Canonização de Irmã Maria Troncatti: a programação
17/10/2025

Canonização de Irmã Maria Troncatti: a programação

Canonização de Irmã Maria Troncatti: a programação

Na iminência da Canonização de Irmã Maria Troncatti, FMA, a Comissão central divulga o programa dos eventos

Na iminência da Canonização da Beata Maria Troncatti, a Comissão central preparou um cartaz com o programa dos eventos, que contarão com a presença da Superiora, Madre Chiara Cazzuola, e de todas as Conselheiras gerais do Instituto. Em diversos momentos também estará presente o Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, Dom Fábio Attard.

A Canonização da primeira Filha de Maria Auxiliadora, depois da Cofundadora, Santa Maria Domingas Mazzarello, representa de fato um evento de graça para o Instituto, para toda a Família Salesiana e um dom à Igreja, no contexto já rico das celebrações e dos eventos previstos no Calendário do Jubileu da Esperança.

Além disso, o testemunho de Irmã Maria Troncatti — “Mãe, Missionária, Artesã de Paz e de Reconciliação” — é proposto ao mundo inteiro junto aos Beatos Inácio Choukrallah Maloyan (Bispo de Mardin dos Armênios, Mártir), Peter To Rot (pai de família, Mártir em Papua-Nova Guiné), Vincenza Maria Poloni (Fundadora do Instituto Irmãs da Misericórdia), Maria do Monte Carmelo Rendiles Martínez (fundadora das Irmãs Escravas de Jesus, Servas de Jesus da Venezuela), José Gregório Hernández Cisneros (leigo da Venezuela, chamado “o médico dos pobres”) e Bartolo Longo (leigo apóstolo do Rosário), que com ela serão canonizados no dia 19 de outubro de 2025.

A abertura das celebrações está prevista para sexta-feira, 17 de outubro, às 17h00, na Casa Geral de Roma, com o discurso de Madre Chiara Cazzuola, a saudação do Reitor-Mor e uma intervenção do Pe. Pier Luigi Cameroni, Postulador geral das Causas dos Santos da Família Salesiana.

Está também previsto o testemunho de Juwa Bosco, que contará o “encontro” muito especial que teve com Irmã Maria em sonho, após o qual obteve a cura do corpo e do espírito.

A intervenção do Pe. Erino Leoni, Vigário da Inspetoria Salesiana Lombardo-Emiliana e curador, com o Sr. Paolo Zini, SDB, de uma exposição sobre Irmã Maria Troncatti, montada na Casa Geral e aberta à visitação, constituirá um ponto alto da noite.

O vídeo “…se transformará em alegria” recordará as etapas fundamentais da vida de Irmã Maria, enquanto os cantos executados pelas noviças do Noviciado internacional Maria Auxiliadora de Castel Gandolfo darão o tom de festa e de agradecimento coral. O evento será em transmissão direta no canal YouTube do Instituto das FMA.

Sábado, 18 de outubro, a partir das 15h30, os jovens do Movimento Juvenil Salesiano MJS Itália animarão “Vamos! Em festa com Irmã Maria Troncatti”, um evento voltado para jovens do 3º ano Superior em diante, das Inspetorias FMA e SDB da Itália, que acontecerá em Roma-Cinecittà, no Instituto São João Bosco da Inspetoria IRO.

Às 20h45 o Reitor-Mor presidirá a Vigília de oração para a Família Salesiana “Uma santidade… que é também para ti!”, que se concluirá com a “Boa-noite” da Superiora geral, Madre Chiara Cazzuola.

Domingo, 19 de outubro, às 10h30, o Santo Padre Leão XIV presidirá a Santa Missa e a Canonização, com a participação, entre outros, de Cardeais e Bispos Salesianos das Dioceses da Lombardia e do Equador, das Presidentes das Conferências interinspetoriais, de uma jovem e uma missionária representando as jovens e as FMA do mundo, dos Prefeitos de Corteno Golgi (Bréscia), terra natal da futura Santa, e de Sucúa (Equador), a pequena cidade em que viveu e morreu Irmã Maria, de sobrinhos-bisnetos e outros parentes, de numerosos peregrinos, especialmente jovens, vindos da Lombardia e de toda a Itália, do Equador e de outras partes do mundo. Maciça, em todos os eventos do calendário, será a presença das FMA e de vários representantes dos diversos grupos da Família Salesiana.

Na tarde de 19 de outubro, na Casa Geral das FMA, o Reitor-Mor presidirá a celebração das Vésperas. A noite prosseguirá com uma festa, da qual participarão todos os que estiverem em Roma para a circunstância.

Segunda-feira, 20 de outubro, às 11h00, na Sala Paulo VI, os peregrinos presentes para a Canonização dos novos sete santos serão recebidos em audiência pelo Papa Leão XIV.

Às 17h00, na Basílica de São Paulo Extramuros, o Cardeal Ángel Fernández Artime presidirá a solene Celebração Eucarística de Ação de Graças para a Família Salesiana. Concelebrarão Dom Andres Carrascosa Coso, Núncio Apostólico no Equador, Dom Néstor Montesdeoca, Vigário Apostólico de Méndez (Equador), Dom Pierantonio Tremolada, Bispo de Bréscia, Dom Fabio Attard, Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Bispos e presbíteros das Dioceses do Equador e da Itália.

Ao apresentar estas iniciativas, Madre Chiara Cazzuola escreveu:
“Auguramos viver juntos o grande dom da santidade que o Senhor continua a derramar abundantemente sobre toda a Igreja, sobre a Família Salesiana, sobre o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora sobre as Comunidades Educativas.

Diante do grito de ajuda dos jovens do nosso tempo, procuramos responder com a força e a coragem dos nossos Santos Fundadores e, pela intercessão de Irmã Maria Troncatti, pedimos ao Senhor que conceda a nós e a toda a humanidade o necessário dom da paz”.

Os cartazes com o programa podem ser baixados no site oficial mariatroncatti.org

 

Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora

 

Mais Recentes

Irmãs Junioristas vivenciam Segundo Noviciado “Internacional” com foco na preparação para a Profissão Perpétua

O Segundo Noviciado, etapa formativa no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), na Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB) foi marcado por uma novidade: transformou-se em Segundo Noviciado internacional, com duas participantes da Angola Gravatá e Recife (PE) – A primeira etapa do Segundo Noviciado das Irmãs Junioristas – Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) – teve início no dia 27 de dezembro de 2025, Solenidade de São João Apóstolo e Evangelista. O encontro, que se estendeu até 8 de janeiro de 2026, aconteceu nas cidades de Gravatá e Recife (PE), reunindo as jovens religiosas em um tempo formativo essencial para a profissão dos Votos Perpétuos. Em Recife, as Junioristas foram acolhidas na sede da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BRE). A abertura foi presidida pela Inspetora anfitriã, Irmã Maria Américo Rolim, que acolheu as participantes em nome das Inspetoras do Brasil e de Angola. Em sua mensagem, ela enfatizou a relevância desse período no itinerário vocacional, como preparação para o compromisso definitivo na vida consagrada salesiana, no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Participaram do Segundo Noviciado as Irmãs Junioristas: Olívia Maria Matas e Giselle Ferreira dos Santos, da Inspetoria Maria Auxiliadora (BRE); Zeferina Cuamba Cotingo, da Visitadoria Rainha da Paz, de Angola (ANG) e Virgínia António Ganga, também da Visitadoria Rainha da Paz (ANG), atualmente em estudos na Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), de São Paulo. Ao longo dos dias, as Junioristas aprofundaram temas centrais da espiritualidade salesiana: o Sistema Preventivo e a Missão, com o Padre Magno Xavier, Salesiano de Dom Bosco; os Votos Religiosos (castidade, pobreza e obediência), com a Irmã Solange Sanches, Filha de Maria Auxiliadora (FMA) da Inspetoria BAP e atualmente Mestra de Noviças; a Unidade Vocacional em Chave Mariana, com a Irmã Jane Maria da Silva, FMA da Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), de Belo Horizonte; e A Vida Comunitária, com a Irmã Antoniele Holanda, FMA da Inspetoria de Recife. O programa incluiu intensa convivência fraterna e partilhas em espírito de família. O encontro culminou em um retiro assessorado pela Irmã Luz Inés Valdés, FMA da Inspetoria de Recife, e com a celebração do aniversário de uma das participantes: Irmã Virgínia Ganga. No encerramento, a Inspetora Irmã Maria Américo dirigiu novamente a palavra às Junioristas, reforçando suas partilhas e destacando o compromisso diário na vocação salesiana – marcado por fidelidade, doação e disponibilidade ao chamado de Deus. Esse percurso representou um tempo de graça e encontro profundo com Jesus à luz da maternidade de Maria, fortalecendo as Irmãs Junioristas para o “sim” cotidiano à vida consagrada.   Fonte: Inspetorias FMA de São Paulo e Recife

Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana 2026

De 15 a 18 de janeiro de 2026, realizar-se-á em Valdocco, Turim, a 44.ª edição das Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana De 15 a 18 de janeiro de 2026, realizar-se-á em Turim a 44.ª edição das Jornadas de Espiritualidade da Família Salesiana (GSFS), o encontro tradicional que tem como objetivo revigorar a Espiritualidade Salesiana nas suas dimensões fundamentais, em espírito de comunhão com os 32 Grupos da FS, sobre a Estreia 2026 do Reitor-Mor, Don Fabio Attard: “Fazei o que ele vos disser. Crentes, livres para servir”. Esperam-se cerca de 350 participantes em Valdocco, líderes e membros dos Grupos da Família Salesiana, entre os quais a Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Madre Chiara Cazzuola, a Conselheira Geral para a Família Salesiana, Irmã Leslie Sándigo, e outras Conselheiras, além de várias FMA, delegadas da FS das Inspetorias.  “São dias de família e de comunhão, de aprofundamento da Estreia e de partilha, de oração e disponibilidade para o encontro, a escuta, o discernimento, em vista de boas escolhas, como fez Maria em Caná, onde colocou em jogo a força da sua fé», motivou o padre Joan Lluís Playà, Delegado Central do Reitor-Mor para a Família Salesiana, numa mensagem divulgada entre os inscritos na GSFS 2026. Como todos os anos, estas Jornadas oferecerão momentos de aprofundamento espiritual, lectio divina, diálogo e partilha entre os diferentes Grupos da Família Salesiana. O programa prevê a apresentação e o aprofundamento da Estreia, testemunhos de vida e de acompanhamento na fé, celebrações, momentos de oração e momentos de fraternidade. Será dada particular atenção aos jovens, aos leigos e aos Salesianos Cooperadores, no contexto do 150.º aniversário da sua fundação. Além dos momentos de espiritualidade partilhada nas celebrações e liturgias comuns, e dos momentos de reflexão e escuta comuns, as GSFS 2026 incluem ainda propostas de livre escolha, que permitirão enriquecer a experiência individual dos participantes em Turim. No início da tarde de 16 de janeiro, os inscritos poderão, aceder a quatro opções diferentes, subdividindo-se, de acordo com as suas respetivas sensibilidades e interesses e visitar um de três momentos: «Le ali di Maria Troncatti» (As asas de Maria Troncatti), a mais recente santa da Família Salesiana; a exposição sobre São Piergiorgio Frassati, modelo de santidade juvenil turinês do século XX; o Museu Casa Don Bosco de Valdocco, para uma imersão nas raízes do Carisma Salesiano; ou ouvir um testemunho sobre Akash Bashir, jovem ex-aluno salesiano, cuja Causa de martírio está em andamento. (Fonte: InfoANS). Para facilitar a participação global, está prevista a possibilidade de poder seguir os momentos principais das Jornadas indicados no programa em modalidade online, no Canal YouTube ANS Channel. Para outras informações: www.famigliasalesiana.org   Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2026

De 18 a 25 de janeiro de 2026, entre a Festa da Cátedra de São Pedro e a da Conversão de São Paulo, celebra-se no hemisfério norte a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, iniciativa ecuménica em que cristãos de todo o mundo, pertencentes a diferentes tradições e confissões, se reúnem espiritualmente em oração pela unidade da Igreja. No hemisfério sul, onde janeiro é período de férias, as igrejas celebram esta data em outras ocasiões, por exemplo, no tempo de Pentecostes. Independentemente da data, o importante é destacar a necessidade de criar oportunidades ao longo do ano, para orar pela comunhão e pelo diálogo entre as igrejas e para tender à unidade, de acordo com o desejo do próprio Cristo. "Um só é o corpo, um só é o Espírito, como uma só é a esperança à qual Deus vos chamou" (Ef 4,4) é o tema proposto para este ano de 2026. São Paulo recorda que todos somos chamados a viver em comunhão e que, através do diálogo, da colaboração e do testemunho comum, podemos construir uma Igreja unida e forte, capaz de enfrentar os desafios deste tempo (cf. Ef 4,1-3) para realizar, assim, a visão de Cristo para a sua Igreja: um corpo unido, que reflete a sua glória e o seu amor no mundo e se empenha pela paz, a justiça, a dignidade humana e o direito à pátria. O subsídio para a Semana 2026 foi elaborado pela Comissão Internacional nomeada pelo Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos (DPUC) e pela Comissão Fé e Constituição (F & C) do Conselho Ecuménico das Igrejas (CEC), reunida de 13 a 18 de outubro de 2024 na Santa Sé de Etchmiadzin, na Arménia. Durante o encontro, presidido pelo Reverendo Dr. Mikie Roberts, do CEC, e pelo Reverendo P. Martin Browne, OSB, do DPUC, os representantes do Grupo local armeno, colaboraram com a Comissão internacional. Em 17 de outubro de 2024, os membros do Grupo local e da Comissão Internacional foram recebidos em audiência por Sua Santidade Karekin II, Patriarca Supremo e Católico de todos os Arménios. A Igreja Apostólica Arménia faz parte da tradição ortodoxa oriental e é marcada pela presença de numerosos mártires. Os seus rituais, no âmbito teológico e litúrgico, influenciados por antigos costumes cristãos e por influências culturais arménias, refletem uma intensa espiritualidade. Possui uma tradição ecuménica florescente e empenha-se em construir relações com outras comunidades cristãs. Nas últimas décadas, iniciou o diálogo com várias denominações, incluindo as Igrejas católica, ortodoxa e protestante, procurando um terreno comum com todas elas e, ao mesmo tempo, preservando o seu património único. A participação no Conselho Ecuménico das Igrejas e as suas relações com o Vaticano e outros organismos ecuménicos demonstram o seu compromisso com a unidade dos cristãos e com o progresso na compreensão mútua. Na sua primeira viagem apostólica à Turquia e ao Líbano, com uma peregrinação a İznik por ocasião do 1700.º aniversário do primeiro concílio de Nicéia – realizada de 27 de novembro a 2 de dezembro de 2025 — o Papa Leão XIV viveu inúmeros momentos ecuménicos e, nas suas intervenções, afirmou que «o desejo de reconciliação que provém de toda a humanidade afligida por conflitos e violência e o desejo de plena comunhão entre todos os crentes em Jesus Cristo é sempre acompanhado pela busca da fraternidade entre todos os seres humanos. O uso da religião para justificar a guerra e a violência, como qualquer forma de fundamentalismo e fanatismo, deve ser rejeitado com veemência, enquanto os caminhos a seguir são os do encontro fraterno, do diálogo e da colaboração» (Cf. Viagem Apostólica à Turquia Encontro Ecuménico de Oração nas proximidades das escavações arqueológicas da antiga Basílica de São Neófito em İznik, 28 de novembro de 2025). A unidade das igrejas cristãs é um apelo fundamental que requer um compromisso coletivo. Superar as divisões históricas, enfrentar os desafios contemporâneos e trabalhar em conjunto pelo bem comum são passos essenciais para alcançar essa unidade. Link para os materiais: Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos Centro Ecuménico Gabinete Nacional para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso CEI   Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2026 © Rede Salesiana Brasil