Comitê de Comunicação da Rede Salesiana Brasil reflete sobre Amazônia e comunicação no Muticom
30/09/2025

Comitê de Comunicação da Rede Salesiana Brasil reflete sobre Amazônia e comunicação no Muticom

Comitê de Comunicação da Rede Salesiana Brasil reflete sobre Amazônia e comunicação no Muticom

O Comitê de Comunicação da Rede Salesiana Brasil participou do 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), realizado em Manaus entre 25 e 28 de setembro de 2025. O encontro reuniu comunicadores de todas as regiões do país e aprofundou o tema “Comunicação e Ecologia Integral: Transformação e Sustentabilidade Justa”

O encontro com a Amazônia e a comunicação

Para Eduardo Schmitz, delegado de Comunicação da Inspetoria Salesiana de Porto Alegre, a experiência trouxe novos olhares para a missão salesiana. “É impossível vir até Manaus e vir só para o evento. A gente acaba fazendo uma experiência também com o entorno do evento e conhecendo as realidades. Isso serve como um revigorar da nossa caminhada na comunicação.” Ele acrescentou que contemplar a floresta e os rios também se torna forma de oração e fortalece o compromisso de levar a comunicação para além das fronteiras da Igreja, conectando-a com os debates da sociedade. “Através da contemplação, da criação, e aqui é um local muito propício pra isso, principalmente quando a gente se depara com a grandiosidade da floresta, dos rios, e tudo isso serve pra gente como um revigorar da nossa caminhada na comunicação, na nossa comissão, de família salesiana nas nossas inspetorias, e claro, trabalhando especificamente a temática da comunicação, é oportunidade pra gente ter novos olhares, como a própria proposta do Muticom sugere, não olhar pra dentro da igreja ou não olhar pra dentro dos nossos processos de comunicação, mas olhar pra fora também, é o que o mundo fala sobre a comunicação eclesial, como a comunicação eclesial pode se inserir nos temas da atualidade. Especificamente aqui tratando sobre a situação da ecologia integral".

Comunicação que mobiliza

Igor Gomes da Silva, gerente de Comunicação e Marketing da Inspetoria São João Bosco, enfatizou a centralidade da comunicação diante da crise socioambiental. “A comunicação tem papel central nesse processo: conscientiza, mobiliza e inspira boas práticas de sustentabilidade. Quando orientada pela ecologia integral, ela se torna instrumento de transformação e de justiça socioambiental.” Ele defendeu que a comunicação precisa ser estratégica e comprometida, pois seu alcance pode gerar mudanças concretas no modo como a sociedade cuida da casa comum.

Sustentabilidade como pauta permanente

Cícero Albuquerque, delegado de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello, afirmou que o Muticom reforçou a necessidade de tratar o tema de forma estrutural. “Sustentabilidade tem que estar estruturalmente em todas as nossas ações, nossas atividades.” Para ele, os salesianos precisam assumir esse debate não apenas como pauta de evento, mas como dimensão formativa presente em todos os espaços educativos e pastorais. “Um assunto que a gente tem que trazer para o centro das nossas discussões e levar isso para um caráter tanto formativo quanto informativo nas nossas presenças.”

Amazônia em sua grandeza

A Irmã Luzinete Freitas, coordenadora de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia, destacou o aprendizado proporcionado por pesquisadores e jornalistas que conhecem a realidade local. “A mídia aberta trabalha a Amazônia com muita ficção, e o 14º mutirão traz realmente em profundidade a realidade amazônica.” Ela observou também que a riqueza do bioma, comparada a um continente dentro do Brasil, desafia os comunicadores a traduzirem sua complexidade sem cair em simplificações. “Acho que o grande ganho para os jornalistas, que são muitos do restante do Brasil, e para qualquer outro participante, é o contato sobre a veracidade dos fatos, porque a mídia aberta, publica muito mito sobre a Amazônia, trabalha a Amazônia com muita ficção, e o 14º MUTICOM traz realmente, em profundidade, a realidade amazônica".

Superação de estereótipos

O padre Francisco Lima, de Manaus, refletiu sobre o contato dos comunicadores de outras regiões com a realidade amazônica. “Levar uma imagem diferenciada, não caricata, mas real com os valores que nós temos aqui, com dificuldades e fragilidades, isso é a primeira coisa.” Ele ressaltou ainda que o Muticom favoreceu o encontro de culturas, permitindo aos participantes perceberem a Amazônia não apenas como patrimônio brasileiro, mas também como bem de relevância global. “Eu acredito que esse contato com a Amazônia passa por diversos níveis de experiência. O primeiro nível é aquele básico, que é o fato de ter se deslocado do próprio lugar e vir até Manaus. A gente já tem contato com pessoas de outras culturas, outras linguagens, outras paisagens, outras expressões comunicacionais também. Depois do próprio evento, ele nos trouxe uma série de temáticas, sejam elas de reflexão, de estudo, de aprofundamento, mas também de experiências que nos ajudam a compreender e a olhar um pouco mais a Amazônia a partir de outras perspectivas para que a gente”.

Impacto de novas narrativas

A Irmã Maike Loés, delegada de Comunicação da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, relatou que um dos momentos mais marcantes foi o testemunho de um jovem indígena. “O testemunho de um jovem pataxó no mundo digital, unindo a vida na aldeia e a cultura do seu povo, foi muito grandioso”. Ela afirmou que a experiência provocou os salesianos a se abrirem para novas linguagens e a repensarem a comunicação em diálogo com realidades diversas. “Eu estou extremamente impactada e eu vejo assim o quanto ainda nós salesianos e salesianas precisamos nos abrir e crescer nessa dimensão amazônica que é a proteção da vida, do cuidado, da casa comum, começando pelo cuidado com as pessoas".

Caminho em sinergia

Pedro Barreto Elias, da Inspetoria de São Paulo, destacou a importância da unidade entre comunicadores salesianos. “Eu sempre acho que todo mundo sai com várias ideias, com várias reflexões, e também esse pensamento unificado que a gente tem muitas vezes sobre a comunicação salesiana, ajuda a gente a caminhar em sinergia.” Para ele, o encontro foi oportunidade de partilha de ideias e reflexões, mas também de confronto com novas realidades. “A temática é essencial: a reflexão sobre a casa comum, sobre como a gente cuida de tudo, como a gente dialoga com isso e principalmente como que a gente comunica sobre isso é muito importante. Acho que na sociedade a gente está numa disputa de narrativas e isso tem afetado várias pautas importantes porque muitas vezes na defesa de um posicionamento fixo a gente acaba até esquecendo de colocar algumas coisas importantes, alguns detalhes, algumas questões que são muito importantes para a formação das pessoas sobre a discussão, então isso também faz toda a diferença”.

Ecologia integral como tema comum

A Irmã Antônia Kelly Gaioso, coordenadora de Comunicação da Inspetoria Maria Auxiliadora, do Nordeste, afirmou que a ecologia integral atravessa todos os territórios, mesmo em contextos distintos. “Cada região do Brasil tem sua peculiaridade quando busca vivenciar essa ecologia integral. Não é que tem tanta diferença, mas existem pontos que são incomuns, tanto para o lado positivo como pontos que são comuns para aquilo que a gente deve crescer dentro da comunicação”. Ela observou que o desafio da comunicação está em traduzir as lutas locais sem perder de vista a dimensão universal da sustentabilidade. "Para nós, como Igreja, a comunicação não é apenas informação, mas também evangelização. Diante do que vivemos hoje, precisamos refletir sobre o que de fato comunicamos e se isso corresponde ao que evangelizamos. Para mim, este momento representa um repensar da comunicação, de nossas práticas e das mensagens que transmitimos".

Preces compromisso: oração e decisão

Na celebração de encerramento, os comunicadores assumiram compromissos em forma de oração. Inspirados no Cântico das Criaturas, eles agradeceram pelas dádivas da natureza e pediram força para transformar a comunicação em instrumento de cuidado. As preces trouxeram uma promessa: “Protegeremos a terra e não a depredaremos; semearemos a beleza, e não a poluição nem a destruição.” Os participantes se comprometeram a anunciar a paz, resgatar os abandonados, denunciar sistemas que sacrificam pobres e defender a vida em todas as suas expressões

Comunicação que testemunha

A mensagem final do Muticom reforçou que comunicar sobre a criação é também questão de fé. “Num mundo onde os mais frágeis são os primeiros a sofrer os efeitos devastadores das mudanças climáticas, do desmatamento e da poluição, cuidar da criação torna-se uma questão de fé e de humanidade”

O Muticom deixou aos comunicadores salesianos a tarefa de fazer da comunicação não apenas instrumento de evangelização, mas também de conscientização sobre a importância de que cada um seja um agente de defesa da casa comum.

Euclides Fernandes

 

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MENSAGEM DO SANTO PADRE LEÃO XIV PARA O IX DIA MUNDIAL DOS POBRES

MENSAGEM DO SANTO PADRE LEÃO XIVPARA O IX DIA MUNDIAL DOS POBRES XXXIII Domingo do Tempo Comum16 de novembro de 2025 ___________________________   Tu és a minha esperança (cf. Sl 71,5) 1. «Tu és a minha esperança, ó Senhor Deus» (Sl 71,5). Essas palavras emanam de um coração oprimido por graves dificuldades: «Fizeste-me sofrer grandes males e aflições mortais» (v. 20), diz o Salmista. Apesar disso, o seu espírito está aberto e confiante, porque firme na fé reconhece o amparo de Deus e o professa: «És o meu rochedo e a minha fortaleza» (v. 3). Daí deriva a confiança inabalável de que a esperança n’Ele não decepciona: «Em ti, Senhor, me refugio, jamais serei confundido» (v. 1). No meio das provações da vida, a esperança é animada pela firme e encorajadora certeza do amor de Deus, derramado nos corações pelo Espírito Santo. Por isso, ela não decepciona (cf. Rm 5, 5) e São Paulo pode escrever a Timóteo: «Pois se nós trabalhamos e lutamos, é porque pomos a nossa esperança no Deus vivo» (1 Tm 4, 10). O Deus vivo é, verdadeiramente, o «Deus da esperança» (Rm 15, 13), que em Cristo, pela sua morte e ressurreição, se tornou a «nossa esperança» (1 Tm 1, 1). Não podemos esquecer que fomos salvos nesta esperança, na qual precisamos permanecer enraizados. 2. O pobre pode tornar-se testemunha de uma esperança forte e confiável, precisamente porque professada numa condição de vida precária, feita de privações, fragilidade e marginalização. Ele não conta com as seguranças do poder e do ter; pelo contrário, sofre-as e, muitas vezes, é vítima delas. A sua esperança só pode repousar noutro lugar. Reconhecendo que Deus é a nossa primeira e única esperança, também nós fazemos a passagem entre as esperanças que passam e a esperança que permanece. As riquezas são relativizadas perante o desejo de ter Deus como companheiro de caminho porque se descobre o verdadeiro tesouro de que realmente precisamos. Ressoam claras e fortes as palavras com que o Senhor Jesus exortou os seus discípulos: «Não acumuleis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os corroem e os ladrões arrombam os muros, a fim de os roubar. Acumulai tesouros no Céu, onde a traça e a ferrugem não corroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam» (Mt 6, 19-20). 3. A pobreza mais grave é não conhecer a Deus. Recordou-nos isso o Papa Francisco quando escreveu na Evangelii gaudium: «A pior discriminação que sofrem os pobres é a falta de cuidado espiritual. A imensa maioria dos pobres possui uma especial abertura à fé; tem necessidade de Deus e não podemos deixar de lhe oferecer a sua amizade, a sua bênção, a sua Palavra, a celebração dos Sacramentos e a proposta dum caminho de crescimento e amadurecimento na fé» (n. 200). Há aqui uma consciência fundamental e totalmente original sobre como encontrar em Deus o próprio tesouro. Realmente, insiste o apóstolo João: «Se alguém disser: “Eu amo a Deus”, mas tiver ódio ao seu irmão, esse é um mentiroso; pois aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê» (1 Jo 4, 20). É uma regra da fé e um segredo da esperança: embora importantes, todos os bens desta terra, as realidades materiais, os prazeres do mundo ou o bem-estar económico não são suficientes para fazer o coração feliz. Frequentemente, as riquezas iludem e conduzem a situações dramáticas de pobreza, sendo a primeira dessas ilusões pensar que não precisamos de Deus e conduzir a nossa vida independentemente d’Ele. Vêm-me à mente as palavras de Santo Agostinho: «Seja Deus todo motivo de presumires. Sente necessidade d’Ele para que Ele te cumule. Tudo o que possuíres fora d’Ele é imensamente vazio» (Enarr. in Ps. 85,3). 4. A esperança cristã, à qual a Palavra de Deus remete, é certeza no caminho da vida, porque não depende da força humana, mas da promessa de Deus, que é sempre fiel. Por isso, desde os primórdios, os cristãos quiseram identificar a esperança com o símbolo da âncora, que oferece estabilidade e segurança. A esperança cristã é como uma âncora, que fixa o nosso coração na promessa do Senhor Jesus, que nos salvou com a sua morte e ressurreição e que retornará novamente no meio de nós. Esta esperança continua a indicar como verdadeiro horizonte da vida os «novos céus» e a «nova terra» (2 Pe 3, 13), onde a existência de todas as criaturas encontrará o seu sentido autêntico, visto que a nossa verdadeira pátria está nos céus (cf. Fl 3, 20). Consequentemente, a cidade de Deus compromete-nos com as cidades dos homens, que, desde agora, devem começar a assemelhar-se àquela. A esperança, sustentada pelo amor de Deus derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo (cf. Rm 5, 5), transforma o coração humano em terra fértil, onde pode germinar a caridade para a vida do mundo. A Tradição da Igreja reafirma constantemente esta circularidade entre as três virtudes teologais: fé, esperança e caridade. A esperança nasce da fé, que a alimenta e sustenta, sobre o fundamento da caridade, que é a mãe de todas as virtudes. E precisamos de caridade hoje, agora. Não é uma promessa, mas uma realidade para a qual olhamos com alegria e responsabilidade: envolve-nos, orientando as nossas decisões para o bem comum. Em vez disso, quem carece de caridade não só carece de fé e esperança, mas tira a esperança ao seu próximo. 5. O convite bíblico à esperança traz consigo o dever de assumir, sem demora, responsabilidades coerentes na história. Com efeito, a caridade é «o maior mandamento social» (Catecismo da Igreja Católica, 1889). A pobreza tem causas estruturais que devem ser enfrentadas e eliminadas. À medida que isso acontece, todos somos chamados a criar novos sinais de esperança que testemunhem a caridade cristã, como fizeram, em todas as épocas, muitos santos e santas. Os hospitais e as escolas, por exemplo, são instituições criadas para expressar o acolhimento aos mais fracos e marginalizados. Eles deveriam fazer parte das políticas públicas de todos os países, mas as guerras e as desigualdades frequentemente ainda o impedem. Hoje, cada vez mais, as casas-família, as comunidades para menores, os centros de acolhimento e escuta, as refeições para os pobres, os dormitórios e as escolas populares tornam-se sinais de esperança: são tantos sinais, muitas vezes ocultos, aos quais talvez não prestemos atenção, mas que são muito importantes para se desvencilhar da indiferença e provocar o empenho nas diversas formas de voluntariado! Os pobres não são um passatempo para a Igreja, mas sim os irmãos e irmãs mais amados, porque cada um deles, com a sua existência e também com as palavras e a sabedoria que trazem consigo, levam-nos a tocar com as mãos a verdade do Evangelho. Por isso, o Dia Mundial dos Pobres pretende recordar às nossas comunidades que os pobres estão no centro de toda a ação pastoral. Não só na sua dimensão caritativa, mas igualmente naquilo que a Igreja celebra e anuncia. Através das suas vozes, das suas histórias, dos seus rostos, Deus assumiu a sua pobreza para nos tornar ricos. Todas as formas de pobreza, sem excluir nenhuma, são um apelo a viver concretamente o Evangelho e a oferecer sinais eficazes de esperança. 6. Este é o convite que emerge da celebração do Jubileu. Não é por acaso que o Dia Mundial dos Pobres seja celebrado no final deste ano de graça. Quando a Porta Santa for fechada, deveremos conservar e transmitir os dons divinos que foram derramados nas nossas mãos ao longo de um ano inteiro de oração, conversão e testemunho. Os pobres não são objetos da nossa pastoral, mas sujeitos criativos que nos estimulam a encontrar sempre novas formas de viver o Evangelho hoje. Diante da sucessão de novas ondas de empobrecimento, corre-se o risco de se habituar e resignar-se. Todos os dias, encontramos pessoas pobres ou empobrecidas e, às vezes, pode acontecer que sejamos nós mesmos a possuir menos, a perder o que antes nos parecia seguro: uma casa, comida suficiente para o dia, acesso a cuidados de saúde, um bom nível de educação e informação, liberdade religiosa e de expressão. Promovendo o bem comum, a nossa responsabilidade social tem o seu fundamento no gesto criador de Deus, que dá a todos os bens da terra: assim como estes, também os frutos do trabalho do homem devem ser igualmente acessíveis. Com efeito, ajudar os pobres é uma questão de justiça, muito antes de ser uma questão de caridade. Como observa Santo Agostinho: «Damos pão a quem tem fome, mas seria muito melhor que ninguém passasse fome e não precisássemos ser generosos para com ninguém. Damos roupas a quem está nu, mas Deus queira que todos estejam vestidos e que ninguém passe necessidades sobre isto» (Comentário à 1 Jo, VIII, 5). Desejo, portanto, que este Ano Jubilar possa incentivar o desenvolvimento de políticas de combate às antigas e novas formas de pobreza, além de novas iniciativas de apoio e ajuda aos mais pobres entre os pobres. Trabalho, educação, habitação e saúde são condições para uma segurança que jamais se alcançará com armas. Congratulo-me com as iniciativas já existentes e com o empenho que é manifestado diariamente a nível internacional por um grande número de homens e mulheres de boa vontade. Confiemos em Maria Santíssima, Consoladora dos aflitos, e com Ela entoemos um canto de esperança, fazendo nossas as palavras do Te Deum: «In Te, Domine, speravi, non confundar in aeternum – Em Vós espero, Meu Deus, não serei confundido eternamente». Vaticano, 13 de junho de 2025, memória de Santo António de Lisboa, Patrono dos pobres LEÃO PP. XIV Acesse a imagem original aqui Copyright © Dicastério para a Comunicação - Libreria Editrice Vaticana

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