Concurso de fotografia “O Sonho de Dom Bosco Hoje”
29/01/2024

Concurso de fotografia “O Sonho de Dom Bosco Hoje”

Concurso de fotografia “O Sonho de Dom Bosco Hoje”
Foto: Divulgação

O sonho que Joãozinho Bosco teve aos nove anos mudou sua vida e, com o tempo, também a vida de milhares de jovens nas diversas presenças, ou casas, salesianas. Por isso, o Museu Casa Dom Bosco lançou um concurso de fotografia para que todos os interessados em participar possam partilhar um pedaço de vida, do seu olhar particular, do ponto de vista artístico, sobre como o sonho de Dom Bosco se tornou realidade nas presenças salesianas.

As fotografias devem testemunhar a experiência concreta do sonho dos nove anos vivido no ambiente salesiano, como inspiração para a “transformação dos ‘lobos’ em ‘cordeiros’”: devem ser fotos tiradas na escola, no oratório, na igreja, em outros lugares ou ambientes, que destaquem um grupo, um espaço, um momento forte vivido durante o encontro de verão (Colônia de Férias) ou uma experiência muito vivida no voluntariado missionário.

“As fotos devem comunicar a perene relevância e vitalidade do sonho; e ‘contar’ uma história ou reflexão” - explica no comunicado a Coordenadora do Museu Casa Dom Bosco, Dra. Ana Martín García.

Uma Comissão selecionará entre 12-24 (doze a vinte e quatro) fotos para fazer parte de uma Exposição Temporária no mesmo Museu Casa Dom Bosco, a fim de celebrar o Bicentenário do ‘Sonho dos Nove Anos’. “Queremos reunir no Museu as fotos provenientes das diferentes realidades salesianas do Mundo, ou seja, da extensão mundial da realização do sonho...”, diz ainda a Dra. García.

A participação é totalmente livre, gratuita, aberta a todos e serão avaliadas positivamente todas as fotos artísticas, originais, criativas ou... revolucionárias.

Esperam-se as fotografias por e-mail, com a indicação «O sonho de Dom Bosco hoje», para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 25 de março de 2024.

Para mais informações sobre requisitos e características das fotos, bem como sobre as regras de utilização e direitos inerentes às fotografias, consulte aqui a página do concurso no site do Museu (página em língua espanhola).

Fonte: Agenzia Info Salesiana (ANS)

 

Mais Recentes

39ª e 40ª Assembleias Extraordinárias da CISBRASIL fortalecem unidade inspetorial e prioridades da missão salesiana no Brasil

Realizada no dia 20 de novembro, na sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, a 31ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Interinspetorial dos Salesianos de Dom Bosco (CISBRASIL) reuniu os inspetores SDB de todo o país para um momento de reflexão, avaliação e direcionamento da missão salesiana no Brasil. Ao falar sobre o encontro, o Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL, nos falou que “a assembleia semestral é um grande momento para avaliarmos os projetos deliberados e aprovados na assembleia anterior, encontrarmos os membros inspetores e coordenadores das pastorais juvenil, de formação e pastoral (paróquias e santuários)”. Ele completou que o encontro é uma oportunidade dos Salesianos de Dom Bosco olharem sistematicamente todas as frentes de trabalho da ação Educativo-pastoral Salesiana.  Estiveram presentes o Pe. Hector Gabriel Romero, Conselheiro Regional para a América Cone-Sul, o Pe. Ricardo Carlos, Presidente da CISBRASIL e Inspetor da Inspetoria São João Bosco (BBH) e o Pe. Sergio Augusto Baldin, Secretário Executivo da CISBRASIL. Os inspetores de cada região também participaram, reforçando a unidade entre as inspetorias: Inspetor Interino da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório - Pe. Ademir de Lima Oliveira Inspetoria São Domingos Sávio (BMA) – Pe. Felipe Robert Jean Bauziere; Inspetoria São Pio X (BPA) – Pe. Ademir Ricardo Cwendrych; Inspetoria São Luiz Gonzaga (BRE) – Pe. Francisco Inácio Vieira Júnior; Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP) – Pe. Alexandre Luís de Oliveira. O encontro retomou temas estratégicos, como formação inicial e permanente, comunicação, sustentabilidade vocacional e integração das presenças inspetoriais. Inspirados pelo espírito de Dom Bosco, os inspetores direcionaram seus esforços para consolidar ações conjuntas que impactem diretamente o trabalho educativo e evangelizador nas obras salesianas. A assembleia também reforçou a importância da unidade interinspetorial, da leitura dos sinais dos tempos e da colaboração mútua entre regiões, garantindo que a missão chegue com qualidade e alegria aos jovens, especialmente os mais vulneráveis. A CISBRASIL encerra sua 31ª edição renovando o compromisso com uma presença educativa, fraterna e evangelizadora que responda aos desafios atuais, sempre “com o coração de Dom Bosco”.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

33ª Assembleia Geral da CIB reforça sinodalidade e compromisso educativo das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil

A sede da Rede Salesiana Brasil, em Brasília, acolheu no dia 20 de novembro a 33ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora (CIB), reunindo as inspetoras FMA para um encontro marcado pela comunhão, escuta e sólida visão educativa-pastoral. Irmã Alaíde, ao falar da importância da realização da assembleia, ressaltou que “esta edição possui um marco importante: ter presente em nossa reunião a Ir. Paola Battagliola - Delegada referente da CIB e integrante do Conselho Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, e podermos fazer nossa reflexão à luz da figura profética de Santa Maria Troncatti”. Durante a assembleia, foram analisados os principais projetos interinspetoriais, bem como temas prioritários para a vida e missão das comunidades FMA no país: formação inicial e permanente, pastoral juvenil, sustentabilidade das obras, protagonismo das juventudes e atuação conjunta em rede. Estiveram presentes das inspetoras de cada região: Inspetoria Nossa Senhora Aparecida: Ir. Alaíde Deretti - Inspetora e Presidente da CIB; Inspetoria Maria Auxiliadora: Ir. Ir Maria Américo Rolim - Inspetora; Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia: Ir. Maria Carmelita de Lima Conceição - Inspetora; Inspetoria Madre Mazzarello: Ir. Teresinha Ambrosim - Inspetora E como participantes, estiveram presentes:   Ir Paola Batagliolla - Referente da CIB – Conselho Geral – Roma; Ir Maria Ivone Ranghett - Vice- inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida; Ir. Raquielle Casimiro - Inspetoria Maria Auxiliadora – BRE; Ir Silvia Aparecida da Silva – Secretária executiva de CIB. Marcado por um ambiente de espiritualidade e discernimento, o encontro destacou o compromisso das FMA em promover uma educação integral e evangelizadora, em sintonia com as urgências do tempo presente e com a inspiração de Madre Mazzarello. A 33ª edição da CIB encerrou-se com renovado impulso missionário, reforçando a convicção de que a presença educativa das Filhas de Maria Auxiliadora continua sendo sinal de esperança para milhares de crianças, adolescentes e jovens em todo o Brasil. Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Assembleias Nacionais reunirão SDB, FMA e RSB na sede da Rede Salesiana Brasil, em Brasília

Nesta semana, a sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, será o ponto de encontro de três importantes assembleias que reúnem lideranças das presenças salesianas de todo o país. Entre os dias 20 e 22 de novembro, Salesianos de Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e representantes da Rede Salesiana Brasil irão refletir, planejar e fortalecer a missão comum em favor da juventude. Os eventos possuem caráter estratégico e reforçam o espírito de comunhão, unidade e corresponsabilidade que marca a atuação salesiana em nível nacional. 20 de novembro – 31ª Assembleia Geral da CISBRASIL (SDB) Abrindo a programação, no dia 20 de novembro, acontece a 31ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência Interinspetorial dos Salesianos de Dom Bosco (CISBRASIL). O encontro reúne os inspetores SDB das diversas regiões do Brasil para um momento de avaliação, planejamento e alinhamento das ações interinspetoriais. Entre os temas centrais estão o fortalecimento da Pastoral Juvenil, a formação inicial e permanente, a integração das presenças salesianas e a construção de respostas conjuntas aos desafios atuais da evangelização e da educação. 20 de novembro – 33ª Assembleia Geral da CIB No mesmo dia, a casa da RSB também acolhe a 33ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência das Inspetorias das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB). As inspetoras FMA se reúnem para partilhar experiências, aprofundar prioridades congregacionais e discernir caminhos comuns para as obras educativas e sociais conduzidas pelas religiosas. O encontro reforça o compromisso das FMA com uma educação integral, evangelizadora e sensível às necessidades das juventudes, em sintonia com o legado de Madre Mazzarello. 21 e 22 de novembro – 40ª Assembleia Geral da Rede Salesiana Brasil A semana se conclui com a 40ª Assembleia Geral Ordinária da Rede Salesiana Brasil, realizada nos dias 21 e 22 de novembro. Reunindo dirigentes SDB, FMA e leigos de todo o país, o encontro tem como objetivo avaliar o ciclo de 2025, fortalecer a cultura de rede e planejar estratégias conjuntas para 2026. A assembleia abordará temas fundamentais para a missão salesiana no âmbito educativo e pastoral: inovação pedagógica, sustentabilidade institucional, articulação entre escolas e ações sociais, comunicação e formação de educadores. Unidos pela missão: uma semana de carisma, planejamento e esperança A realização simultânea das três assembleias na sede da RSB representa um marco de unidade entre Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e colaboradores da missão. São encontros que favorecem o diálogo, o discernimento e o compromisso coletivo em torno da formação integral de crianças, adolescentes e jovens em todo o Brasil. Inspirados pelo sonho de Dom Bosco e pela coragem de Madre Mazzarello, SDB, FMA se juntam como RSB, nesta semana, com o coração voltado para o futuro, buscando caminhos que fortaleçam ainda mais a missão salesiana em uma sociedade em transformação. Acompanhe a cobertura completa nos próximos dias pelos canais oficiais da Rede Salesiana Brasil.   Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil