12/05/2023

Conselheiro Geral para a Comunicação cede entrevista à RSB

Conselheiro Geral para a Comunicação cede entrevista à RSB

No encerramento do segundo dia do Encontro Internacional dos Responsáveis ​​do Boletim Salesiano, em Roma, na Itália, foi lançado o novo livro do Conselheiro Geral para a Comunicação Social da Congregação Salesiana, Pe. Gildásio Mendes, intitulado "Dom Bosco e a Realidade Digital". O livro conta com a revisão de Margherita Ferro e capa assinada por Fabrizio Emigli.

Pe. Gildásio, que também é presença confirmada no I Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (ENAC), que acontecerá de forma totalmente on-line nos dias 30 e 31 de maio, cedeu uma entrevista à equipe de Comunicação da RSB. Confira:

RSB - Qual seria a importância, para a Família Salesiana, de compreender a metodologia digital em prol da evangelização da juventude, em especial daquela em situação de vulnerabilidade social?

Pe. Gildásio - Respondo com uma pergunta: Como um adolescente comunica on-line com seus pais e seus professores? De igual para igual, isto é, de forma horizontal.  A hierarquia da relação se torna mais familiar, mais próximo, mais amigável. Isto não significa que nesse modelo digital de comunicar se perde o sentido de autoridade. A interatividade digital é como um jogo de pingue-pongue.  Não se joga sozinho. O outro é importante, o time é necessário. Digital é rede! É trabalhar junto, é colaborar com o que sei com o outro que também sabe.  Este modo de descobrir o valor do outro para eu comunicar deve gerar uma “humildade digital”, que me ajuda a valorizar o outro, a estar a serviço do outro. Neste sentido, podemos falar em evangelizar no digital: saio de mim para ajudar o outro. A parábola do Bom Samaritano pode ser o texto de inspiração para quem quer evangelizar os jovens no mundo de hoje. Ser para os outros. 

RSB - Como o novo livro se relaciona com a série de artigos “Dom Bosco e a realidade digital e virtual” também de sua autoria?

Pe. Gildásio - Tenho escrito muito sobre o tema digital e virtual, mas aproveito os meus artigos para organizar palestras, apostilas de cursos e livros. Aproveitei de vários artigos da série “Dom Bosco e a Realidade Digital” para elaborar o novo livro que está apenas saindo.

RSB - Há alguma história inusitada/engraçada que o senhor possa compartilhar conosco sobre o processo de criação do novo livro?

Pe. Gildásio - Os textos que publico geralmente são traduzidos em italiano, espanhol, inglese, francês e polonês. Às vezes traduzem em outras línguas como o chinês, árabe e coreano, por exemplo. É um sentimento muito bom ver que o que escrevo pode chegar a tanta gente de tantas culturas e línguas diferentes. Escrevi o livro “Dom Bosco e a Realidade Digital” pensando em todos os jovens de todo o mundo.

Não sei se é engraçado, mas o que mais exige de mim ao escrever um livro é pensar no título e capa do livro. Exige um bom tempo. A capa deste livro de Dom Bosco foi feita por um artista gráfico italiano, Fabrizio Emigli, e já estou pensando na capa e título do próximo livro.

RSB - Existe alguma parte que o senhor possa destacar como um “spoiler” do que encontraremos pelas páginas do novo livro?

Pe. Gildásio - Dom Bosco como padre novo estudou muita geografia. Como seu professor, chamou um ex-aluno do Oratório de Valdocco, chamado Marchisio. Este professor desenhou os mapas das cidades da Itália. Portanto, um grande geógrafo. Por que Dom Bosco queria tanto aprender geografia? No meu livro mostro a relação do conhecimento e da mentalidade geográfica de Dom Bosco com o modo que é desenhada a arquitetura digital, as redes, os instrumentos digitais como o celular, a relação da geografia com o GPS, os satélites. Geografia está relacionada com linhas conectadas, gráfico, design, estética, transmissão de informação, sistema de dados, tudo é geográfico e geometricamente organizado e disponibilizado. É só pensar no GIS (Sistema de Informação Geográfico, em tradução para o português) que tem a ver com sistema de hardware, software, informações computacionais, etc. Pensemos, por exemplo, no sistema meteorológico ou nos aplicativos, todos eles seguem uma estrutura e sistematização geográfica. E Dom Bosco? O que tem a ver com isso? Como Dom Bosco era construtor, ajudava o seu arquiteto a desenhar a Basílica de Maria Auxiliadora em Turim, o Sagrado Coração em Roma.... Os nossos pátios têm um sistema de espaço, o Sistema Preventivo baseia na geometria espacial, na geografia das relações. 

Dom Bosco aprendeu a caminhar sobre uma corda, quando era ainda adolescente. O que diz a inteligência múltipla sobre isto? Dom Bosco soube desenvolver uma grande capacidade de amar os jovens, de relacionar-se com eles como pai, acolher e cuidar. O que diz a inteligência emocional sobre isto? O que podemos aprender de Dom Bosco hoje sobre habitar, educar e evangelizar no digital?

Dom Bosco escreveu vários livros com muitos temas, desde a álgebra, o almanaque do agricultor, o jovem instruído ou a biografia de alguns dos seus educandos. O que tem a ver álgebra com almanaque para o agricultor saber as melhores estações para plantar, colher e o seu jeito de escrever como storyteller?

Neste livro, abro novas portas de leitura sobre o grande Dom Bosco. Na verdade, sabemos muito pouco da grandeza humana, espiritual, comunicativa, inovativa do Santo dos Jovens.  

Dom Bosco viveu uma espiritualidade profunda, simples e prática. Deus e Nossa Senhora estavam no centro de tudo que viveu e fazia. Qual o segredo da sua santidade?

RSB - Quanto tempo o senhor precisou para escrever esta nova publicação?

Pe. Gildásio -  O livro é pequeno, cerca de 112 páginas, publicado pela Editora Elle di Ci, de Turim.  Escrevi dois capítulos por mês, diria.

RSB - Há alguma intenção de traduzir a obra para outras línguas? Se sim, quais?

Pe. Gildásio -  Certamente! Já estamos traduzindo para o francês, inglês, espanhol, português e polonês.

RSB - Como podemos ter acesso ao livro “Dom Bosco e a Realidade Digital”?

Pe. Gildásio -  Disponível no site da editora Elle di Ci (cliquei aqui para acessar). 

RSB - O senhor já é presença confirmada e aguardada no I Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil que acontecerá, de forma on-line, nos dias 30 e 31 de maio. Quais são as suas expectativas para o evento?

Pe. Gildásio -  Primeiramente, será um grande prazer ver, escutar e estar on-line com cada um dos educadores comunicadores da Rede Salesiana Brasil que participarão deste importante encontro. Eu e a Conselheira Mundial da Comunicação das FMA, Ir. Maria Ausília Siena, vamos estar juntos neste encontro e é a primeira vez que participamos juntos de um evento on-line com nossa gente do Brasil.

Os salesianos, salesianas e leigos que animam, fazem a gestão e o governo da RSB têm realizado um caminho muito bonito e original de trabalhar em rede, de viver e trabalhar juntos, motivados pelo carisma salesiano a serviço dos jovens. Penso que será um encontro marcante e importante para todos nós!

Juntos, caminhemos na corda das coisas sólidas e da leveza das coisas para comunicar no tempo das grandes mudanças.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

RSB promove Diálogo de Formação "Educomunicação e suas Áreas de Intervenção"

Na noite da última quarta-feira (04), a Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do Centro Salesiano de Formação (CSF), promoveu o Diálogo de Formação "Educomunicação e suas Áreas de Intervenção". O evento contou com as pertinentes contribuições da Profª Drª Antonia Alves, tendo à frente da organização o Comitê Nacional de Comunicação da RSB, coordenado pela Ir. Maike Loes, Coordenadora Nacional de Comunicação da RSB, e o apoio da Gestora de Projetos Formativos da RSB, Ana Paula Costa e Silva. Este é o segundo Diálogo de Formação deste ano que busca promover reflexões e discussões acerca de temas relevantes e atuais do âmbito da Comunicação. Além de prover subsídios para a formação continuada e aprimoramento das ações das equipes salesianas do Brasil, o evento foi também uma oportunidade de preparação para participação no II Seminário de Boas Práticas de Educomunicação, a ser realizado no início de novembro. Em sua fala de abertura, Ir. Maike Loes conta um pouco sobre como teve início a organização deste Diálogo de Formação: “O encontro de hoje nasceu do coração educomunicativo do Comitê de Comunicação da Rede Salesiana Brasil, em escuta atenta às realidades das escolas, das obras sociais e de outras tantas presenças salesianas, de norte a sul do Brasil. O ponto de partida foi o primeiro Seminário de Boas Práticas Educomunicacionais, realizado em 2023, no qual tivemos a alegria de conhecer mais de 40 relatos de boas práticas”, conta Ir. Maike. “Naquela ocasião, percebemos que muito já se fazia em termos de Educomunicação, mas muito também ainda estava por fazer. Percebemos que amamos a Educomunicação, mas que às vezes, não temos muita clareza do quanto ela mexe com a educação salesiana, do quanto ela é parte da identidade salesiana. Afinal, ela está em nossos ambientes, em nossas interações, em nossos espaços, metodologias, materiais didáticos e até mesmo em nossos silêncios e em nossos momentos de espiritualidade”, conclui. Em sua abordagem, a Professora Antonia trouxe esclarecimentos sobre o conceito de Educomunicação, exemplificando também o que não é Educomunicação. Apresentou um panorama histórico que possibilitou compreender a evolução da Educomunicação e das áreas de intervenção, na perspectiva da Família Salesiana, e também no âmbito das pesquisas e produções da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE-USP). Antonia desenvolveu ainda uma abordagem evidenciando as Áreas de Intervenção no Currículo da RSB e também os conceitos de Ecossistemas Comunicativos, Práticas Pedagógicas Educomunicativas (PPE), Didática da Educomunicação, Práticas Pedagógico-Comunicacionais, Indicadores educomunicativos e Competências educomunicativas, em uma abordagem aplicada, relacionando com a realidade das práticas educativas nas presenças salesianas.  Assim como nos eventos anteriores, os participantes puderam contar com uma Sala Virtual, dentro do ambiente virtual de aprendizagem do CSF, para acessar os vídeos e demais subsídios de formação (apresentações, artigos, documentos etc.) para posteriores consultas, com vistas a subsidiar as formações continuada dos educadores.  SOBRE A PROFESSORA ANTONIAAntonia Alves é Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), lotada na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e da Linguagem, atuando no Curso de Jornalismo, no Campus de Tangará da Serra. Doutora em Comunicação (Uerj, 2023). Mestre em Ciências da Comunicação (ECA/USP, 2012). Especialista em Educação a Distância (Senac-RJ, 2008), Jornalista graduada em Comunicação Social (UFMT, 2000). Atualmente, Assessora de Gestão de Políticas Educacionais na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação. Escrito por Janaína Lima

Vem aí o X Encontro Brasileiro de Educomunicação

De 21 a 23 de novembro, na modalidade híbrida (on-line e presencial), a Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília (UnB), recebe o X Encontro Brasileiro de Educomunicação (X EDUCOM). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e parceiros, com o apoio da Rede Salesiana Brasil (RSB). A proposta temática do evento, “Educomunicação nas Políticas Públicas: a urgência da participação social para a cidadania”, parte da realidade representada pelo acolhimento ao conceito e à prática da Educomunicação por parte de instâncias do poder público, em níveis municipal, estadual e nacional, em âmbitos como os da comunicação, educação, cultura, sustentabilidade, saúde, assistência social, dentre outros, examinando as modalidades dos programas existentes, tendo como eixo transversal a qualidade da formação das presentes e futuras gerações para uma participação social voltada à consolidação da cidadania plena, sustentada nos princípios que garantem o direito universal à comunicação. Durante os três dias dedicados ao Encontro, serão realizadas a Cerimônia de Abertura, na modalidade presencial, transmitida à distância pela plataforma do evento, bem como sete Mesas Redondas, sendo três presenciais com transmissão ao vivo, e quatro na modalidade à distância. Representando a RSB, o evento contará com as contribuições da Irmã Salesiana Filha de Maria Auxiliadora (FMA) e Doutora em Educomunicação, Márcia Koffermann, no Painel 04. O Painel tem como foco a apresentação e análise do fazer educomunicativo a partir de decisões emanadas de políticas públicas ou de opções institucionais. Serão contempladas políticas públicas do Ministério do Meio Ambiente (em nível nacional), da Secretaria de Justiça do estado do Mato Grosso do Sul (nível estadual) e da Prefeitura de São Paulo (nível municipal), assim como projetos educomunicativos mantidos por instituições como a Rede Salesiana Brasil, com a Profa. Dra. Ir. Márcia Koffermann, e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com a Profa. Dra. Aline Guio Cavaca. Conheça mais detalhes e inscreva-se pela página oficial do X EDUCOM. Escrito por Janaína Lima, com informações da página oficial do X EDUCOM

Chega ao fim a 3ª edição do Minicurso Matrículas e Rematrículas

Nos dias 08 e 20 de agosto, em formato totalmente on-line pela plataforma Zoom, aconteceu a 3ª edição do minicurso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede”. A proposta surgiu da necessidade de formação para os membros das comunidades educativo-pastorais que participam, direta ou indiretamente, da Campanha Nacional das Escolas Salesianas, para que ela seja compreendida e desenvolvida como um processo, durante todos os dias do ano, permeando todas as ações das Instituições de Ensino.   À frente do minicurso está a Coordenadora Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB), Ir. Maike Loes. A formação conta ainda com as contribuições e conhecimentos da fundadora e CEO da Agência Bear, Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e ex-aluna Salesiana pelo Colégio de Santa Inês (SP), Andréa Tavares; com o apoio da Gestora de Projetos Formativos da Rede Salesiana Brasil, Ana Paula Costa e Silva, e com o suporte do Centro Salesiano de Formação (CSF). Nesta 3º edição, além da abordagem do Marketing Educacional pelo olhar Salesiano, com reflexões sobre as expectativas das famílias e foco nos diferenciais da Educação Salesiana, foram apresentados diferentes cases do mercado educacional e de outros nichos de atuação que inspiram e contribuem para a assimilação do conteúdo de forma prática, norteando as ações das equipes das Escolas Salesianas. “Com a 3ª edição do Minicurso, temos grandes possibilidades de sermos cada vez mais significativos e relevantes no campo educativo. Temos a grande chance de unirmos forças, competências e oportunidades para sermos, de fato, Rede Salesiana Brasil. Por quê? Porque respiramos o mesmo carisma, o carisma de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, porque o nosso foco é a educação e a evangelização das juventudes, abraçando todas as etapas, todas as faixas etárias; porque nós desejamos e trabalhamos para fortalecer nossas escolas, não isoladamente, mas em Rede”, diz Ir. Maike Loes. “É importante investirmos energias para a fidelização de nossos estudantes, especialmente na passagem de um segmento a outro. Isso é muito necessário. Da Educação Infantil para o Fundamental Anos Iniciais; dos Anos Iniciais para os Anos Finais; do Fundamental Anos Finais para o Ensino Médio; do Ensino Médio para a vida", conclui. Além da oportunidade de formação para todos os “atores” da escola, ou seja, não apenas para alguns colaboradores ligados diretamente à Campanha de Matrículas, e diante dos desafios de se reunir todas as equipes nos encontros on-line, o Minicurso ainda oferece uma sala no ambiente virtual do CSF, onde ficam disponíveis os vídeos dos encontros e outros materiais de estudo de todas as edições, para que cada Escola possa realizá-lo segundo o seu calendário, por meio de encontros locais, atuando como multiplicadoras dos conhecimentos. “Eu incentivo, convido e faço um apelo para que as equipes visitem o ambiente virtual do CSF e retomem os conteúdos do curso em suas três edições; porque hoje nós temos pessoas que estão conosco, mas que não participaram da 1ª ou da 2ª edição. Então é importante este envolvimento de todos os ‘atores’, de toda a equipe no processo de matrículas e rematrículas, a começar pela formação, pela autoformação, pela preparação de nossas equipes”, incentiva Ir. Maike Loes.  Ao todo, a 3ª edição do minicurso “Matrículas e Rematrículas: Como fortalecer a minha escola em Rede” contou com 396 pontos de acesso simultâneos durante os dois dias de evento. Esta formação, junto às demais iniciativas promovidas pelo CSF, fazem parte do compromisso da Rede Salesiana Brasil com a formação continuada de suas equipes, fortalecendo o trabalho em rede em prol das juventudes.  Escrito por Janaína Lima

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2024 © Rede Salesiana Brasil