Conselheiro Geral para a Comunicação cede entrevista à RSB
12/05/2023

Conselheiro Geral para a Comunicação cede entrevista à RSB

Conselheiro Geral para a Comunicação cede entrevista à RSB

No encerramento do segundo dia do Encontro Internacional dos Responsáveis ​​do Boletim Salesiano, em Roma, na Itália, foi lançado o novo livro do Conselheiro Geral para a Comunicação Social da Congregação Salesiana, Pe. Gildásio Mendes, intitulado "Dom Bosco e a Realidade Digital". O livro conta com a revisão de Margherita Ferro e capa assinada por Fabrizio Emigli.

Pe. Gildásio, que também é presença confirmada no I Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil (ENAC), que acontecerá de forma totalmente on-line nos dias 30 e 31 de maio, cedeu uma entrevista à equipe de Comunicação da RSB. Confira:

RSB - Qual seria a importância, para a Família Salesiana, de compreender a metodologia digital em prol da evangelização da juventude, em especial daquela em situação de vulnerabilidade social?

Pe. Gildásio - Respondo com uma pergunta: Como um adolescente comunica on-line com seus pais e seus professores? De igual para igual, isto é, de forma horizontal.  A hierarquia da relação se torna mais familiar, mais próximo, mais amigável. Isto não significa que nesse modelo digital de comunicar se perde o sentido de autoridade. A interatividade digital é como um jogo de pingue-pongue.  Não se joga sozinho. O outro é importante, o time é necessário. Digital é rede! É trabalhar junto, é colaborar com o que sei com o outro que também sabe.  Este modo de descobrir o valor do outro para eu comunicar deve gerar uma “humildade digital”, que me ajuda a valorizar o outro, a estar a serviço do outro. Neste sentido, podemos falar em evangelizar no digital: saio de mim para ajudar o outro. A parábola do Bom Samaritano pode ser o texto de inspiração para quem quer evangelizar os jovens no mundo de hoje. Ser para os outros. 

RSB - Como o novo livro se relaciona com a série de artigos “Dom Bosco e a realidade digital e virtual” também de sua autoria?

Pe. Gildásio - Tenho escrito muito sobre o tema digital e virtual, mas aproveito os meus artigos para organizar palestras, apostilas de cursos e livros. Aproveitei de vários artigos da série “Dom Bosco e a Realidade Digital” para elaborar o novo livro que está apenas saindo.

RSB - Há alguma história inusitada/engraçada que o senhor possa compartilhar conosco sobre o processo de criação do novo livro?

Pe. Gildásio - Os textos que publico geralmente são traduzidos em italiano, espanhol, inglese, francês e polonês. Às vezes traduzem em outras línguas como o chinês, árabe e coreano, por exemplo. É um sentimento muito bom ver que o que escrevo pode chegar a tanta gente de tantas culturas e línguas diferentes. Escrevi o livro “Dom Bosco e a Realidade Digital” pensando em todos os jovens de todo o mundo.

Não sei se é engraçado, mas o que mais exige de mim ao escrever um livro é pensar no título e capa do livro. Exige um bom tempo. A capa deste livro de Dom Bosco foi feita por um artista gráfico italiano, Fabrizio Emigli, e já estou pensando na capa e título do próximo livro.

RSB - Existe alguma parte que o senhor possa destacar como um “spoiler” do que encontraremos pelas páginas do novo livro?

Pe. Gildásio - Dom Bosco como padre novo estudou muita geografia. Como seu professor, chamou um ex-aluno do Oratório de Valdocco, chamado Marchisio. Este professor desenhou os mapas das cidades da Itália. Portanto, um grande geógrafo. Por que Dom Bosco queria tanto aprender geografia? No meu livro mostro a relação do conhecimento e da mentalidade geográfica de Dom Bosco com o modo que é desenhada a arquitetura digital, as redes, os instrumentos digitais como o celular, a relação da geografia com o GPS, os satélites. Geografia está relacionada com linhas conectadas, gráfico, design, estética, transmissão de informação, sistema de dados, tudo é geográfico e geometricamente organizado e disponibilizado. É só pensar no GIS (Sistema de Informação Geográfico, em tradução para o português) que tem a ver com sistema de hardware, software, informações computacionais, etc. Pensemos, por exemplo, no sistema meteorológico ou nos aplicativos, todos eles seguem uma estrutura e sistematização geográfica. E Dom Bosco? O que tem a ver com isso? Como Dom Bosco era construtor, ajudava o seu arquiteto a desenhar a Basílica de Maria Auxiliadora em Turim, o Sagrado Coração em Roma.... Os nossos pátios têm um sistema de espaço, o Sistema Preventivo baseia na geometria espacial, na geografia das relações. 

Dom Bosco aprendeu a caminhar sobre uma corda, quando era ainda adolescente. O que diz a inteligência múltipla sobre isto? Dom Bosco soube desenvolver uma grande capacidade de amar os jovens, de relacionar-se com eles como pai, acolher e cuidar. O que diz a inteligência emocional sobre isto? O que podemos aprender de Dom Bosco hoje sobre habitar, educar e evangelizar no digital?

Dom Bosco escreveu vários livros com muitos temas, desde a álgebra, o almanaque do agricultor, o jovem instruído ou a biografia de alguns dos seus educandos. O que tem a ver álgebra com almanaque para o agricultor saber as melhores estações para plantar, colher e o seu jeito de escrever como storyteller?

Neste livro, abro novas portas de leitura sobre o grande Dom Bosco. Na verdade, sabemos muito pouco da grandeza humana, espiritual, comunicativa, inovativa do Santo dos Jovens.  

Dom Bosco viveu uma espiritualidade profunda, simples e prática. Deus e Nossa Senhora estavam no centro de tudo que viveu e fazia. Qual o segredo da sua santidade?

RSB - Quanto tempo o senhor precisou para escrever esta nova publicação?

Pe. Gildásio -  O livro é pequeno, cerca de 112 páginas, publicado pela Editora Elle di Ci, de Turim.  Escrevi dois capítulos por mês, diria.

RSB - Há alguma intenção de traduzir a obra para outras línguas? Se sim, quais?

Pe. Gildásio -  Certamente! Já estamos traduzindo para o francês, inglês, espanhol, português e polonês.

RSB - Como podemos ter acesso ao livro “Dom Bosco e a Realidade Digital”?

Pe. Gildásio -  Disponível no site da editora Elle di Ci (cliquei aqui para acessar). 

RSB - O senhor já é presença confirmada e aguardada no I Encontro Nacional de Comunicação da Rede Salesiana Brasil que acontecerá, de forma on-line, nos dias 30 e 31 de maio. Quais são as suas expectativas para o evento?

Pe. Gildásio -  Primeiramente, será um grande prazer ver, escutar e estar on-line com cada um dos educadores comunicadores da Rede Salesiana Brasil que participarão deste importante encontro. Eu e a Conselheira Mundial da Comunicação das FMA, Ir. Maria Ausília Siena, vamos estar juntos neste encontro e é a primeira vez que participamos juntos de um evento on-line com nossa gente do Brasil.

Os salesianos, salesianas e leigos que animam, fazem a gestão e o governo da RSB têm realizado um caminho muito bonito e original de trabalhar em rede, de viver e trabalhar juntos, motivados pelo carisma salesiano a serviço dos jovens. Penso que será um encontro marcante e importante para todos nós!

Juntos, caminhemos na corda das coisas sólidas e da leveza das coisas para comunicar no tempo das grandes mudanças.

Por Equipe de Comunicação da Rede Salesiana Brasil

Mais Recentes

Canonização de Irmã Maria Troncatti: a programação

Na iminência da Canonização de Irmã Maria Troncatti, FMA, a Comissão central divulga o programa dos eventos Na iminência da Canonização da Beata Maria Troncatti, a Comissão central preparou um cartaz com o programa dos eventos, que contarão com a presença da Superiora, Madre Chiara Cazzuola, e de todas as Conselheiras gerais do Instituto. Em diversos momentos também estará presente o Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, Dom Fábio Attard. A Canonização da primeira Filha de Maria Auxiliadora, depois da Cofundadora, Santa Maria Domingas Mazzarello, representa de fato um evento de graça para o Instituto, para toda a Família Salesiana e um dom à Igreja, no contexto já rico das celebrações e dos eventos previstos no Calendário do Jubileu da Esperança. Além disso, o testemunho de Irmã Maria Troncatti — “Mãe, Missionária, Artesã de Paz e de Reconciliação” — é proposto ao mundo inteiro junto aos Beatos Inácio Choukrallah Maloyan (Bispo de Mardin dos Armênios, Mártir), Peter To Rot (pai de família, Mártir em Papua-Nova Guiné), Vincenza Maria Poloni (Fundadora do Instituto Irmãs da Misericórdia), Maria do Monte Carmelo Rendiles Martínez (fundadora das Irmãs Escravas de Jesus, Servas de Jesus da Venezuela), José Gregório Hernández Cisneros (leigo da Venezuela, chamado “o médico dos pobres”) e Bartolo Longo (leigo apóstolo do Rosário), que com ela serão canonizados no dia 19 de outubro de 2025. A abertura das celebrações está prevista para sexta-feira, 17 de outubro, às 17h00, na Casa Geral de Roma, com o discurso de Madre Chiara Cazzuola, a saudação do Reitor-Mor e uma intervenção do Pe. Pier Luigi Cameroni, Postulador geral das Causas dos Santos da Família Salesiana. Está também previsto o testemunho de Juwa Bosco, que contará o “encontro” muito especial que teve com Irmã Maria em sonho, após o qual obteve a cura do corpo e do espírito. A intervenção do Pe. Erino Leoni, Vigário da Inspetoria Salesiana Lombardo-Emiliana e curador, com o Sr. Paolo Zini, SDB, de uma exposição sobre Irmã Maria Troncatti, montada na Casa Geral e aberta à visitação, constituirá um ponto alto da noite. O vídeo “…se transformará em alegria” recordará as etapas fundamentais da vida de Irmã Maria, enquanto os cantos executados pelas noviças do Noviciado internacional Maria Auxiliadora de Castel Gandolfo darão o tom de festa e de agradecimento coral. O evento será em transmissão direta no canal YouTube do Instituto das FMA. Sábado, 18 de outubro, a partir das 15h30, os jovens do Movimento Juvenil Salesiano MJS Itália animarão “Vamos! Em festa com Irmã Maria Troncatti”, um evento voltado para jovens do 3º ano Superior em diante, das Inspetorias FMA e SDB da Itália, que acontecerá em Roma-Cinecittà, no Instituto São João Bosco da Inspetoria IRO. Às 20h45 o Reitor-Mor presidirá a Vigília de oração para a Família Salesiana “Uma santidade… que é também para ti!”, que se concluirá com a “Boa-noite” da Superiora geral, Madre Chiara Cazzuola. Domingo, 19 de outubro, às 10h30, o Santo Padre Leão XIV presidirá a Santa Missa e a Canonização, com a participação, entre outros, de Cardeais e Bispos Salesianos das Dioceses da Lombardia e do Equador, das Presidentes das Conferências interinspetoriais, de uma jovem e uma missionária representando as jovens e as FMA do mundo, dos Prefeitos de Corteno Golgi (Bréscia), terra natal da futura Santa, e de Sucúa (Equador), a pequena cidade em que viveu e morreu Irmã Maria, de sobrinhos-bisnetos e outros parentes, de numerosos peregrinos, especialmente jovens, vindos da Lombardia e de toda a Itália, do Equador e de outras partes do mundo. Maciça, em todos os eventos do calendário, será a presença das FMA e de vários representantes dos diversos grupos da Família Salesiana. Na tarde de 19 de outubro, na Casa Geral das FMA, o Reitor-Mor presidirá a celebração das Vésperas. A noite prosseguirá com uma festa, da qual participarão todos os que estiverem em Roma para a circunstância. Segunda-feira, 20 de outubro, às 11h00, na Sala Paulo VI, os peregrinos presentes para a Canonização dos novos sete santos serão recebidos em audiência pelo Papa Leão XIV. Às 17h00, na Basílica de São Paulo Extramuros, o Cardeal Ángel Fernández Artime presidirá a solene Celebração Eucarística de Ação de Graças para a Família Salesiana. Concelebrarão Dom Andres Carrascosa Coso, Núncio Apostólico no Equador, Dom Néstor Montesdeoca, Vigário Apostólico de Méndez (Equador), Dom Pierantonio Tremolada, Bispo de Bréscia, Dom Fabio Attard, Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Bispos e presbíteros das Dioceses do Equador e da Itália. Ao apresentar estas iniciativas, Madre Chiara Cazzuola escreveu:“Auguramos viver juntos o grande dom da santidade que o Senhor continua a derramar abundantemente sobre toda a Igreja, sobre a Família Salesiana, sobre o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora sobre as Comunidades Educativas. Diante do grito de ajuda dos jovens do nosso tempo, procuramos responder com a força e a coragem dos nossos Santos Fundadores e, pela intercessão de Irmã Maria Troncatti, pedimos ao Senhor que conceda a nós e a toda a humanidade o necessário dom da paz”. Os cartazes com o programa podem ser baixados no site oficial mariatroncatti.org   Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora  

Acompanhe a cerimônia de posse do novo Inspetor da ISJB, Pe. Ricardo Carlos, SDB

Com sentimento de profunda gratidão a Deus e a Dom Bosco, a Inspetoria São João Bosco (ISJB – BBH) convida toda a Família Salesiana para acompanhar a Cerimônia de Posse Canônica do novo Inspetor Salesiano, Pe. Ricardo Carlos, SDB, no próximo sábado, 18 de outubro de 2025, às 19h, em Belo Horizonte (MG). ‍A celebração eucarística será realizada na Paróquia São Francisco de Sales, Comunidade Santíssima Trindade e São Judas Tadeu, localizada na Rua Carlos Schettino, nº 539 – Bairro Nova Gameleira, e contará com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Inspetoria no YouTube, permitindo que todos possam participar deste importante momento de fé e comunhão, mesmo à distância.‍ Acompanhe a transmissão ao vivo 📅 Data: 18 de outubro de 2025🕖 Horário: 19h ‍ ‍ Um novo tempo de animação e serviço‍ O Reitor-Mor da Congregação Salesiana, Pe. Fabio Attard, SDB, com o acordo de seu Conselho, nomeou o Pe. Ricardo Carlos, SDB, como novo Superior da Inspetoria São João Bosco, com sede em Belo Horizonte, para o sexênio 2025–2031.‍ O Pe. Ricardo sucede o Pe. Natale Vitali Forti, SDB, que, desde 2020, exerceu o serviço de Inspetor com zelo, dedicação e profundo amor à missão salesiana, fortalecendo a unidade inspetorial e promovendo avanços significativos nas áreas da educação, comunicação e ação social. Nosso agradecimento ao Pe. Natale por conduzir com sabedoria e zelo pastoral a nossa Inspetoria durante estes anos fecundos de trabalho e testemunho. Desejamos-lhe pleno êxito nas novas atividades junto à Congregação Salesiana, certos de que continuará irradiando com alegria o carisma de Dom Bosco onde estiver.‍ Conheça o novo Inspetor Salesiano ‍O Pe. Ricardo Carlos, SDB, nasceu em São Bernardo do Campo (SP), em 6 de fevereiro de 1974. Entrou no noviciado salesiano de Indápolis (MS) em 1993, professou os primeiros votos religiosos em 31 de janeiro de 1994, a profissão perpétua em 30 de janeiro de 2000, e foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 2001, em Piacatu (SP). ‍Na Comunidade Dom Bosco de Campo Grande, atuou como Vigário (2003–2007), Ecônomo (2004–2009) e Diretor (2007–2013). É mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e, após estudos no Studium Biblicum Franciscanum em Jerusalém (2014–2015), foi Reitor da UCDB e Diretor da Casa Salesiana São Francisco de Sales. ‍Entre 2009 e 2013 e novamente entre 2016 e 2019, exerceu o cargo de Conselheiro Inspetorial. Em 2019, foi nomeado Inspetor da Inspetoria Santo Afonso Maria Ligório, nas Missões Salesianas de Mato Grosso, função que desempenhou até 2025. ‍Agora, à frente da Inspetoria São João Bosco, o Pe. Ricardo assume a missão de animar e governar a comunidade inspetorial, continuando o legado de Dom Bosco de educar e evangelizar os jovens, especialmente os mais pobres, com entusiasmo, esperança e espírito de comunhão.‍ Sobre a Inspetoria São João Bosco ‍Fundada em 11 de dezembro de 1947, a Inspetoria São João Bosco está presente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e no Distrito Federal, e atua em mais de 50 obras salesianas, entre escolas, paróquias, obras sociais e centros juvenis. ‍Com sede em Belo Horizonte, a ISJB busca “ser sinal e portadora do amor de Deus aos jovens”, fiel ao carisma de Dom Bosco, promovendo uma educação integral e evangelizadora, sustentada nos valores do Sistema Preventivo e na espiritualidade salesiana.‍ Acompanhe este momento histórico ‍Convidamos toda a Família Salesiana, colaboradores, educadores, jovens e amigos de Dom Bosco a se unirem em oração e alegria para celebrar a posse do novo Inspetor Salesiano. Este é um tempo de renovação, gratidão e esperança, em comunhão com toda a Congregação Salesiana no Brasil e no mundo. Fonte: Inspetoria São João Bosco ‍

Início das festividades pela Canonização da Irmã Maria Troncatti (FMA)

As celebrações pela Canonização da Irmã Maria Troncatti terão início sexta-feira, 17 de outubro, na Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). O primeiro evento, marcado para as 17h local, (12h no horário de Brasília) será um simpósio dedicado à figura da próxima futura santa, com a Fala da Madre Chiara Cazzuola, Geral das FMA, a saudação do Reitor-Mor, P. Fábio Attard, participação do P. Pierluigi Cameroni, Postulador Geral das Causas dos Santos da FS e o testemunho de Juwa Bosco, chuar miraculado pela Ir. Troncatti, além da participação do P. Erino Leoni, Vigário da Inspetoria Itália Lombardo-Emiliana (ILE) e curador, juntamente com Paolo Zini SDB, de uma exposição sobre a Ir. Troncatti. A tarde será encerrada com a exibição do vídeo "...se há de transformar em alegria" - que destaca os marcos da vida da Bem-Aventurada - e a animação pelo Coral das noviças do Noviciado Internacional das FMA, de Castel Gandolfo. O evento será transmitido ao vivo pelo canal YouTube do Instituto das FMA (e em seus canais linguísticos em espanhol, francês, inglês, português). Fonte: Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA)

Receba as novidades no seu e-mail

Somos Rede
O futuro que você merece

Siga a RSB nas redes sociais:

2025 © Rede Salesiana Brasil