzarello pela educação integral da juventude. Serviço: Evento: III ENAC – Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil. Data: 6 a 9 de agosto de 2025. Local: Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida – Aparecida/SP. Público-alvo: Comunicadores, Coordenadores Inspetoriais e Inspetores das presenças salesianas de todo o Brasil. Site do evento: https://eventos.rsb.org.br/enac-2025/

Mini COP30 no Colégio Santa Maria Mazzarello: Juventude Salesiana em ação pelo clima

Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025, a encíclica Laudato Si’ e o Pacto Educativo Global do Papa Francisco, o Colégio Santa Maria Mazzarello realizou, na última semana, a sua Mini COP30. Inspirada nos princípios da Conferência das Partes, o evento, com duração de três dias, mobilizou 422 estudantes, educadores e membros da comunidade para refletirem, debaterem e atuarem frente às mudanças climáticas, a partir dos desafios concretos do território da Várzea, no Recife. “O Papa Francisco, na Laudato Si’, nos lembra da urgência de cuidar da nossa Casa Comum e de promover uma ecologia integral, que envolva toda a sociedade, ressaltou a irmã Maria Clara, uma das responsáveis pela iniciativa. Desde 2021, a Escola Santa Maria Mazzarello vem desenvolvendo o projeto “Colaborando com a Saúde do Planeta”, que faz eco ao chamado do Pacto Educativo Global para formar cidadãos críticos e responsáveis pela “Casa Comum”. Sob a orientação das Irmãs Salesianas, as turmas dos 4º e 5º anos iniciaram campanhas de coleta seletiva de PET e óleo de cozinha, transformando resíduos em sabão ecológico e vassouras artesanais, em parceria com o grupo “Mulheres que Geram Renda”.  Em 2023, a iniciativa foi ampliada para todo o material eletrônico, garantindo mais de 4 toneladas de lixo eletrônico corretamente descartadas e o 1º lugar na gincana “Eletrônico Não é Lixo”. Em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025, queremos despertar em nossos estudantes uma mentalidade focada no desenvolvimento sustentável, pois sabemos que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações. Este é o nosso compromisso: educar para um futuro mais justo, solidário e sustentável", completou a irmã Maria Clara. Ao comentar sobre a iniciativa 'Recicle', que tem como objetivo viabilizar a coleta de lixo eletrônico na escola, a professora de Biologia, Bruna Ferreira, destacou a importância da preservação do meio ambiente e o “uso de uma competição saudável na gincana escolar como forma de incentivo”. Mini COP30: Diálogo entre ciência, cultura e juventude A Mini COP30 marcou o ápice desse percurso, propondo sete eixos temáticos que se conectam às realidades locais e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as ODS da ONU: - Lixo Extraordinário (ODS 12): logística reversa e expressões artísticas a partir de resíduos;- Inundações na Várzea (ODS 11 e 13 ): soluções de drenagem sustentável;- Justiça Climática e Telhados Quentes (ODS 11 e 13): arborização urbana e telhados verdes;- Calor Extremo e Ilhas de Frescor (ODS 3, 11 e 13 ): estratégias de resfriamento natural;- Preservação do Capibaribe (ODS 6, 14, 15 e 13): projetos “BIOMANGUE” de restauração ecológica;- Ocupação Desordenada (ODS 4, 9, 12): urbanização inclusiva e participativa;- Brinquedos Sustentáveis (ODS 11 e 10): reutilização criativa de materiais. Ao longo de quatro dias, grupos de estudantes apresentaram protótipos de sistemas de captação de chuva, maquetes de manguezais educativos e instalações artísticas feitas de lixo reciclável, fortalecendo o senso de protagonismo juvenil e a comunhão entre saberes científicos e saberes populares. O evento reuniu mais de 200 participantes e contou com o apoio de parceiros como Reecicle, Ecooleope e Nova Brasil Ambiental. A comunidade escolar celebrou a adoção de práticas sustentáveis em grandes eventos, da festa junina aos Jogos Escolares, e o engajamento permanente na cultura do cuidado com a Casa Comum. Entretanto, permanece o desafio de enfrentar a mentalidade do descarte rápido e de ampliar recursos para dar continuidade às ações. Caminhos para o Futuro Entre as sugestões de aprimoramento, destacam‐se: Estreitar parcerias com cooperativas de catadores e ONGs ambientais; Ampliar campanhas de educação ambiental para famílias e vizinhança; Criar um núcleo permanente de monitoramento das iniciativas propostas na Mini COP30. A Mini COP30 do Santa Maria Mazzarello reafirma a convicção salesiana de que, “agir localmente e pensar globalmente” é o caminho para semear esperança e defender a dignidade de toda a criação. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil com informações da Ir. Maria Clara

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil