Bem-Aventurado Papa Pio IX
17/01/2023

Bem-Aventurado Papa Pio IX

Bem-Aventurado Papa Pio IX

João Maria Mastai Ferretti, o Papa Pio IX, nasceu em Senigallia a 13 de maio de 1792. Entre 1803 e 1808 foi aluno dos Scolopi, no Colégio dos Nobili, em Volterra. Desejoso de se tornar sacerdote, foi obrigado a interromper os estudos por causa dos súbitos ataques epiléticos de que sofria. Em 1815, em Loreto, obtém a graça da cura. Retoma os estudos teológicos e, em 1819, foi ordenado sacerdote. A partir de 1823 foi, durante dois anos, missionário no Chile.

Mais tarde e, com apenas 35 anos, foi nomeado Arcebispo de Spoleto, depois em 1832 de Imola. Em 1840 foi nomeado Cardeal e a 16 de junho de 1846 é eleito Sumo Pontífice, com apenas 54 anos.

Logo após a eleição, promove numerosas reformas no interior do Estado Pontifício (liberdade de imprensa, liberdade dos judeus, início das ferrovias, edição do Estatuto), mas quando em 1848 se negou a apoiar a guerra contra a Áustria, iniciou-se a sua “perseguição”.

São João Bosco teve a primeira audiência com Pio IX a 9 de março de 1858. Ambos tiveram a percepção de se terem encontrado com um santo. Pio IX apoiou e dirigiu Dom Bosco na fundação da congregação salesiana. Sugeriu-lhe denominá-la “Sociedade” para que fosse possível ao longo do tempo emitir votos, mas não solenes; sugeriu um vestuário simples e a prática de piedade intensa, mas não muito complexa. Convence Dom Bosco a escrever as suas Memórias, para deixar uma herança espiritual aos salesianos.

Durante o seu pontificado aprovou as Constituições da Sociedade Salesiana, do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora a da Pia União dos Cooperadores Salesianos, da qual foi o primeiro inscrito. Dom Bosco amou muito Pio IX e aceitou dele todos os conselhos, mesmo os que traziam grandes sacrifícios: “Estou disposto a enfrentar qualquer trabalho”, dizia, “quando se trata do papa e da Igreja”. Mas o Pontífice tinha uma grande estima por Dom Bosco, e por diversas vezes o convocou a Roma para o questionar sobre diversas questões delicadíssimas.

A 8 de dezembro de 1854 definiu o dogma da Imaculada Conceição. Em 1869 convocou o Concílio Vaticano I e a 8 de dezembro de 1870 proclamou São José como patrono da Igreja Universal. Morreu a 7 de fevereiro de 1878, depois de 32 anos de Pontificado.

João Paulo II beatificou-o juntamente com o “Papa Bom”, João XXIII.

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Projeto Plantando Esperança fortalece ecologia e agricultura sustentável para 130 famílias atendidas

O Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio vai lançar, nesta quinta-feira (4), às 9h, um novo projeto voltado à ecologia e à agricultura sustentável. A iniciativa, intitulada Plantando Esperança, marca mais um passo do Patronato na promoção de ações socioambientais.  O projeto fará uso de boa parte do terreno do Centro Juvenil, reativando áreas que historicamente já foram utilizadas para o cultivo de hortas. A ideia é impulsionar a produção de hortaliças e de um pomar, beneficiando diretamente as cerca de 130 famílias atendidas atualmente pela instituição. A ação integra o movimento internacional Dom Bosco Green, que, segundo a gerente socioeducativa do Patronato, Ana Paula Carvalho Santos, incentiva práticas de cuidado com o meio ambiente e produção sustentável de alimentos nas obras salesianas ao redor do mundo. Além de ampliar o acesso a alimentos frescos, naturais e nutritivos, a proposta busca fortalecer entre as famílias uma consciência ecológica, ou seja, a compreensão de que a terra é capaz de produzir, de forma sustentável, os alimentos que garantem uma rotina mais saudável. A comunidade está sendo convidada a participar ativamente desse projeto tão importante. Para integrar o lançamento, basta entrar em contato pelo telefone (37) 3236-5142, informar o nome e confirmar o interesse. Após a apresentação oficial, os participantes serão recepcionados com um coquetel ecológico, composto por frutas, sucos naturais e alimentos preparados com foco na sustentabilidade.  O Plantando Esperança é financiado pela Fundação Dom Bosco no Mundo, que apoia projetos sociais em mais de 130 países onde os salesianos atuam. Com duração inicial de dois anos, a iniciativa nasce com a meta de se tornar permanente, com apoio contínuo da comunidade e dos parceiros da instituição.    Rádio Santa Cruz FM

Educadores Salesianos realizam peregrinação inspiradora pelos marcos da Salesianidade

Durante o ano de 2025, educadores do Colégio Auxiliadora, de Campos Novos (SC), integrantes do Núcleo de Estudo e Aprofundamento em Salesianidade (NEAS), vivenciaram uma intensa experiência de fé, comunhão e aprendizagem. A ação culminou em uma singular peregrinação nos dias 20 e 21 de novembro, percorrendo locais históricos de grande significado para a missão educativa salesiana. A jornada começou no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), onde o grupo participou da missa às 16h e passou pela Porta Santa, momento especial de graça e renovação espiritual. Os educadores permaneceram no complexo da basílica durante todo o dia, das 10h às 18h, e vivenciaram momentos de oração diante da imagem de Nossa Senhora Aparecida, renovando seu compromisso com a missão educativa sob a proteção da Padroeira do Brasil. No dia seguinte, os peregrinos seguiram para Pindamonhangaba, onde visitaram a Vila dos Becchi, local que hospeda a réplica da casa de Dom Bosco. O grupo foi acolhido por padre Agnaldo e pelos salesianos cooperadores Rosana e Eduardo, que conduziram uma visita guiada detalhada, proporcionando uma vivência profunda da história e espiritualidade do fundador da Família Salesiana. Ainda na tarde do dia 21, os educadores chegaram a Guaratinguetá, recebidos por Isadora Prudente, que guiou a visita ao Memorial das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Posteriormente, conheceram o Colégio do Carmo, acompanhados pelas Irmãs Salesianas Beatrice e Auxiliadora. Ao longo do ano, 29 educadores participaram dos estudos promovidos pelo NEAS, que foram desenvolvidos em encontros mensais presenciais e leituras encaminhadas online, entre março e dezembro. Destes, 16 participaram da peregrinação, considerada um ponto alto do aprofundamento em salesianidade. A equipe foi coordenada por Jâni, coordenadora pedagógica do Auxiliadora, e Juliane, coordenadora de pastoral, que organizaram cuidadosamente todos os encontros em parceria com a Irmã Maria Alzira. As demais FMA da comunidade de Campos Novos participaram ativamente das reflexões junto aos educadores, fortalecendo os vínculos da comunidade educativa. Os depoimentos dos participantes expressam a intensidade e os frutos da experiência: «A nossa experiência no NEAS foi muito mais do que apenas conhecer mais a fundo a vida de Dom Bosco e Madre Mazzarello. A culminância do projeto, com a viagem, nos fez reviver e mergulhar em um pedaço vivo do passado. Essa vivência reforçou em nós a certeza da importância do amor, da partilha e da convivência, e nos fez compreender que o legado deixado por eles continua vivo em nossa missão como educadores salesianos hoje.» (Tálice – Educadora) «Finalizar o projeto NEAS com a visitação foi uma experiência verdadeiramente especial e única. Cada educador que participou das leituras e dos encontros presenciais ao longo do ano encerrou esta etapa fortalecido, inspirado e com o compromisso renovado de seguir cultivando o legado de Madre Mazzarello e Dom Bosco, levando adiante seus valores e ensinamentos com ainda mais dedicação e amor à missão educativa.» (Jâni, Coordenadora Pedagógica) Essa peregrinação de fé, história e identidade salesiana reforçou no grupo o compromisso de educar com o coração de Dom Bosco e Madre Mazzarello, inspirando a continuidade da missão educativa que tão profundamente transforma a vida das crianças e jovens atendidos pelo Colégio Auxiliadora, de Campos Novos.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

Estudantes do INSA São Paulo têm contos selecionados e capa vencedora no projeto “Os Melhores Contos da Zona Leste 2025"

O Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA), de São Paulo (SP), celebra em 2025 um dos resultados mais expressivos de sua trajetória no projeto “Os Melhores Contos da Zona Leste”. Nesta que é a 5ª participação da Instituição, quatro estudantes se destacaram: três tiveram seus contos selecionados para compor a coletânea, e uma estudante conquistou o grande destaque da edição ao ter sua criação escolhida como a ilustração da capa do livro. A estudante Raphaela, do 9º ano, foi a responsável pela arte selecionada para a capa oficial da obra, um reconhecimento que evidencia sua originalidade e sensibilidade artística. Já os estudantes Carlos, Yasmim e Bruna, todos do 8º ano, tiveram seus contos aprovados pela editora, representando a força criativa e a autoria literária dos jovens do INSA – São Paulo. A obra reúne produções de estudantes de toda a Zona Leste da cidade e evidencia o poder transformador da educação. Cada conto carrega reflexões, vivências e perspectivas que mostram como a leitura e a escrita promovem autonomia, criticidade e expressão. Premiação A premiação e o encontro entre as escolas participantes aconteceram na última sexta-feira, dia 28 de novembro, às 19h, reunindo estudantes, educadores e representantes do projeto em um momento de celebração ao talento juvenil. Para o INSA – São Paulo, o resultado também reconhece o trabalho contínuo de incentivo à leitura e à produção literária. A instituição destaca ainda o papel fundamental da Biblioteca Escolar, que acompanha o processo e fortalece a participação dos estudantes em projetos como este. A iniciativa, organizada pela D3 Educacional, reafirma a importância da leitura, da escrita e da expressão artística como caminhos de desenvolvimento humano. Cada conto selecionado é um testemunho do poder transformador da educação — uma educação que ultrapassa os muros da escola e se materializa na sensibilidade, na criatividade e no posicionamento crítico dos estudantes. Orgulho da escola As narrativas apresentadas revelam a força e a resiliência de uma geração que aprende a construir sentido, pertencimento e cidadania por meio das palavras. Para o INSA – São Paulo, os trabalhos selecionados para o livro são motivo de imenso orgulho, pois expressam não apenas talento, mas também empenho, dedicação e o desejo genuíno de comunicar ideias ao mundo. O resultado alcançado em 2025 representa mais que uma conquista literária: é a valorização do esforço dos estudantes, o incentivo à produção criativa e o compromisso do INSA com uma educação que reconhece o potencial de cada jovem — e celebra, com entusiasmo, cada passo dessa trajetória.   Inspetoria Nossa Senhora Aparecida

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