Começam os CommTalkS
02/02/2024

Começam os CommTalkS

Começam os CommTalkS
Foto: Divulgação

No dia 31 de janeiro de 2024, na solenidade de São João Bosco, a Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Chiara Cazzuola, inaugura as vídeo-publicações realizadas pelo Âmbito da Comunicação do Instituto.

Que ocasião melhor do que a solenidade de São João Bosco para lançar a iniciativa CommTalkS, com as vídeo-publicações produzidas pelo Âmbito da Comunicação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora?

Com a palavra da Superiora Geral, Madre Chiara Cazzuola, iniciou-se uma série de publicações, pequenos vídeos ou webinars, sobre diversos temas da atualidade. Dando início ao primeiro webinar, Irmã Maria Ausilia De Siena, Conselheira Geral para a Comunicação Social, apresenta o seu significado e a sua finalidade: “São pequenos inputs formativos, que também podem ser utilizados para a animação nas comunidades, que, como previsto no programa do sexênio, poderiam ser úteis na criação de uma visão compartilhada da cultura da comunicação, apesar da diversidade de expressão”.

Essas publicações são unificadas pelo logotipo CommTalkS:

“Comm” lembra os termos ingleses Communication e Community para sublinhar a transversalidade da comunicação que permite ler juntos, com sentido crítico, os diferentes aspectos da realidade.

Talk” indica a vontade de promover a reflexão e a discussão em um debate que envolva e seja acessível ao maior número de pessoas, comunidades educativas e jovens.

O “S” recorda a Salesianidade como um estilo de vida que se quer aprofundar e atualizar para redescobrir cada vez mais o Sistema Preventivo como método educativo válido, numa sociedade complexa e desorientada como a atual.

Comunicar é vida” é o tema abordado pela Madre no primeiro vídeo, no qual ela afirma: “Comunicar é adentrar no mistério de Deus, do outro, do mundo. É a capacidade de se colocar em relação com os outros, é uma habilidade que cada um de nós adquire no caminho da própria existência e matura através de numerosos encontros desde o âmbito familiar ao da sociedade em todas as suas expressões. Na verdade, conseguimos compreender quem somos e quanto valemos somente através de um confronto com os outros”.

E assim especifica a importância carismática da comunicação: “Para nós, Filhas de Maria Auxiliadora, a comunicação é uma dimensão da espiritualidade que é fundada na relação comunicativa, uma relação que atinge a todos e procura não esquecer ninguém”.

Os vídeos e os webinars estarão em sinergia com o site do Instituto e a revista DMA que tratará amplamente, neste ano, o tema da paz. Os vídeos têm subtítulos em cinco línguas.

Ao primeiro vídeo seguirá um webinar confiado à Madre Yvonne Reungoat, a qual trará um pouco da sua experiência no recente Sínodo dos Bispos, onde respondeu às perguntas dos jovens de todo o mundo.

Fonte: Instituto Figlie di Maria Ausiliatrice (FMA)

Mais Recentes

Nova Diretoria da RSB é eleita para o triênio 2025–2028

Dentro da programação da 40ª Assembleia Geral, foi realizada também a eleição da nova Diretoria Nacional da Rede Salesiana Brasil, que atuará de novembro de 2025 a novembro de 2028. O processo ocorreu em conjunto com as Assembleias Gerais da CIB e CISBRASIL, reunindo representantes das inspetorias FMA e SDB para o discernimento e escolha dos novos responsáveis pela animação e coordenação da missão salesiana no país. Após as manifestações dos membros de direito e o diálogo entre os presentes, foi eleito como Diretor-Presidente o Pe. Ricardo Carlos, SDB, inspetor da Inspetoria São João Bosco. Sua eleição simboliza a continuidade de um caminho de unidade e fortalecimento da missão educativa e evangelizadora realizada pelas obras da Rede Salesiana no Brasil. A composição da nova Diretoria Nacional ficou assim definida: Pe. Ricardo Carlos, SDB – Diretor-Presidente Ir. Alaíde Deretti, FMA – Vice-Diretora-Presidente Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior, SDB – Diretor-Secretário Ir. Maria Américo Rolim, FMA – Diretora-Tesoureira Continuam, ainda, na Direção-Executiva da Rede Salesiana Brasil a Ir. Silvia Aparecida da Silva e Pe. Sergio Augusto Baldin. A nova equipe assume a missão de conduzir a RSB com visão de futuro, fidelidade criativa ao carisma salesiano e atenção às urgências das juventudes brasileiras, especialmente as mais vulneráveis. O processo reforça o espírito de sinodalidade e corresponsabilidade que marca a atuação da Rede no país.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Comitê de Comunicação da RSB ratifica programação 2026 para o setor

Os delegados e coordenadores inspetoriais de comunicação das inspetorias salesianas e das Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (26/11) em formato online. A reunião faz parte da programação anual do comitê e teve por objetivo avaliar atividades e a programação do setor para 2026. A coordenadora nacional do setor comunicação da RSB, Maria Dantas, apresentou os projetos aprovados pela assembleia nacional da RSB, em que os Inspetores Salesianos e as inspetoras Filhas de Maria Auxiliadora avaliaram as propostas de cada um dos setores da Rede Salesiana Brasil apresentou para o próximo ano. Os membros do comitê também avaliaram as últimas atividades do setor de comunicação, o III Seminário de Boas Práticas de Educomunicação da RSB e a Oficina de Edição de Vídeo, ambas realizadas neste mês de novembro. As duas atividades tiveram uma avaliação positiva dos integrantes do comitê. Ao final da reunião, foi feita uma análise da programação de eventos da Rede Salesiana Brasil, conforme o calendário divulgado nesta semana. A única data ainda pendente era a reunião presencial do Comitê de Comunicação no segundo semestre, em Brasília. A data estabelecida foi para os dias 01 e 02 de outubro.   Euclides Fernandes - MSMT

Ano dedicado a Mamãe Margarida é aberto na Itália

Em 25 de novembro de 2025, na Paróquia de São Martinho, em Capriglio, foi celebrada Missa pelo aniversário do ‘dies natalis’ da ‘Venerável’ Margarida Occhiena, santa mãe de São João Bosco. Mamãe Margarida - como lhe chamavam os meninos da casa do Oratório - morreu em 25 de novembro de 1856, em Turim-Valdocco. Em decreto de 23 de outubro de 2006, o Dicastério para as Causas dos Santos a declarou ‘Venerável’. A Missa foi presidida pelo Vigário Diocesano da Unidade Pastoral Mamãe Margarida, P. Emanuele Baviera, acompanhado pelo Vice-Pároco, P. Francis Thomas Kunnathoor e pelo Diácono Fabrizio Crivelli. Com eles concelebraram os salesianos do ‘Colle Don Bosco: o Diretor-Reitor, P. José Miguel Nuñez; o Vigário, P. Enrico Lupano; o Prof. P. Mario Maritano e o P. Francesco Gibin. A celebração foi animada pelo ‘Coral Mamãe Margarida’, de Capriglio. Na exortação inicial, o P. Emanuele Baviera destacou a relevância da celebração vespertina: “Estamos aqui esta noite para dar início oficial ao Ano dedicado a Mamãe Margarida, que culminará em novembro, no 170º Aniversário de sua morte. Nossa Unidade Pastoral desejou que a primeira celebração ocorresse nesta Igreja paroquial, que testemunhou a presença da Mãe de Dom Bosco, e nesta cidade ela cresceu. Em colaboração com os Salesianos do ‘Colle Don Bosco’, planejamos realizar diversas atividades durante este ano em memória desta notável mulher que dedicou sua vida à família e, nos últimos dez anos, aos meninos e jovens do seu filho São João Bosco, em Turim. Agradecemos ao Deus por nos conceder uma tão rica Mãe de humanidade e de Fé”. Durante a homilia, ele ressaltou traços singulares de sua vida: "Mamãe Margarida, uma mulher que não fazia discursos grandiosos, não tinha formação acadêmica, mas seguia o que Jesus ensina no Evangelho: escutava a palavra de Deus e a aplicava em sua vida. Margarida aprendeu a rezar, a confiar em Deus, a viver com honestidade e a praticar a caridade aqui, nesta terra, nestas nossas ruas. O local de sua santidade não foi um mosteiro ou púlpito, mas os campos, o estábulo, a cozinha, a casa humilde – tornada uma escola de Fé. A Palavra era ouvida no dia a dia, no esforço dedicado, nas decisões familiares, na resolução de conflitos, na educação dos filhos e na oração da manhã e da noite. Margarida era mulher bíblica, como as do Evangelho: silenciosa, forte, sábia, concreta”. Diego Occhiena, Presidente da ‘Associação Amigos do Museu Mamãe Margarida’, lembrou: "Em novembro próximo, comemoraremos os 170 anos do falecimento de Mamãe Margarida. Aproveitemos este ano para aprofundar nosso conhecimento sobre a vida da Venerável Margarida Occhiena e para redescobrir sua espiritualidade intensa, buscando imitá-la, dentro do possível, por meio de ações de caridade direcionadas aos jovens e, sobretudo, invocando-a através da Prece de intercessão. Fonte: Agência Info Salesiana

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil