12/05/2023

Conselheiro Geral para a Comunicação cede entrevista à RSB

Conselheiro Geral para a Comunicação cede entrevista à RSB

No encerramento do segundo dia do Encontro Internacional dos Responsáveis ​​do Boletim Salesiano, em Roma, na Itália, foi lançado o novo livro do Conselheiro Geral para a Comunicação Social da Congregação Salesiana, Pe. Gildásio Mendes, intitulado "Dom Bosco e a Realidade Digital". O livro conta com a revisão de Margherita Ferro e capa assinada por Fabrizio Emigli.

Pe. Gildásio, que também é presença confirmada no I Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (ENAC), que acontecerá de forma totalmente on-line nos dias 30 e 31 de maio, cedeu uma entrevista à equipe de Comunicação da RSB. Confira:

RSB - Qual seria a importância, para a Família Salesiana, de compreender a metodologia digital em prol da evangelização da juventude, em especial daquela em situação de vulnerabilidade social?

Pe. Gildásio - Respondo com uma pergunta: Como um adolescente comunica on-line com seus pais e seus professores? De igual para igual, isto é, de forma horizontal.  A hierarquia da relação se torna mais familiar, mais próximo, mais amigável. Isto não significa que nesse modelo digital de comunicar se perde o sentido de autoridade. A interatividade digital é como um jogo de pingue-pongue.  Não se joga sozinho. O outro é importante, o time é necessário. Digital é rede! É trabalhar junto, é colaborar com o que sei com o outro que também sabe.  Este modo de descobrir o valor do outro para eu comunicar deve gerar uma “humildade digital”, que me ajuda a valorizar o outro, a estar a serviço do outro. Neste sentido, podemos falar em evangelizar no digital: saio de mim para ajudar o outro. A parábola do Bom Samaritano pode ser o texto de inspiração para quem quer evangelizar os jovens no mundo de hoje. Ser para os outros. 

RSB - Como o novo livro se relaciona com a série de artigos “Dom Bosco e a realidade digital e virtual” também de sua autoria?

Pe. Gildásio - Tenho escrito muito sobre o tema digital e virtual, mas aproveito os meus artigos para organizar palestras, apostilas de cursos e livros. Aproveitei de vários artigos da série “Dom Bosco e a Realidade Digital” para elaborar o novo livro que está apenas saindo.

RSB - Há alguma história inusitada/engraçada que o senhor possa compartilhar conosco sobre o processo de criação do novo livro?

Pe. Gildásio - Os textos que publico geralmente são traduzidos em italiano, espanhol, inglese, francês e polonês. Às vezes traduzem em outras línguas como o chinês, árabe e coreano, por exemplo. É um sentimento muito bom ver que o que escrevo pode chegar a tanta gente de tantas culturas e línguas diferentes. Escrevi o livro “Dom Bosco e a Realidade Digital” pensando em todos os jovens de todo o mundo.

Não sei se é engraçado, mas o que mais exige de mim ao escrever um livro é pensar no título e capa do livro. Exige um bom tempo. A capa deste livro de Dom Bosco foi feita por um artista gráfico italiano, Fabrizio Emigli, e já estou pensando na capa e título do próximo livro.

RSB - Existe alguma parte que o senhor possa destacar como um “spoiler” do que encontraremos pelas páginas do novo livro?

Pe. Gildásio - Dom Bosco como padre novo estudou muita geografia. Como seu professor, chamou um ex-aluno do Oratório de Valdocco, chamado Marchisio. Este professor desenhou os mapas das cidades da Itália. Portanto, um grande geógrafo. Por que Dom Bosco queria tanto aprender geografia? No meu livro mostro a relação do conhecimento e da mentalidade geográfica de Dom Bosco com o modo que é desenhada a arquitetura digital, as redes, os instrumentos digitais como o celular, a relação da geografia com o GPS, os satélites. Geografia está relacionada com linhas conectadas, gráfico, design, estética, transmissão de informação, sistema de dados, tudo é geográfico e geometricamente organizado e disponibilizado. É só pensar no GIS (Sistema de Informação Geográfico, em tradução para o português) que tem a ver com sistema de hardware, software, informações computacionais, etc. Pensemos, por exemplo, no sistema meteorológico ou nos aplicativos, todos eles seguem uma estrutura e sistematização geográfica. E Dom Bosco? O que tem a ver com isso? Como Dom Bosco era construtor, ajudava o seu arquiteto a desenhar a Basílica de Maria Auxiliadora em Turim, o Sagrado Coração em Roma.... Os nossos pátios têm um sistema de espaço, o Sistema Preventivo baseia na geometria espacial, na geografia das relações. 

Dom Bosco aprendeu a caminhar sobre uma corda, quando era ainda adolescente. O que diz a inteligência múltipla sobre isto? Dom Bosco soube desenvolver uma grande capacidade de amar os jovens, de relacionar-se com eles como pai, acolher e cuidar. O que diz a inteligência emocional sobre isto? O que podemos aprender de Dom Bosco hoje sobre habitar, educar e evangelizar no digital?

Dom Bosco escreveu vários livros com muitos temas, desde a álgebra, o almanaque do agricultor, o jovem instruído ou a biografia de alguns dos seus educandos. O que tem a ver álgebra com almanaque para o agricultor saber as melhores estações para plantar, colher e o seu jeito de escrever como storyteller?

Neste livro, abro novas portas de leitura sobre o grande Dom Bosco. Na verdade, sabemos muito pouco da grandeza humana, espiritual, comunicativa, inovativa do Santo dos Jovens.  

Dom Bosco viveu uma espiritualidade profunda, simples e prática. Deus e Nossa Senhora estavam no centro de tudo que viveu e fazia. Qual o segredo da sua santidade?

RSB - Quanto tempo o senhor precisou para escrever esta nova publicação?

Pe. Gildásio -  O livro é pequeno, cerca de 112 páginas, publicado pela Editora Elle di Ci, de Turim.  Escrevi dois capítulos por mês, diria.

RSB - Há alguma intenção de traduzir a obra para outras línguas? Se sim, quais?

Pe. Gildásio -  Certamente! Já estamos traduzindo para o francês, inglês, espanhol, português e polonês.

RSB - Como podemos ter acesso ao livro “Dom Bosco e a Realidade Digital”?

Pe. Gildásio -  Disponível no site da editora Elle di Ci (cliquei aqui para acessar). 

RSB - O senhor já é presença confirmada e aguardada no I Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil que acontecerá, de forma on-line, nos dias 30 e 31 de maio. Quais são as suas expectativas para o evento?

Pe. Gildásio -  Primeiramente, será um grande prazer ver, escutar e estar on-line com cada um dos educadores comunicadores da Rede Salesiana Brasil que participarão deste importante encontro. Eu e a Conselheira Mundial da Comunicação das FMA, Ir. Maria Ausília Siena, vamos estar juntos neste encontro e é a primeira vez que participamos juntos de um evento on-line com nossa gente do Brasil.

Os salesianos, salesianas e leigos que animam, fazem a gestão e o governo da RSB têm realizado um caminho muito bonito e original de trabalhar em rede, de viver e trabalhar juntos, motivados pelo carisma salesiano a serviço dos jovens. Penso que será um encontro marcante e importante para todos nós!

Juntos, caminhemos na corda das coisas sólidas e da leveza das coisas para comunicar no tempo das grandes mudanças.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

54 organizações recebem Selo Social Distrito Federal 2024 em evento em Brasília

Em um movimento que reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e o impacto social, 54 organizações foram certificadas com o Selo Social Distrito Federal 2024 durante um evento realizado no dia 11 de março, em Brasília. Ao todo, 151 iniciativas foram certificadas, gerando 421 impactos sociais e alcançando 60.683 atendimentos à população. Durante a abertura da cerimônia, a diretora executiva do Instituto Social, Karina Junco, ressaltou o papel do Selo Social em ser um programa de capacitação e certificação de iniciativas de impacto social fundamentado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Aqui no Distrito Federal “foram mais de 80 organizações credenciadas e 54 destas foram certificadas”.  Fernando Assanti, presidente do Instituto Selo Social, em sua fala de abertura, ressaltou que “graças ao patrocínio de entidades locais, conseguimos oferecer esta certificação sem nenhum custo para estas organizações”. Além do patrocínio nacional da Rede, o programa conta com o apoio, no Distrito Federal, de empresas como Brasal Refrigerantes, Instituto Sabin, Absolutus Seguros e parceria estratégica com o Instituto BRB. Entre os presentes no evento, representando a Rede Salesiana Brasil, estiveram os diretores executivos, a irmã Silvia Aparecida e o padre Sérgio Baldin. Padre Sérgio ao falar sobre a meta em atingir os 17 ODS até 2030, ressaltou que a Rede Salesiana, por meio de sua Editora Edebê, inclui em seu material didático todos os 17 objetivos, desde a educação infantil até o ensino médio. “A Rede Salesiana Brasil acredita nas organizações e no trabalho conjunto que viemos fazendo ao longo de todo esse tempo, em busca de atingir esta meta, este sonho… em conjunto”.  Sobre o significado do reconhecimento pelo Selo Social para a Rede Salesiana Brasil, irmã Silvia declarou: “Eu acredito muito no trabalho que fazemos para transformar nossa sociedade. O Selo Social é uma iniciativa que certifica as organizações que cumprem rigorosamente os critérios estabelecidos pela ONU. Estamos fechando mais um ciclo e, mais uma vez, fomos certificados, demonstrando que nossas ações continuam fazendo a diferença na vida de crianças, adolescentes, jovens e famílias, cumprindo nosso papel carismático e social” Com uma proposta inovadora e alinhada à Agenda 2030, o Selo Social Distrito Federal 2024 reforça a importância da colaboração entre os diversos setores da sociedade para enfrentar desafios e promover mudanças significativas, consolidando a missão social da Rede Salesiana Brasil. Angélica Novais da Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Comissão de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (RSB) debate campanha de matrículas nas escolas salesianas para 2026

No dia 26 de fevereiro, os coordenadores inspetoriais de comunicação das Inspetorias dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora no Brasil participaram, segundo uma  programação anual do Setor, de uma reunião on-line. Sob a coordenação de Maria Dantas, Coordenadora Executiva da RSB e Coordenadora Nacional da Comissão de Comunicação. O grupo recebeu a proposta elaborada pelo Grupo de Trabalho, cujo objetivo é planejar a campanha de matrículas das escolas salesianas para 2026. Os temas, lemas e cores propostos tiveram excelente aceitação por parte dos membros da Comissão. O próximo passo é a elaboração do planejamento para a produção do material. O segundo tema tratado foi a participação salesiana no Muticom – Mutirão Brasileiro de Comunicação – a ser feito entre os dias 25 e 28 de setembro deste ano em Manaus. Entre as propostas aprovadas está a realização de um momento de peregrinação com os jovens até a “Porta Santa” do Jubileu, aberta na Catedral de Manaus. Os comunicadores salesianos também trataram da realização de oficinas temáticas para as presenças salesianas de todo o Brasil, tendo a primeira já marcada para o dia 24 de abril. A reunião teve a abertura e fechamento com a bênção dada pelo Delegado Inspetorial de Comunicação da Inspetoria Salesiana de Manaus, Pe Francisco Lima.

Um novo documento salesiano sobre Comunicação Social: um guia para habitar o mundo digital

Do Setor para a Comunicação Social da Congregação Salesiana chega um novo documento que oferece diretrizes atualizadas para habitar o mundo digital e o mundo da inteligência artificial de maneira salesiana. Este texto, publicado 14 anos depois do "Sistema Salesiano de Comunicação Social" (SSCS), é o resultado de um trabalho coletivo que envolveu os Delegados para a Comunicação Social, especialistas e consultores. O documento procura educar os jovens nos novos habitats virtuais, integrando a Comunicação Social à missão salesiana a serviço da Igreja. Ele nasce também da necessidade de responder às transformações culturais e tecnológicas que caracterizam o mundo juvenil e do desejo de atualizar o Sistema Preventivo aos desafios do presente. UM DOCUMENTO ALINHADO COM A IGREJA - O texto está intimamente ligado aos documentos mais recentes da Igreja sobre o digital, como "Rumo a uma presença plena" e "Antiqua et Nova", abordando a inteligência artificial e as mensagens do Papa Francisco para os Dias Mundiais da Comunicação Social. A Congregação Salesiana está, portanto, empenhada em manter um diálogo constante entre fé, ciência, Evangelho e cultura juvenil. A própria Igreja, depois do Sínodo sobre os jovens, sublinhou a importância de aprofundar a dinâmica do digital, pedindo para "habitar" estes espaços de modo evangélico e promover uma presença autêntica nas "ruas digitais".  UMA MUDANÇA NECESSÁRIA - Nos últimos 15 anos, a comunicação passou por uma revolução graças ao desenvolvimento da Internet, da mídia social e da tecnologia da informação. Em resposta a isso, o novo documento evolui a partir do SSCS anterior para atender às necessidades atuais. Durante o Magistério do Papa Bento XVI e do Papa Francisco, a Igreja ampliou sua visão da comunicação, integrando tópicos como ética na Internet (Ética na Internet), sustentabilidade (Laudato Si'), fraternidade (Irmãos Todos) e educação global (Pacto Educacional Global). O novo texto também responde às demandas que emergiram dos Capítulos Gerais 27 e 28, em particular o chamado para "viver o sacramento salesiano da presença" e a necessidade de inculturar a missão salesiana no habitat digital. COM FOCO NOS JOVENS E NA CULTURA DIGITAL - A Congregação Salesiana considera a Comunicação Social um aspecto fundamental da missão educativa e pastoral. Este novo documento foi concebido para acompanhar os jovens em seus mundos digitais, ajudando-os a descobrir o sentido da vida, do amor e da responsabilidade, e a construir seu projeto pessoal. Partindo dos valores do Evangelho e do Sistema Preventivo, o documento incentiva o diálogo com as novas gerações, ouvindo suas necessidades e buscando novas linguagens para educar e evangelizar. OBJETIVOS DO DOCUMENTO - O novo texto nada mais é que um guia prático para educadores e leigos, conforme a tradição salesiana. Uma ferramenta de formação que responde no estilo salesiano às mudanças socioculturais. Um suporte para a Pastoral Juvenil, integrando comunicação e evangelização. Além disso, o documento busca fortalecer a identidade carismática salesiana, promovendo a reflexão sobre o uso de tecnologias digitais e inteligência artificial na missão educacional. A VISÃO SALESIANA DO DIGITAL - O Setor de Comunicação Social trabalhou em rede com delegados, editores, gerentes de mídia social e estações de rádio para produzir este documento. Foi redigido um instrumentum laboris, integrando as propostas desses grupos, mantendo-se fiel à tradição salesiana e aos valores do Magistério da Igreja. A Congregação Salesiana continua a se esforçar para estar presente no mundo digital como um "próximo amoroso", segundo a visão eclesial do Papa Francisco. O documento incentiva o uso consciente da tecnologia para enfrentar os desafios educacionais e pastorais de nosso tempo. Esse novo documento é um passo importante para atualizar a comunicação salesiana e torná-la mais eficaz em sua missão educacional. Com um estilo que combina tradição e inovação, ele pretende ser um guia valioso para educadores, leigos e jovens, ajudando-os a viver e testemunhar o Evangelho também nos espaços digitais. Para acessar e baixar o documento em língua portuguesa, clique no link a seguir PT__Novo_Documento_de_Comunicacao_Social___31_Janeiro_2025.pdf. Fonte: Agenzia InfoSalesiana - ANS

Receba as novidades no seu e-mail

O futuro que você merece
Somos Rede

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil