A Beata Maria Troncatti FMA será canonizada
26/11/2024

A Beata Maria Troncatti FMA será canonizada

A Beata Maria Troncatti FMA será canonizada

No dia 25 de novembro de 2024, o Santo Padre Francisco recebeu em audiência Sua Emcia. Rev.ma o Cardeal Marcello Semeraro, Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos. Durante a Audiência, o Sumo Pontífice autorizou o mesmo Dicastério a promulgar o Decreto sobre:

- O milagre atribuído à intercessão da Beata Maria Troncatti, religiosa professa do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, nascida em Córteno Golgi (Itália) em 16 de fevereiro de 1883 e falecida em Sucúa (Equador) em 25 de agosto de 1969.

Com este ato do Santo Padre, abre-se o caminho para a canonização da Bv. Maria Troncatti. A data da Canonização será decidida pelo Sumo Pontífice durante um Consistório ordinário.

“Esta notícia é motivo de gratidão a Deus e de grande alegria para toda a Família Salesiana, em particular para o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, para a Diocese de Bréscia, que deu à luz a futura Santa, e para o Vicariato Apostólico de Méndez (Equador), onde Maria Troncatti viveu a sua aventura missionária. A canonização de Maria Troncatti é um sinal de esperança por seu forte testemunho de transmissão de vida e Fé às novas gerações e aos povos indígenas da floresta amazônica - sua “pátria do coração”.

Mulher de reconciliação e de paz, tinha o dom de uma maternidade que tocava os corações” - comenta o P. Pierluigi Cameroni SDB, Postulador Geral.Maria Troncatti nasceu em Corteno Golgi (Brescia) no dia 16 de fevereiro de 1883. Devotada à catequese paroquial e aos sacramentos, a adolescente Maria desenvolveu um profundo sentido cristão que a abriu à vocação religiosa. O Boletim Salesiano chegava a Corteno e Maria pensava em sua vocação religiosa. Por obediência ao pai e ao pároco, porém, ela esperou atingir a maioridade para pedir a admissão no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Fez a primeira Profissão em 1908, em Nizza Monferrato. Durante a Primeira Guerra Mundial (1915-1918), a Ir. Maria frequentou cursos de saúde em Varazze e trabalhou como enfermeira da Cruz Vermelha no hospital militar.Durante uma enchente em que arriscou se afogar, Maria prometeu a Nossa Senhora que, se lhe salvasse a vida, teria partido para as missões.

A Madre Geral, Caterina Daghero, designou-a para as missões do Equador, em 1922. Permaneceu em Chunchi por três anos. Acompanhada pelo Bispo missionário Dom Comin e por uma pequena expedição, Irmã Maria e outras duas religiosas penetraram na floresta amazônica. O seu campo missionário era a terra do povo Chuar, no sudeste do Equador. Elas se instalam em Macas, uma vila de colonos cercada pela habitação coletiva dos Chuares.Com suas coirmãs, realiza um difícil trabalho de evangelização em meio a riscos de todos os tipos, inclusive de animais da floresta e das correntezas dos rios. Macas, Sevilla Don Bosco, Sucúa são alguns dos “milagres” ainda florescentes da ação de Irmã Maria Troncatti: enfermeira, cirurgiã, ortopedista, dentista, anestesista... Acima de tudo, ela era Catequista e Evangelizadora, rica em recursos maravilhosos de Fé, paciência e amor fraterno.

Seu trabalho para a promoção das mulheres chuares floresceu em centenas de novas famílias cristãs, formadas pela livre escolha pessoal dos jovens casais. Ela recebeu o apelido de “a médica da selva”, lutando pelo progresso humano, especialmente das mulheres. Ela é a “madrecita”, sempre solícita em estender a mão não somente aos doentes mas também a todos os que precisavam de ajuda e esperança. De um simples e pobre ambulatório, ela chegou ao ponto de fundar um verdadeiro hospital e formar enfermeiras. Com paciência materna, ouvia, promovia a comunhão entre as pessoas e educava os nativos e os colonos ao perdão. “Olhar para o Crucifixo me dá vida e coragem para trabalhar”: era a certeza da Fé que sustentava sua vida. Em toda atividade, sacrifício ou perigo, ela se sentia amparada pela presença materna de Maria Auxiliadora.

No dia 25 de agosto de 1969, em Sucúa (Equador), o pequeno avião que transportava Irmã Maria Troncatti para a cidade caiu poucos minutos após decolar, na orla daquela floresta que fora sua "pátria do coração" por quase meio século, espaço de sua incansável doação entre os chuares. A Irmã Maria viveu sua última decolagem: aquela que a levou ao Céu! Tinha 86 anos, todos passados doando amor. Ela ofereceu sua vida pela reconciliação entre os colonos e os chuares. Escreveu: “Sou cada dia mais feliz com a minha vocação missionária religiosa!”.

Foi declarada Venerável em 12 de novembro de 2008 e beatificada sob o pontificado de Bento XVI em Macas (Vicariato Apostólico de Méndez – Equador) em 24 de novembro de 2012.

Fonte: Agência Info Salesiana - ANS

Mais Recentes

39ª e 40ª Assembleias Extraordinárias da CISBRASIL fortalecem unidade inspetorial e prioridades da missão salesiana no Brasil

Realizada no dia 20 de novembro, na sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, a 31ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Interinspetorial dos Salesianos de Dom Bosco (CISBRASIL) reuniu os inspetores SDB de todo o país para um momento de reflexão, avaliação e direcionamento da missão salesiana no Brasil. Ao falar sobre o encontro, o Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL, nos falou que “a assembleia semestral é um grande momento para avaliarmos os projetos deliberados e aprovados na assembleia anterior, encontrarmos os membros inspetores e coordenadores das pastorais juvenil, de formação e pastoral (paróquias e santuários)”. Ele completou que o encontro é uma oportunidade dos Salesianos de Dom Bosco olharem sistematicamente todas as frentes de trabalho da ação Educativo-pastoral Salesiana.  Estiveram presentes o Pe. Hector Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone-Sul, o Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL e Inspetor da Inspetoria São João Bosco (BBH) e o Pe. Sergio Augusto Baldin, Secretário Executivo da CISBRASIL. Os inspetores de cada região também participaram, reforçando a unidade entre as inspetorias: Inspetor Interino da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório - Pe. Ademir de Lima Oliveira Inspetoria São Domingos Sávio (BMA) – Pe. Felipe Robert Jean Bauziere; Inspetoria São Pio X (BPA) – Pe. Ademir Ricardo Cwendrych; Inspetoria São Luiz Gonzaga (BRE) – Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior; Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP) – Pe. Alexandre Luís de Oliveira. O encontro retomou temas estratégicos, como formação inicial e permanente, comunicação, sustentabilidade vocacional e integração das presenças inspetoriais. Inspirados pelo espírito de Dom Bosco, os inspetores direcionaram seus esforços para consolidar ações conjuntas que impactem diretamente o trabalho educativo e evangelizador nas obras salesianas. A assembleia também reforçou a importância da unidade interinspetorial, da leitura dos sinais dos tempos e da colaboração mútua entre regiões, garantindo que a missão chegue com qualidade e alegria aos jovens, especialmente os mais vulneráveis. A CISBRASIL encerra sua 31ª edição renovando o compromisso com uma presença educativa, fraterna e evangelizadora que responda aos desafios atuais, sempre “com o coração de Dom Bosco”.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

33ª Assembleia Geral da CIB reforça sinodalidade e compromisso educativo das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil

A sede da Rede Salesiana Brasil, em Brasília, acolheu no dia 20 de novembro a 33ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (CIB), reunindo as inspetoras FMA para um encontro marcado pela comunhão, escuta e sólida visão educativa-pastoral. Irmã Alaíde, ao falar da importância da realização da assembleia, ressaltou que “esta edição possui um marco importante: ter presente em nossa reunião a Ir. Paola Battagliola - Delegada referente da CIB e integrante do Conselho Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, e podermos fazer nossa reflexão à luz da figura profética de Santa Maria Troncatti”. Durante a assembleia, foram analisados os principais projetos interinspetoriais, bem como temas prioritários para a vida e missão das comunidades FMA no país: formação inicial e permanente, pastoral juvenil, sustentabilidade das obras, protagonismo das juventudes e atuação conjunta em rede. Estiveram presentes das inspetoras de cada região: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida: Ir. Alaíde Deretti - Inspetora e Presidente da CIB; Inspetoria Maria Auxiliadora: Ir. Ir Maria Américo Rolim - Inspetora; Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia: Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição - Inspetora; Inspetoria Madre Mazzarello: Ir. Teresinha Ambrosim - Inspetora E como participantes, estiveram presentes:   Ir Paola Batagliolla - Referente da CIB – Conselho Geral – Roma; Ir Maria Ivone Ranghett - Vice- inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida; Ir. Raquielle Casimiro - Inspetoria Maria Auxiliadora – BRE; Ir Silvia Aparecida da Silva – Secretária executiva de CIB. Marcado por um ambiente de espiritualidade e discernimento, o encontro destacou o compromisso das FMA em promover uma educação integral e evangelizadora, em sintonia com as urgências do tempo presente e com a inspiração de Madre Mazzarello. A 33ª edição da CIB encerrou-se com renovado impulso missionário, reforçando a convicção de que a presença educativa das Filhas de Maria Auxiliadora continua sendo sinal de esperança para milhares de crianças, adolescentes e jovens em todo o Brasil. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Assembleias Nacionais reunirão SDB, FMA e RSB na sede da Rede Salesiana Brasil, em Brasília

Nesta semana, a sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, será o ponto de encontro de três importantes assembleias que reúnem lideranças das presenças salesianas de todo o país. Entre os dias 20 e 22 de novembro, Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e representantes da Rede Salesiana Brasil irão refletir, planejar e fortalecer a missão comum em favor da juventude. Os eventos possuem caráter estratégico e reforçam o espírito de comunhão, unidade e corresponsabilidade que marca a atuação salesiana em nível nacional. 20 de novembro – 31ª Assembleia Geral da CISBRASIL (SDB) Abrindo a programação, no dia 20 de novembro, acontece a 31ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Interinspetorial dos Salesianos de Dom Bosco (CISBRASIL). O encontro reúne os inspetores SDB das diversas regiões do Brasil para um momento de avaliação, planejamento e alinhamento das ações interinspetoriais. Entre os temas centrais estão o fortalecimento da Pastoral Juvenil, a formação inicial e permanente, a integração das presenças salesianas e a construção de respostas conjuntas aos desafios atuais da evangelização e da educação. 20 de novembro – 33ª Assembleia Geral da CIB No mesmo dia, a casa da RSB também acolhe a 33ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB). As inspetoras FMA se reúnem para partilhar experiências, aprofundar prioridades congregacionais e discernir caminhos comuns para as obras educativas e sociais conduzidas pelas religiosas. O encontro reforça o compromisso das FMA com uma educação integral, evangelizadora e sensível às necessidades das juventudes, em sintonia com o legado de Madre Mazzarello. 21 e 22 de novembro – 40ª Assembleia Geral da Rede Salesiana Brasil A semana se conclui com a 40ª Assembleia Geral Ordinária da Rede Salesiana Brasil, realizada nos dias 21 e 22 de novembro. Reunindo dirigentes SDB, FMA e leigos de todo o país, o encontro tem como objetivo avaliar o ciclo de 2025, fortalecer a cultura de rede e planejar estratégias conjuntas para 2026. A assembleia abordará temas fundamentais para a missão salesiana no âmbito educativo e pastoral: inovação pedagógica, sustentabilidade institucional, articulação entre escolas e ações sociais, comunicação e formação de educadores. Unidos pela missão: uma semana de carisma, planejamento e esperança A realização simultânea das três assembleias na sede da RSB representa um marco de unidade entre Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e colaboradores da missão. São encontros que favorecem o diálogo, o discernimento e o compromisso coletivo em torno da formação integral de crianças, adolescentes e jovens em todo o Brasil. Inspirados pelo sonho de Dom Bosco e pela coragem de Madre Mazzarello, SDB, FMA se juntam como RSB, nesta semana, com o coração voltado para o futuro, buscando caminhos que fortaleçam ainda mais a missão salesiana em uma sociedade em transformação. Acompanhe a cobertura completa nos próximos dias pelos canais oficiais da Rede Salesiana Brasil.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil