A inclusão que transforma: Celebrando o Dia da Pessoa com Deficiência
03/12/2024

A inclusão que transforma: Celebrando o Dia da Pessoa com Deficiência

A inclusão que transforma: Celebrando o Dia da Pessoa com Deficiência
Foto: Acervo Rede Salesiana Brasil

A importância da acessibilidade e do respeito na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, é uma data para promover a conscientização sobre os direitos, a dignidade e as contribuições das pessoas com deficiência em todo o mundo. Instituído pela ONU em 1992, o dia nos lembra da importância de construir uma sociedade que respeite e valorize as diferenças, criando oportunidades reais de inclusão em todas as esferas da vida.

A acessibilidade vai além de rampas e sinalizações: ela começa na atitude. A inclusão só é possível quando há um compromisso coletivo em garantir que as pessoas com deficiência possam participar plenamente na educação, no mercado de trabalho e na vida social.

Na Rede Salesiana Brasil, a inclusão é um compromisso diário. Inspiradas pelo carisma de Dom Bosco, as escolas e obras sociais investem em projetos que promovem acessibilidade digital, formações pedagógicas inclusivas e ações que integram as famílias nesse processo.

“As famílias desempenham um papel essencial no desenvolvimento social e psicopedagógico dos estudantes. Nosso compromisso é acolhê-las, oferecer orientações e promover o diálogo constante, fortalecendo o vínculo entre escola e comunidade,” enfatizou a responsável pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico, Lindalva D'Abreu, do Colégio Salesiano Recife. 

Neste dia, somos convidados a refletir sobre como podemos contribuir para uma sociedade mais inclusiva. Pequenos gestos, como usar uma linguagem respeitosa, ouvir sem preconceitos e defender os direitos das pessoas com deficiência, fazem toda a diferença. “Aqui, no Colégio Salesiano, promovemos esses valores por meio de projetos pedagógicos e campanhas que abordam diversidade e cidadania, além de práticas cotidianas que incentivam o diálogo e a convivência harmônica. Trabalhamos continuamente para que o respeito e a empatia sejam vividos em todas as relações, valorizando o potencial único de cada estudante”, concluiu Lindalva. 

A espiritualidade salesiana nos ensina que a verdadeira inclusão nasce do coração, no compromisso de amar e acolher o outro como Dom Bosco fez com os jovens mais vulneráveis. Que neste 3 de dezembro possamos renovar esse compromisso, construindo pontes e derrubando barreiras.

Juntos, podemos criar um mundo onde cada pessoa tenha a oportunidade de brilhar e ser protagonista de sua história.

Mais Recentes

Estudante do INSA – Araras conquista 1º lugar no Concurso EPTV na Escola na região de São Carlos

A estudante Giulia Tonetto, do 9º ano do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de Araras (SP), alcançou o 1º lugar no Concurso EPTV na Escola na região de São Carlos. A edição deste ano propôs aos participantes uma reflexão sobre mudanças climáticas e a importância de pequenas ações individuais para a preservação do planeta.Os estudantes do INSA participaram ativamente de todas as etapas da competição, que envolveu pesquisa, produção de conteúdo e apresentação das propostas. De acordo com a escola, o desempenho de Giulia se destacou pela profundidade da análise e pela abordagem criativa do tema. “Desde que vi meu nome entre os dez finalistas, já foi uma surpresa muito grande, foi muito gratificante. E hoje estar aqui, conseguir o primeiro lugar, mostra aonde posso chegar. Que todo o esforço vale a pena. Quando a gente quer, a gente consegue”, afirmou a estudante. A conquista é celebrada pela comunidade educativa como motivo de orgulho e inspiração. "Resultados como esse mostram o potencial transformador dos nossos jovens e reforçam a importância de incentivar iniciativas que promovam consciência ambiental", destacou a Instituição. Giulia agora se junta ao grupo de estudantes que fazem história no concurso, motivando outros jovens a acreditarem em seu talento e a contribuírem para um mundo mais sustentável.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Colégio Castelo inicia nova edição da campanha "Rotas Circulares"

Primeira edição  arrecadou mais de 3,5 toneladas de livros e cadernos que seriam descartados   O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo deu início à segunda edição da campanha Rotas Circulares, iniciativa que mobiliza famílias, estudantes, colaboradores e educadores em prol do descarte correto de livros e cadernos usados. A ação, alinhada à encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e ao compromisso Salesiano com o cuidado da Casa Comum, promete repetir, e até superar, o impacto alcançado no último ano.   Na primeira edição, graças ao engajamento coletivo, a escola arrecadou 3,5 toneladas de material que seriam descartados. O volume expressivo ganhou destino ambientalmente responsável, integralmente encaminhado para reciclagem e transformado em novos cadernos e papéis, destinados a estudantes em situação de vulnerabilidade.   Para a professora Priscila Sousa, incentivadora do projeto, o impacto vai além dos números. “Esse bem faz parte do nosso compromisso como referência em educação e na formação para a consciência ambiental. Esse sucesso é de todos nós, professores, alunos, famílias, para um bem maior”, reforça.   A nova etapa da campanha convida toda a comunidade educativa a seguir “Ancorados na Esperança”, fortalecendo a cultura sustentável dentro e fora da escola. A proposta é simples: separar cadernos e livros usados que não serão mais utilizados e entregá-los na portaria do colégio.   Além de reduzir resíduos e incentivar práticas responsáveis, a iniciativa reforça o papel da comunidade educativa do Castelo como agente de transformação social.     Assessoria de Comunicação do Colégio Castelo

Projeto Plantando Esperança fortalece ecologia e agricultura sustentável para 130 famílias atendidas

O Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio vai lançar, nesta quinta-feira (4), às 9h, um novo projeto voltado à ecologia e à agricultura sustentável. A iniciativa, intitulada Plantando Esperança, marca mais um passo do Patronato na promoção de ações socioambientais.  O projeto fará uso de boa parte do terreno do Centro Juvenil, reativando áreas que historicamente já foram utilizadas para o cultivo de hortas. A ideia é impulsionar a produção de hortaliças e de um pomar, beneficiando diretamente as cerca de 130 famílias atendidas atualmente pela instituição. A ação integra o movimento internacional Dom Bosco Green, que, segundo a gerente socioeducativa do Patronato, Ana Paula Carvalho Santos, incentiva práticas de cuidado com o meio ambiente e produção sustentável de alimentos nas obras salesianas ao redor do mundo. Além de ampliar o acesso a alimentos frescos, naturais e nutritivos, a proposta busca fortalecer entre as famílias uma consciência ecológica, ou seja, a compreensão de que a terra é capaz de produzir, de forma sustentável, os alimentos que garantem uma rotina mais saudável. A comunidade está sendo convidada a participar ativamente desse projeto tão importante. Para integrar o lançamento, basta entrar em contato pelo telefone (37) 3236-5142, informar o nome e confirmar o interesse. Após a apresentação oficial, os participantes serão recepcionados com um coquetel ecológico, composto por frutas, sucos naturais e alimentos preparados com foco na sustentabilidade.  O Plantando Esperança é financiado pela Fundação Dom Bosco no Mundo, que apoia projetos sociais em mais de 130 países onde os salesianos atuam. Com duração inicial de dois anos, a iniciativa nasce com a meta de se tornar permanente, com apoio contínuo da comunidade e dos parceiros da instituição.    Rádio Santa Cruz FM

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil