1. Gostaria de começar esta carta com uma pergunta que envolve a todos nós: como continuar a ser comunicadores, fiéis a Dom Bosco e ao nosso carisma, em um mundo em mudança? É uma pergunta que me foi feita por inspetores, jovens, delegados de comunicação e membros da Família Salesiana, preocupados em viver e transmitir o nosso carisma hoje no mundo digital, sem perder a alma.
2. Se Dom Bosco estivesse aqui hoje, ele seria um explorador do digital, saberia como ir direto ao coração dos jovens. Quereria entender o seu significado e os seus mecanismos, acompanhar os desafios e potenciais dos adolescentes e jovens. Ele nos convidaria a segui-lo sem nenhum distanciamento geracional, mas com aquela clareza só possuída por quem sabe andar perto da terra, com um passo suave e habitual, e que sabe tratar de temas essenciais no ritmo da vida.
Com inteligência, Dom Bosco intuiu que comunicar é relacionar-se. Ele viveu e desenvolveu o seu sistema educativo segundo uma ideia central: os jovens são a razão da nossa vida. É com eles e para eles que nos comunicamos. Nestes tempos de grandes mudanças sociais e culturais, a presença educativa dos salesianos no mundo digital tem como objetivo justamente educar através de uma relação direta com os jovens, com clara identidade e fidelidade carismática.
3. Todos nós nos comunicamos no interior de um universo virtual que condiciona os nossos relacionamentos. A mídia social, em particular, é um lugar onde as pessoas interagem, compartilham experiências e cultivam relacionamentos como nunca antes.
Essa dimensão pode fazer-nos perder a sensibilidade para a relação interpessoal, negligenciar a comunhão fraterna na comunidade ou distanciar-nos do relacionamento educativo com os jovens. O digital é uma grande oportunidade para educar e evangelizar, mas sempre requer reflexão e discernimento, a partir do Evangelho, para sempre colocar no centro a relação fraterna e a comunhão.
Confira o documento completo, em língua portuguesa, do Conselheiro Geral para a Comunicação Social, Pe. Gildásio Mendes dos Santos, clicando aqui.
Fonte: Salesianos Don Bosco